COOPAVEL ALIMENTOS

7 de fevereiro de 2010

COLUNA DO MALESKI


O REGRESSO

Depois de longo e tenebroso inverno a Coluna do Fernando Maleski está de volta às páginas da Gazeta do Paraná. A missão continua a mesma, a de levar informações não só oficiais, mas o que também não é, não foi ou ainda será notícia. A coluna já ganhou boa reputação em outros tempos neste mesmo periódico. Também ganhou renome na internet com o Blog do Maleski que já beira a casa dos 100 mil acessos e que completou seu primeiro aniversário nesta virada de janeiro para fevereiro. Aqui voltamos a desfilar informação, opinião, o cotidiano e os bastidores da política de terça a domingo.


PESQUISA

Números, números, cifras, dígitos e algarismos. Para quem é devoto de São Tomé e só acredita vendo está aí a pesquisa Vox Populi/Gazeta pintando o quadro de quem é quem na corrida eleitoral. E o resultado já fez estragos nas articulações tucanas, especialmente as que tencionavam lançar em voo solo o prefeito Beto Richa. A reunião de segunda-feira da Executiva para escolha do candidato tucano ao governo, que já tinha cartas marcadas para definir-se por Beto Richa, naufragou.

INFLUÊNCIA
Pode ser que sim, ou que não, mas a Pesquisa Vox Populi que vazou antes mesmo da sua publicação abalou o favoritismo dos tucanos por Beto Richa. Os números apontam uma vitória mais fácil, ainda no primeiro turno, se o candidato for Alvaro Dias ao invés de Beto. No caso da escolha recair sobre Beto, todos os caminhos parecem levar a disputa para um segundo turno. E, além disto, existe ainda a possibilidade de Osmar sequer concorrer contra o irmão, deixando o PT de Dilma sem palanque no Paraná. Isto é tudo que Serra sonhou, mas que pode azedar.

MELOU
A conversa entre Alvaro, Beto e o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, na sexta em São Paulo, fez o presidente do PSDB do Paraná, Valdir Rossoni, desmarcar a decisão tucana até que novos e bons ventos venham inflar as velas tucanas para o porto de Beto Richa.
CIRCULANDO

Aqui, em Curitiba ou Brasília, os ‘gatos’ são tão dramáticos! Até mesmo para pedir esmolas.


BASTIDOR
No encontro de Beto Richa e Alvaro em São Paulo, com o senador Sérgio Guerra, a pesquisa Vox Populi pode ter mudado os ventos em favor de Alvaro que já estava com os dias contados dentro da Executiva. No entanto, o que influiu mais é que esta indefinição dos tucanos tem ajudado a enfraquecer o PT e a candidatura de Dilma no Paraná. Tanto que Dilma desembargou ontem disposta a fazer avançar as articulações para a aliança com Osmar.

FALOU E NÃO DIVULGOU
No encontro em Brasília no início da semana, Osmar Dias e Beto Richa conversaram. E o senador do PDT deixou uma coisa implícita. A de que só abriria mão para Alvaro Dias. “Com você, vamos para disputa”, teria dito.

ENTRELINHAS
O jogo é bruto e tem muita ficha em jogo sobre a mesa. E na mesa de aposta há quem acredite que o Caso Ribas Carli pode ter mais influência nestas eleições do que qualquer pesquisa. Uma fonte que acompanha os bastidores do julgamento disse que os advogados pediram revisão sobre a fita que registrou o acidente. Segundo especula-se, um segundo carro, que faria racha com o deputado, sumiu da fita. Dizem que o suposto motorista do segundo veículo - que não aparece na fita do racha - é filho de gente influente.

VAPT & VUPT
Começa nesta segunda o Show Rural Coopavel, em Cascavel, com o desfile de políticos. *Segunda-feira Osmar Dias, outros e Alfredo Kaefer. *Terça-feira Beto Richa, quem sabe José Serra e Alfredo Kaefer. *Quarta-feira, Moacir Micheletto, outros e Alfredo Kaefer. *Quinta-feira, Roberto Requião, Paulo Bernardo, Lupion, Caiado, Eduardo Sciarra e Alfredo Kaefer. *Sexta-feira, Fernando Giacobo, outros e Alfredo Kaefer. *Perguntar não ofende, o deputado Kaefer não tem mais o que fazer em Brasília?

Um comentário:

  1. Maleski:
    É muito bem vindo o teu retorno. A forma didática e compacta de exposição dos assuntos quase que obriga o leitor a dar uma olhadinha. A polêmica e o questionamento abrem as mentes e formam opinião, ainda mais neste ano em que teremos eleições.

    ResponderExcluir