COOPAVEL ALIMENTOS

23 de fevereiro de 2011

CASO MÉRCIA – FOTOS E FATOS INÉDITOS – VIOLÊNCIA, COVARDIA E IMPUNIDADE

Justiça de SP nega liberdade
a acusados de matar Mércia

A Justiça de São Paulo voltou a negar nesta quarta-feira (23) um novo pedido de liberdade ao advogado Mizael Bispo de Souza e o vigia Evandro Bezerra Silva, acusado de envolvimento na morte da advogada Mércia Nakashima, em maio de 2010. Eles permanecem foragidos.
A decisão foi tomada por maioria de votos pela 12ª Câmara de Direito Criminal. Os acusados tiveram a prisão preventiva decretada em dezembro do ano passado pela Vara do Júri de Guarulhos. Na ocasião, o juiz também decidiu que Mizael e Evandro devem ser julgados pelo Tribunal do Júri em data ainda a ser definida.

Fonte – Folhapress




O CRIME
A advogada Mércia Nakashima desapareceu no dia 23 de maio de 2010. Seu carro foi encontrado em uma represa de Nazaré Paulista (64 km de São Paulo) no dia 10 de junho, e seu corpo no dia seguinte.
Mizael é acusado de homicídio triplamente qualificado, mas desde o início das investigações nega qualquer envolvimento com o crime. O vigia Evandro, acusado de ajudar Mizael, foi denunciado por homicídio duplamente qualificado.
Ele chegou a falar, em depoimento à polícia, que combinou de ir buscar Mizael na represa no dia do desaparecimento de Mércia, mas depois mudou a versão e negou envolvimento com o crime.

CRONOLOGIA DO CASO
23 de maio
A advogada Mércia Nakashima desaparece após almoçar com a família.
10 e 11 de junho
O carro da advogada é encontrado na represa de Nazaré Paulista (64 km de SP) no dia 10 de junho, e seu corpo no dia seguinte.
25 de junho
A Justiça de São Paulo decreta a prisão preventiva do vigia Evandro Bezerra Silva, depois de ele não aparecer para prestar depoimento no DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).
9 de julho
O vigia Evandro Bezerra Silva é preso na cidade de Canindé do São Francisco, em Sergipe.
10 de julho
Justiça decreta a prisão temporária de Mizael Bispo de Souza, 40, ex-namorado da advogada Mércia Nakashima, suspeito de ter participado do crime.
14 de julho
Justiça suspende pedido de prisão de Mizael, que não chegou a ser preso.
2 de agosto
O promotor de Justiça de Guarulhos (Grande SP) Rodrigo Merli Antunes oferece denúncia (acusação formal) contra o policial reformado Mizael Bispo de Souza, apontado pela polícia como autor da morte da ex-namorada Mércia Nakashima. Antunes também pediu a prisão preventiva de Mizael, que está em liberdade, e a conversão da prisão temporária de Silva, que vence no dia 8, para preventiva (sem prazo). Mizael foi acusado de homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.O vigia Evandro Bezerra Silva, acusado pela polícia de ajudar Mizael, foi denunciado por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.
3 de agosto
A Justiça de Guarulhos (Grande São Paulo) aceita a denúncia (acusação formal) do Ministério Público contra Mizael Bispo de Souza e do vigia Evandro Bezerra da Silva e decreta a prisão preventiva dos dois acusados. Eles são acusados de matar Mércia, e passam a ser réus no processo.
4 de agosto
O advogado de Mizael Bispo de Souza, Samir Haddad Junior, entra com pedido de habeas corpus. Mizael é considerado foragido.
5 de agosto
A desembargadora Angélica de Almeida, da 12ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, suspende a prisão preventiva do advogado e policial militar reformado Mizael Bispo de Souza, suspeito de matar a ex-namorada, a advogada Mércia Nakashima, 28.
9 de agosto
A 12ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo suspende a prisão preventiva do vigia Evandro Bezerra da Silva.
11 de agosto
Polícia faz a reconstituição de parte do dia em que Mércia Nakahima desapareceu. A polícia refez os passos de Mizael das 11h do dia 23 de maio até por volta de 18h40. Mércia teria sido vista pela última vez por volta de 18h30. Segundo o delegado Antônio de Olim, que coordena a investigação, a vistoria serviu para reforçar as contradições no depoimento do suspeito Mizael Bispo Souza.
31 de agosto
Instituto de Criminalística entrega à Polícia Civil de São Paulo e ao Ministério Público o laudo pericial sobre a morte da advogada Mércia Nakashima. A principal evidência apresentada no documento é uma alga encontrada em um sapato de Mizael Bispo de Souza, ex-namorado da jovem, que seria compatível com alga presente na represa de Nazaré Paulista (64 km de SP), local onde o corpo dela foi encontrado.
18 a 21 de outubro
Justiça de Guarulhos ouve 21 testemunhas do caso, além dos dois acusados, durante audiência de instrução.

2 comentários:

  1. Poxa esse cara esta ai a solta e a coitada esta morta e a policia não faz nada para colocar esse assassino na cadeia não deve ser tão dificil de se achar esse vagabundo e uma coisa do que ele esta vivendo ja que não trabalha mais tem tantas foemas de investigar o paradeiro desse cara não acham porque não querem mesmo.....

    ResponderExcluir
  2. É SÓ DAR UMA " CÓLICA DE RIM " NO BICHO QUE ELE VAI APARECER LOGO. VAI CONTAR ATÉ OQUE ELE NÃO FEZ. VAI DEITAR COM O ARREIO E TUDO .( MIZAEL BISPO e o comparsa dele EVANDRO BEZERRA.) AGUARDEMOS QUE A JUSTIÇA VAI SER FEITA.....

    ResponderExcluir