COOPAVEL ALIMENTOS

29 de novembro de 2010

SHOPPING CATUAI X LAGO MUNICIPAL DE CASCAVEL

Continua dando o que falar em Cascavel a implantação do Shopping Catuaí, na região do Lago Municipal de Cascavel. De um lado, ambientalistas frenéticos. Do outros interesses econômicos confessáveis. Os irmãos Muffato que querem a loja ancora do mega-empreendimento e assim evitar concorrentes maiores como o Walmart e Carrefour, que somado ao shopping West Side (Alfredo Kaefer) querem o Catuaí bem longe dali. Sobre a desculpa da defesa dos interesses ambientais, a concorrência do Catuaí virou defensora de árvores, animais e nascentes de rios. Cá entre nós, não se tinha noticia antes disto deste interesse preservacionista de alguns dos nossos mais poderosos empresários. Nem a Tarobá fazendo campanha para salvar árvores que dia a dia são derrubadas na cidade.
IMAGEM

Uma imagem vale por mil palavras e está ai, rodando na internet imagem do satélite sobre a polêmica área do novo shopping.
AMARELO- Onde será construído o shopping
VERMELHO - Condomínios de luxo
ROXO - Área do Exército.
Repare que há anos o Lago esta sendo assoreado por ocupação indevida de condomínios de luxo e até o Exército fez o seu desmatamento. Enquanto observe-se que o shopping a ser construído fica em área próxima a Avenida Brasil e já quase sem árvores. O IAP já disse que a empresa que vai construir o shopping vai investir pesado para repor o mal a natureza em ações ambientais. Exemplo que deve ser seguido pelos ricaços que moram nos condomínios de luxo. Na imagem do satélite da Google dá para se ver de onde vem toda a lama que promove o assoreamento do lago. Quem tem olhos que veja e ouvidos que ouça!

23 comentários:

  1. O maior problema que vejo na instalação do empreendimento não é o da redução de nascentes, mas o de impacto de vizinhança causado especialmente pelo gargalo no trânsito na Av. Brasil. Se não for construído um viaduto entre a rua Jacarezinho e a Av. Brasil, o gargalo no trânsito que liga o lado sul ao lado norte da cidade naquela área ficará evidente e, se não forem tomadas providências agora para que o Shopping construa, caberá ao poder público (nós)o pagamento por essa obra inevitável, já que a área do zoológico é limitadora de tráfego.

    ResponderExcluir
  2. e obvio que nao podemos e nem devemos pensar pequeno, cascavel deixou de ser um gueto dominada por poucos que brincam com o povo tentando espalhar boatos e insistirem neles para que torne-se verdade, obvio que se a preocupaçao fosse o meio ambiente teriam berrado qdo ali se construiu os condominios que tem calçadas ate o lago, claro esta que o shopping nao vai estragar nada ou melhor vai estragar o ego de alguns que se julgam donos das chaves da cidade

    ResponderExcluir
  3. QUEM VIU, E EU VI O ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL APROVADO PELO IAP CONTEMPLA VÁRIAS OBRAS QUE CONTRIBUIRÃO DE FORMA DECISIVA PARA A CONTENÇÃO DO ASSOREAMENTO DE NOSSO LAGO NA PARTE DE DETRITOS QUE VEM DA REGIÃO DO SÃO CRISTÓVÃO.
    APROXIMADAMENTE 180 BUEIROS SERÃO RECONSTRUÍDOS COM SISTEMA DE CONTENÇÃO DE TERRA E DETRITOS; A ÁREA ABAIXO DO EMPREENDIMENTO E DA RUA QUE VAI PASSAR ATRÁS DO MESMO (EXTENSÃO DA RUA MACHADO DE ASSIS ATÉ A RUA JACAREZINHO FORMANDO UM BINÁRIO COM A RUA FORTUNATO BEBBER)SERÁ TODA REFLORESTADA COM ESPÉCIES DO BIOMA DO ENTORNO DO LAGO QUE AINDA RESTA, RETIRANDO AS ESPÉCIES EXÓTICAS (OS FALSOS AMBIENTALISTAS "BATEM NA TECLA" QUE ESPÉCIES EXÓTICAS SÃO AQUELAS EM EXTINÇÃO),TRATARÃO O ASSOREAMENTO DE TODAS AS FONTES E DO CANAL PRINCIPAL DE ESCOAMENTO DO RIO CASCAVEL COM SISTEMA DE GABIÕES, PRESERVANDO O MESMO, QUE DENTRO DE POUCOS ANOS SERÁ UMA IMENSA GROTA, E OUTROS SISTEMAS QUE O PODER PÚBLICO NÃO FEZ E NÃO TEM RECURSOS PARA IMPLANTÁ-LOS.
    RESUMO: O SR. JACÓ A. S. KAFFER ATRAVÉS DE SEUS DOIS PASQUINS E DE UMA CERTA SENHORA QUE FOI CANDIDATA À DEPUTADA (GRANDE CONHECEDORA DO MEIO AMBIENTE) E TENTANDO PROTEGER SEU "GRANDE" EMPREENDIMENTO QUE ELE OUSA CHAMAR DE SHOPPING E OS MUFATINHOS TENTANDO PRESERVAR A REPUBLIQUETA DE SUPERMERCADOS LOCAIS, USANDO A TV DA VOZ DO POVO DO PARANÁ COM SEUS SABUJOS TENTANDO "SALVAR" NOSSO PARQUE ECOLÓGICO; DEVERIAM OLHAR PARA OS SUPERMERCADOS QUE SEQUER TEM PÁTIO DE MANOBRA PARA DESCARREGAR SEUS CAMINHÕES UTILIZANDO-SE DE VIAS PÚBLICAS DE GRANDE MOVIMENTO, ESTACIONANDO CARRETAS EM CIMA DAS CALÇADAS, LIXO E CHORUME DAS CALÇADAS INDO PARA AS GALERIAS DE ÁGUAS PLUVIAIS E PARA NOSSOS PEQUENOS RIOS, SENDO UM DELES O RIO CASCAVEL (LOGO DIRÃO QUE ESTÃO CONTRIBUINDO PARA A ENGORDA DAS CARPAS DO NOSSO LAGO!).
    O CATUAÍ SHOPPPING CASCAVEL FARÁ COMPOSTAGEM DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS GERADOS PELO EMPREENDIMENTO (EXIGÊNCIA DO IAP),TODA A OBRA TERÁ RECURSOS TÉCNICOS PARA QUE O MOVIMENTO DE TERRA NÃO VÁ PARA O LAGO, OS CAMINHÕES CAÇAMBAS E OUTROS MÁQUINÁRIOS QUE TRABALHARÃO TERÃO QUE TER OS PNEUS LAVADOS ANTES DE SAÍREM PARA LEVAR A TERRA ORIUNDA DA TERRAPLANAGEM OUTRA EXIGÊNCIA DO IAP); ENFIM, GANHA O MUNICÍPIO DE CASCAVEL E O MEIO AMBIENTE NAQUELA REGIÃO ABANDONADA À PRÓPRIA SORTE; SERÁ, COM CERTEZA, UM DIVISOR HISTÓRICO NOS COSTUMES E NO MODO DE PENSAR ESTE MUNDO GLOBALIZADO DA SOCIEDADE CASCAVELENSE QUE VIVE HÁ DÉCADAS RETRÓGRADA COM O "MODUS OPERANDI" DESSES CORONÉIS DE GUISO!
    MAURÍCIO M. FONTES, CIDADÃO CASCAVELENSE QUE TEM ORGULHO MORAR DE AQUI HÁ 25 ANOS.

    ResponderExcluir
  4. Caro Maléski,

    Sobre a construção do Shopping a beira Lago, quem são os Muffatos e a Tarobá para opinar alguma coisa, senão pelos interesses próprios. Viajo semanalmente para Foz a trabalho, e por muitos anos me hospedei no Muffato Hotel da BR 277 até pela praticidade. Deixei de frequentar pela falta de higiene e capricho que oferece, virou Hotel de Muambeiro.
    Os Muffatos tem em Foz um Supermercado contruído em cima do Rio Boicy que leva o mesmo nome do bairro, com um amplo estacionamento também em cima do Rio.
    Pimenta no dos outros é refesco né seu Muffato.
    Deixa a concorrência entrar e vejamos quem é o melhor, com certeza não serão vocês.
    A cidade de Cascavel já não os aguenta mais, produto vencido. fecha a Taroba e vende os Mercados e leva junto os poucos pucha sacos que ainda restaram para voces.

    Emerson
    Bairro São Cristóvão

    ResponderExcluir
  5. Só uma coisa eles não podem desistir de Cascavel se não ficarem mais e mais anos parados na População.
    Agora eu tirei umas fotos do que o próprio lago está se assoreando.

    Dessa última chuva do dia 05/12/2010
    http://i1125.photobucket.com/albums/l594/Joseluiscascavel/fOTOS100-1.jpg

    http://i1125.photobucket.com/albums/l594/Joseluiscascavel/fOTOS102-1.jpg

    http://i1125.photobucket.com/albums/l594/Joseluiscascavel/fOTOS103.jpg

    E teria que ter um bom censo da população que é porca. E jogam lixo no terreno do empreendimento. E vem parar nos bueiros.
    http://i1125.photobucket.com/albums/l594/Joseluiscascavel/fOTOS104-1.jpg

    José Luis
    Bairro Nova York

    E à FAVOR DO CATUAÍ NO LOCAL. Já que ninguém cuida eles cuidarão.

    ResponderExcluir
  6. Chega desses coronéis fazerem o que bem entendem com a cidade. A população de Cascavel (pelo menos a grande maioria) ja demonstrou que é favorável à vinda do shopping Catuaí para cá. Quanto aos problemas abientais, há tecnologia suficiente nesse projeto para que não ocorram impactos e, certamente, o lago não sofrerá problema algum, alias, esse shopping deve ate ajudar a impedir parte do assoreamento (mas isso a taroba que é dos muffato e o jornal hoje e O parana que sao do alfredo kaefer nao mostra ne, por que sera?). Quanto ao transito como foi falado acima a rua machado de assis ja esta sendo alongada e, portanto, resolvera o possivel problema viario. Fora isso, parabens para Cascavel, que passara a ser vista como um grande centro e que os cidadaos dessa cidade nao se deixem enganar pelos grandes empresarios da cidade

    ResponderExcluir
  7. OS "GRANDES DEFENSORES"DO MEIO AMBIENTE E DO LAGO (JACOB A. S. KAEFER E "MUFATINHOS") "RESSUSCITARAM" UMA PROFESSORA APOSENTADA QUE ESTÁ MAIS PARA VOVÓ CONTADORA E HISTÓRIAS DA CAROCHINHA PARA CRIANÇAS E QUE FOI DESTILAR SEU AMPLO CONHECIMENTO NA NOSSA GLORIOSA CÂMARA DE VEREADORES (DEVERÁ SER INDICADA PARA ALGUM PRÊMIO NOBEL EM 2011 OU PROTAGONIZARÁ ALGUM NOVO FILME CATÁSTROFE EM HOLLYWOOD!) E UMA PROMOTORA FEDERAL QUE ESTÁ PREOCUPADA COM O "ESTRESSE" QUE OS ANIMAIS DO NOSSO ZOOLÓGICO TERÃO COM O EMPREENDIMENTO!É BRINCADEIRA!!!!!
    RESULTADO DA NOSSA GRANDE REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA NO SECRETARIADO NO NOVO GOVERNO ESTADUAL:ZERO!!!!!!(O GRANDE LÍDER JACOB, APOIADOR DE PRIMEIRA HORA DO GOVERNADOR RICHA, NADA!!!); UNIOESTE COM CORTE ENORME DE VERBAS PARA 2011 E COM O HU NA UTI (QUEM SOFRE É A POPULAÇÃO MAIS CARENTE): REAÇÕES EFETIVAS E REAIS DE NOSSA "REPRESENTATIVIDADE" POLÍTICA E EMPRESARIAL: ZERO!!!
    PREFEITO DE CASCAVEL DESESPERADAMENTE TENTANDO DOTAR NOSSO AEROPORTO DE CONDIÇÕES MÍNMAS PARA RECEBER VÔOS MAIS CONDIZENTES COM COM A QUARTA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO: RIDICULARIZADO PELOS PASQUINS DO GRANDE DEPUTADO JACOB QUE SONHA EM SER DONO DO "AEROPORTO INTERNACIONAL REGIONAL DO OESTE DO PARANÁ!
    REPUBLIQUETA DE GUISO: NOTA ZERO!!!!
    NOTA ZERO PARA A REPUBLIQUETA DE GUISO!!!!

    ResponderExcluir
  8. A TÍTULO DE CURIOSIDADE: A EMPRESA MASTER AMBIENTAL QUE ELABOROU O ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL E ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA DO CATUAÍ SHOPPING CASCAVEL TAMBÉM JÁ FOI CONTRATADA PELO SUPER MUFFATO PARA TRABALHOS NA ÁREA: OLHEM O SITE www.masterambiental.com.br E VEJAM OS CLIENTES DA EMPRESA.
    $$GRANDES AMBIENTALISTAS$$ DE CASCAVEL!!! DOIS PESOS E MUITAS MEDIDAS.....!

    ResponderExcluir
  9. Uma hora ou outra vai ser obrigado a fazer um viaduto ali. Não tem desculpas vocês querem que Cascavel cresça sem transito sem morte. E aqueles bichos que filmam morto nas ruas é claro que o povo não tem culpa é sim de quem cuida do lago(ninguém) e ficam soltos pelas ruas.

    Uma reportagem que a CATVE fez e a Taroba diz que os investidores não quiseram falar com a reportagem.

    http://www.youtube.com/watch?v=CAJK4pU0IuI&feature=related

    ResponderExcluir
  10. PORQUE A TAROBA NÃO VAI VERIFICAR AS ARVORES QUE FORAM DERRUBAS E NÃO FORAM POUCAS, NA CONSTRUÇÃO DO NOVO SUPER MERCADO DA FAMILIA MUFATTO. SITUADO NA RUA VISCONDE DE GUARAPUAVA, AONDE ERA A CASA DO LAGO, LOGO ABAIXO DA MANUAUS. AO LADO DA CLINICA VALE DOS PINHEIROS.

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado Catuaí, mas pode cair fora.
    De quem é o Catuaí?
    Qual a relação com o tráfico de armas?
    Quem já foi investigado por isso?
    Qual a situação dos lojistas que hoje são dependentes do vício criado com os clientes, sendo explorados por alugueis injustos.
    preparem a lavanderia... o dinheiro vem aí, ou então os bombeiros e a defesa civil. Quem lembra do Residencial das Palmeiras? Lá do Parque Verde... éééééé minha gente, vão dando corda.

    ResponderExcluir
  12. Sou cascavelense e a 4 anos resido em capitais. Dá nojo ver este tipo de coisa acontecendo em Cascavel, uma minoria atrasada que não quer shopping, grandes redes de supermercados e aeroporto. JL não quer concorrencia a altura, Muffato tem medo de crescer e das grandes redes. Chega disso, deixem Cascavel crescer. Se não estão gostando que vão embora, quero que a cidade se torne enfim grande para eu continuar tendo orgulho

    ResponderExcluir
  13. Ninguem vai querer trabalhar para os Muffato mais!
    Esses empresários sem vergonha de Cascavel vão ter que aprender a respeitar clientes e principalmente os colavoradores. O mesmo acontece com Havan, Riachuelo e todo o comércio local.
    Cascavel tá na hora de evoluir, é muito propício essas empresas de fora sacudirem o comércio da cidade.
    Vão me dizer que quando os Muffato, Kaefer, Siliprandi, Padovani, Gurgacs, Scanagatta, etc... chegaram por aqui os mesmos não desmataram uma árvore e quantas nascentes eles destruiram.
    Segundo o que me consta a obra do Shopping preservará as nascentes e árvore praticamente não existe mais...
    Cascavel tem que deixar de ser terra de meia duzia de barões!

    ResponderExcluir
  14. A FAVOR DO SHOPPING A FINAL ELE VAI FICAR NO QUINTAL DE CASA KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  15. TENHO NOJO DE PESSOAS QUE SE DIZEM AMIGOS DA NATUREZA E DEPOIS QUANDO VEM UM EMPREENDEDOR INVESTIR NA CIDADE SE MANIFESTEM CONTRARIO POR CAUSA DE ALGUMAS ARVORES ONDE INCLUSIVE CIGANOS VINHAM SE ESTABELECER NAQUELE LUGAR.AOS MUFFATOS QUE POR INTERMEDIO DA TAROBA QUEREM IMPEDIR QUE SE TENHAM CONCORRENTES FORTES E QUE TRAGAM BENEFICIOS A POPULACAO SAO UNS SAFADOS E NUNCA PENSAM NO BENEFICIO NEM DOS PROPRIOS FUNCIONARIOS DOS MERCADOS EXPLORANDO-OS E A ALGUNS COMENTARISTAS COMO AQUELE PAULO MARTINS QUE SO FALA O QUE MANDAM NUNCA TEVE OPINIAO PROPRIA CLARO QUE SE MEXEM COM OS PATROES DELE
    ELE FICA IRRITADO DISSERAM QUE FOI DERRUBADO MILHARES DE ARVORES UNS PICUMAS, GUANXUMAS TALVEZ,ENFIM ELE QUE VA LA NOS CONJUNTOS DE LUXO E PERGUNTE QUANTA ARVORES TINHA ALI E PRA ONDE VAI AS FEZES E URINAS DOS RICACOS QUE MORAM ALI.
    ESPERO QUE ALGUM DIA ESTE TIPO DE GENTE OLHE PRO PROPRIO RABO E CALE-SE.

    ResponderExcluir
  16. Isso é uma agressão ao meio ambiente, futuramente o lago está em situação crítica, os lençõis freáticos podem ser contamidos, a fauna sujeita a dispersão da área devido as 1200 árvores retiradas. E, enquanto isso, pessoas preocupam-se apenas em se divertir, gastar dinheiro com futilidades e morar perto do shopping...
    É um absurdo, que vergonha Cascavel, que vergonha IAP!

    ResponderExcluir
  17. AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE UMA PINÓIA, SE FOR ASSIM NAO PODEMOS MAIS DERRUBAR NADA. FICAMOS PARADOS NO TEMPO. SE ELES CUMPRIREM TODAS AS EXIGENCIAS DO IAP, SEJA BEM VINDO CATUAI...CASCAVEL MERECE, CHEGA DE ALGUNS POUCOS EMPRESARIOS MANDAR NA CIDADE.

    ResponderExcluir
  18. NÃO TEM AGRESSÃO NEM UMA SEU CABEÇA DE OVO... VC NÃO LEU NADA SOBRE O QUE O SCHOPPING VAI FAZER SOBRE A REPOSIÇÃO DE ARVORES CORTADAS , VE PRIMEIRO PRA DEPOIS FALAR, FOI NA CONVERÇA DA TAROBA E DO MUFFATO ?.

    ResponderExcluir
  19. Sou cidadã Cascavelense de volta a Cascavel a 21 meses, morei fora por mais de 10 anos, devido ao impedimento desses mediucres empresários que achavam que tinham as chaves da cidade. Hoje sou uma micro empresária com todo orgulho e sempre acreditei que essa turminha de sobrenomes fossem derrubados!!! Gente, adoreiii todos os comentários postados dos meus irmãos Cascavelenses que são a favor do desenvolvimento de Cascavel, CHEGAAA sem mais "Barões mediucres" ELES ESTÃO A MUITO TEMPO IMPEDINDO O NOSSO DESENVOLVIMENTO! RUMO AO CRESCIMENTO SEM IMPEDIMENTOS!!!

    ResponderExcluir
  20. OLA PESSOAL TA NA HORA DE ACORDAR A FILA ANDA. SERÁ QUE A CIDADE DE CASCAVEL NÃO SONHA, EM CHEGAR A SER UMA GRANDE METROPOLE ASSIM COMO SÃO PAULO. GENTE PRA ISSO A CIDADE PRECISA CRESCER RECEBER DE BRAÇOS ABERTOS NOVOS INVESTIDORES ASSIM COMO O SHOPPING CATUAI.. TEM ESPAÇO PRA TODOS.. A CIDADE CRESCENDO NOVAS PESSOAS A CADA ANO TERÃO INTERESSE EM MORAR EM CASCAVEL.... PUXA A CIDADE É OTIMA MAIS AINDA FALTA MUITO PRA CHEGAR LÁ.

    ResponderExcluir
  21. sou estudante de Agronomia na Federal da Fronteira Sul (UFFS) tratamos diariamente com assuntos deste tipo então só uma pergunta ao senhor, já que existe problemas não dá nada se criar mais ao invés de tentar resolver os já criados? pense nisto, reflita, e peça a um biólogo que não tenha nada a ver ao interesse de nenhuma das grandes empresas envolvidas na construção ou não-construção e você terá um comentário critico e técnico sobre o assunto e se tiver uma conciencia de melhorar o mundo para seus descendentes vai ser mais um contra essa construção.
    E mais uma coisa estudo os impactos ambientas e ecológicos que vão ocorrer antes de sair fazendo um comentário a esse porte!

    ResponderExcluir
  22. LEGAL ver a repercussão do meu email, vamos usar essa força democrática chamada internet para poder fazer nosso grito ser ouvido.

    ResponderExcluir
  23. Bom, eu não vi o projeto do shopping, não sei o que eles vão fazer exatamente no local, mas o que eu posso dizer é que os engenheiros responsáveis pela obra devem estar ciente sobre o que diz o plano diretor do município e o código florestal brasileiro. Pelo que sei, a área que está sendo instalado o empreendimento possui várias nascentes e é uma área de fundo de vale, as quais devem ser preservadas e qualquer empreendimento que se localizar em uma área de preservação permanente deve reflorestá-la conforme a lei, então, se o shopping catuai cumprir o que disse em relação à preservação das águas do Rio Cascavel, reflorestando a área com um raio de 50m para cada nascente que ali existir e não impactar negativamente a área, não há porque o empreendimento não existir, mas agora cabe ao IAP fiscalizar a obra. Claro que a população quer e muito o novo shopping, e quando falam que estão exagerando na questão ambiental é porque a população cascavelense, em sua maioria, não tem conhecimento das legislações ambientais vigentes e não sabem quais os problemas poderão causar um empreendimento que não respeitar essas leis, não só a qualidade da água que abastece a cidade poderá cair como problemas com enchentes começarão a ocorrer se o manejo não acontecer de forma adequada. O que a prefeitura ou até mesmo a administração do shopping poderia fazer para evitar alguns conflitos era informar a população sobre essas legislações e sobre os problemas ambientais que poderiam ser causados e o que o shopping irá fazer para obedecer todas as regras e preservar nosso meio ambiente e nossas águas.

    ResponderExcluir