COOPAVEL ALIMENTOS

12 de agosto de 2009

COLUNA DO MALESKI

SEM ALARDE
Estão confirmados dois casos de morte para a cidade de Cascavel. Segundo a 10ª Regional de Saúde, trata-se de um homem de 50 anos e uma mulher de 39 anos. O boletim divulgado na tarde desta quarta-feira revela um acréscimo de 16 mortes no estado em relação ao boletim divulgado na última segunda-feira. Desta forma, saltou de 39 para 58 as mortes em todo o Estado do Paraná em decorrência da Gripe “A”.


MORTES
As últimas 16 mortes ocorreram nas regionais de Curitiba (6), Cascavel (2), Maringá (2), Toledo (2), Cianorte (2), Campo Mourão e Pato Branco uma cada regional. Destes, 14 eram adultos, um jovem entre 0 a 19 anos e uma mulher idosa, acima de 65 anos. Ao todo são 1.148 casos confirmados de pessoas infectadas pelo vírus. No laboratório ainda estão 2.315 amostras aguardando análise e 1.537 exames deram resultado negativo e foram descartados.

SEM ALERTA
Agora acompanhem a confusão. Enquanto o Estado divulga um boletim, admitindo 58 mortes, o Ministério de Saúde divulga outro. O último boletim atualizado do Ministério da Saúde é 10h52 (12 de agosto), encaminhado ao Blog do Maleski (clique e leia comentário) para informar a situação epidemiológica da nova influenza A (H1N1) no Brasil. No entanto admite apenas 42 mortes no Paraná e 192 em todo o País. Ontem a Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde postou comentário no blog, contestando criticas a morosidade para a realização de exames para detectar o vírus (leia) e enviou boletim geral da evolução da pandemia do último dia 5 de agosto, que tratamos agora de atualizar (clique aqui para ler mais).

PERMANENTE
Segundo o Gabinete Permanente de Emergências a situação epidemiológica da nova influenza A (H1N1) no Brasil é a seguinte: Entre 25 de abril e 12 de agosto, foram informados pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde 192 casos de óbito em todo o País por influenza “A” (H1N1). Assim distribuídos por unidade da federação:SP -75; RS – 44; PR – 42; RJ – 24; SC – 3; PB – 1; PE – 1; BA – 1; MG – 1. Observem que São Paulo tem 39% dos casos registrados no País. Em segundo lugar vem o Rio Grande do Sul com 22%, mas o Paraná aparece com 42 óbitos, apenas dois a menos.

INFECTADOS
No período de 25 de abril até ontem, o Ministério registra 11.927 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Do total, 2.057 foram confirmados como influenza A (H1N1), sendo que 55% dos casos aconteceram em mulheres. Entre os casos positivos, 1.586 (77%) foram confirmados para o novo vírus e 471 (23%) para influenza comum.

NO MUNDO
Os EUA lideram a lista de mortes com 436 casos contra 338 casos registrados na Argentina. Em terceiro lugar já vem o Brasil com 192 casos confirmados de morte, passando de longe o México, onde a pandemia teve inicio e parecia descontrolada desde quando iniciou a divulgação dos primeiros casos de morte pela nova gripe. O México tem registrados 149 mortes e radicalizou parando o País durante mais de uma semana para livrar-se da epidemia. O Chile já registra 104 mortes e o Canadá, 64 mortes.
CORTEM-LHE A CABEÇA
Até pareceu a história da Alice no País das Maravilhas que ao encontrar a rainha, gritou a seus súditos: “cortem-lhe a cabeça”. Na verdade o programa estava mais para Maristela Becker no país do legislativo. E os vereadores pediram lhe a cabeça. A pauta magricela da sessão de terça-feira (11), era para evitar polêmica, mas uma resposta ao requerimento da Comissão de Educação, por parte da Secretaria do setor, foi considerada muito aquém da expectativa educacional que se esperava do cargo. O vereador Léo Mion, da comissão literalmente pediu-lhe a cabeça depois que esta considerou letra morta a lei 4.326 de 2006 que obriga que as aulas de educação física sejam ministradas por professores com curso superior na área.

DECAPITADA
Na verdade, os vereadores da Comissão de Educação não acham que a educação municipal seja nenhum “País das Maravilhas”, principalmente sob o comando de Maristela. Ao contrario, se dependesse deles, o primeiro Secretário a ser decapitado do governo Edgar, seria Maristela.


SUBIU-LHE A CABEÇA
O vereador Léo Mion foi quem bateu mais duro e disse: “realmente o cargo subiu-lhe a cabeça”. O vereador Valdecir Nath, ex-secretário de Educação, para não perder a compostura, usou luva de pelica e assim reportou-se: “o prefeito não deve estar sabendo desta resposta e da forma desrespeitosa com que ela trata esta casa de Leis. Não cabe a mim dar uma resposta a Secretaria”, insinuou.




IRONIA
Ainda sobre a Secretária Maristela Becker. Ela deve se tornar o alvo preferido dos vereadores da Educação para atirar ovo podre. Léo Mion até insinuou que o motivo para tamanho desdém da secretária estar sendo provocada pela “Síndrome SNC (Síndrome do Não ter Chego”. Disputou eleição para vereadora e não chegou nem perto. “Ela não tem competência para o cargo que ocupa. Acho que não vai ficar chato se a Secretaria pedir o boné e voltar para a sala de aula que é seu lugar”, disparou o vereador tucano.

VETO
Os vereadores também apreciaram e derrubaram o veto total do prefeito ao Anteprojeto 114/2009, de sua própria autoria. Aquele em que Edgar para se livrar da incomoda situação de explicar como fez permuta superfaturada na compra do terreno do Julieta Bueno, entre outras vantagens, acabou dando isenção de tributos e remissão de multas e juros para contribuintes dos conjuntos Julieta Bueno, Melissa II e Quebec. Com a rejeição do veto, fica mantida a proposta que prevê a isenção de tributos e remissão de multas e juros para contribuintes dos conjuntos Julieta Bueno, Melissa II e Quebec. O benefício refere-se especificamente à contribuição de melhorias.
VAPT & VUPT
*COHAVEL Os vereadores aprovaram sem tirar nem por a integra do relatório da CEI da Cohavel.
* Agora o relatório deve seguir para o Ministério Público vasculhar, desenredar e tirando os interesses políticos e os jogos de cena, para apontar se cabe ou não responsabilização por eventuais irregularidades ali descritas.

Um comentário:

  1. Maleski...
    o meu questionamento é...se ela respondeu isso...ou permitiu que alguém o respondesse...
    será que está realmente preparada para ministrar e orientar uma sala de aula??????????
    fica a pergunta...

    ResponderExcluir