COOPAVEL ALIMENTOS

11 de agosto de 2009

COLUNA DO MALESKI

GRIPE “SUÍNA”
A Acic quer dar um fim a esta onda de “maquiagem”, desinformação e irresponsabilidade das autoridades públicas para a realização de exames que confirmem ou descartem a ocorrência ou não da gripe “assassina”. A entidade elaborou um documento que pede à FioCruz e ao Ministério da Saúde autorização e credenciamento do Laboratório Alvaro para auxiliar no diagnóstico da doença. Por sinal, este comportamento centralizador do Ministério da Saúde e do Governo do Estado para realização de toda a sorte de exames é demonstração clara de incompetência crônica.

CARRAPTO I
Em tempo não muito distante, a suspeita de infestação em Cascavel, mais precisamente no Lago Municipal de Carrapato Estrela, vetor da bactéria causadora da Febre Maculosa e, a alta concentração de capivaras, provocaram preventivamente o fechamento do Lago e do Zoológico até que exames comprovassem ou não a ocorrência da doença. O diretor da 10ª Regional de Saúde, Marcos Tomazetto, radicalizou e mandou fechar o acesso por conta da suspeita por causa da morte de um macaco. Virou motivo de chacota, em face da demora exagerada na confirmação dos exames, que ridiculamente, salvo engano, levaram quase um mês.

CARRAPATO II
O presidente da Acic, Marcos Roberto Teixeira, considera que a centralização dos testes nos laboratórios públicos dificulta e atrasa a emissão de resultados, o que retarda e muito o início do tratamento. “Essa é uma hora em que todas as forças precisam ser somadas, por isso a Acic entende que o Laboratório Alvaro, pela sua trajetória e conceito em âmbito nacional, possa participar dessa luta contra o vírus transmissor da Gripe A”.

REPARO
Teixeira disse tudo o que era preciso ser dito. Não é admissível este comportamento centralizador e, que não corresponde ao interesse público. Imagine sem exames rápidos? Como um médico pode decidir se ira trata como uma pneumonia comum ou se trata uma pneumonia viral em conseqüência do H1N1 e altamente perigosa? Como um prefeito vai decretar estado de calamidade ou ira tranqüilizar toda uma população? Por isto, há que se reparar algumas critica precipitadas contra o prefeito Edgar Bueno.

PREOCUPAÇÃO
De mãos atadas para decidir, o prefeito viajou semana passada para Curitiba, onde buscou pressionar o governador Roberto Requião a liberar recursos, remédios e inclusive exames para laboratórios particulares apontarem com a rapidez e precisão necessária se o paciente está com gripe suína ou não.

IRRESPONSABILIDADE I
Tem cada argumento rondando a praça e virando até entrevista para rádio, jornal e TV que é caso de polícia. Houve um que disse que há um exagero e que a gripe comum mata muito mais que a gripe suína todos os anos. Se for verdade! Então o cidadão merece um atestado de incompetência. Se não conseguem controlar, eliminar e impedir a morte das pessoas está na função errada. Precisam largar a saúde pública e transferirem-se para a Acesc para o posto de coveiro.

IRRESPONSABILIDADE II
Exagero ou não! Sensacionalismo ou pânico, a verdade é que ontem jogaram álcool na cidade e riscaram o fósforo. A rádio CBN tratou de lançar edição especial, ás 15h17 para informar que os casos de gripe “A” na cidade estavam fora do controle. Reproduziram entrevista do bem reputado ex-secretário municipal de Saúde, Jorge Bocasanta afirmando que as mortes em conseqüência de complicações por causa do vírus A H1N1 já passavam de 50 casos. Verdade ou não, o fato é que os cartórios já registram na cidade nas últimas horas, 13 mortes por SARS ou pneumonia, sendo que em uma delas o médico atestou a causa mortis como H1N1. Oficialmente, as autoridades não confirmam uma morte se quer em razão do vírus.

GANÂNCIA
O exageros na cidade é de ambas as partes. Dos que alardeiam que a gripe está fora de controle e dos que dizem que a não é nada. Na verdade, a ganância econômica tem exercido pressão descomunal sobre as autoridades sanitárias. Gritam! Esperneiam! Pedem para não fechar o comercio. Apelam para argumentos fortes do tipo; quem pagará os impostos? Quem pagará os salários? Quem arcara com o prejuízo de lojas fechadas, ônibus vazios? A ganância pelo lucro supera o bom senso de preservar a vida. Esquecem da vida dos familiares e dos clientes. Cliente morto é prejuízo imediato e futuro. Prejuízo menor seria uma semana de paralisação. Porque se o cliente morreu, quem vai pagar o prejuízo da conta que deixou? E como ele irá comprar de novo?

ALERTA
Talvez não seja necessário radicalizar e fechar o comércio. Talvez baste evitar aglomerações, filas de bancos e nos caixas. Evitar o contrato direto, o cumprimento e o manuseio de dinheiro. As crianças já estão dispensadas das aulas. Embora tenha pais que mandem os filhos para o shopping, para cinema e lan house. Mandar as mulheres grávidas para casa seria outra medida preventiva acertada. Afinal elas estão num grupo de risco muito sério. No Rio Grande do Sul já está sendo feito isto e as grávidas estão dispensadas do trabalho.

INCRÉDULOS
A pior manipulação de que a população está sendo vitima é a falta de informação. As autoridades sanitárias continuam sonegando informações valendo-se do artifício da demora na realização de exames. Enquanto divulgam que não há nenhum caso de morte confirmado, os médicos de Cascavel se alvoroçam e confirmam isoladamente o crescimento maluco de casos de pneumonia e registram mortes rápidas para muitos casos. As histórias não param de chegar. Uma mulher grávida, de dois meses, conhecida da família deste colunista, baixou hospital com insuficiência respiratória. E prestem atenção, não apresentou febre alta, mas mesmo assim, foi intubada, com SARS e corre risco de morte. E SARS quer dizer Síndrome Respiratória Aguda Severa.

COBIÇA
Um comerciante encaminhou comentário em forma de questionamento, contrario a minha preocupação com a pandemia e a falta de exames na cidade. Foi por conta desta desinformação e no meu papel de levar informação que defendi a exemplo de alguns médicos, como o renomado Dr. Miroslau Bailak, Dr. Lísias Tomé, Jorge Bocasanta e tantos outros, o fechamento de casas noturnas, templos e outros locais de risco de aglomeração, inclusive o comércio. O cidadão questionou se eu abriria mão do meu salário, porque ele não abriria mão do seu lucro e questionava, caso medida tão radical fosse adotada quem pagaria suas contas? Que Deus o livre, mas caso ele seja eventualmente infectado pelo vírus, possivelmente não precisará mais se preocupar as contas.

BATE REBATE I
Acompanhe a integra do e-mail do ‘pobre ambicioso’.
Nome: Roberto
E-mail:
roberto1@hotmail.com
Mensagem: “Programa Bate Rebate, gostaria de fazer uma pergunta? poderia serpara o sr. Malesk este cara e assalariado ou empresario?, se for assalariado vamos fechar o comercio mesmo e os dias que ele não trabalhar desconta do salario dele, e dai me diga como ele vai pagar as contas, tenho um comercio os impostos então vindo, luz agua etc, sujestão de boca pra fora e facil meu amigo agora quem quem boca pra tratar e precisa faturar e ralar, o MUFFATO que eu ate agora nunca ouvi ninguem ai fala sobre eles nem com lei judicial fecha, pensa antes de fala (sic)”.

BATE REBATE II
Já que perguntou, segue a resposta: Primeiro, eu não fecho nada! Estou apenas no meu papel de informar! De questionar autoridades! Isto é jornalismo! E faço isto de peito aberto, com nome e endereço e me identifico. Seria de bom alvitre que me informasse qual o seu estabelecimento comercial, porque se pensa tão pequeno, gostaria de evitar o dispêndio do meu tempo e dinheiro em seu estabelecimento. Segundo, se alguém de minha família fosse infectado eu abriria mão do salário, do emprego e até dos meus bens para salva-los. Se fosse para salvar os meus e outras pessoas até desconhecidas, como membro de uma sociedade, me sujeitaria a prejuízos e pararia o tempo que fosse necessário para salvar vidas.

A TROCA
Cada um faz as trocas que lhe interessam. Eu não me importaria de trocar lucro por vidas. Por exemplo, se fosse possível alguém me alertar e propor o seguinte negócio; “seu filho, ou a esposa, ou a mãe vai pegar o vírus da gripe, mas se você abrir mão do salário de um mês ela será salva! Eu aceitaria sem pestanejar e acharia a conta barata. É questão de principio. De prioridade. Dinheiro a gente arranja. Dinheiro é meio e não fim. Dinheiro não é tudo e não se leva para a cova. Por isto, só me resta manifestar lamentar a ganância do interlocutor.

INDENIZAÇÕES
Sinceramente espero que ele tenha razão. Que ninguém morra. Que a gripes seja uma fantasia. Uma alucinação. Que não passe de um susto. Mas não quero ser culpado pela omissão. Pela falta de posição. Se amanhã ou depois, ficarem confirmados que foram 20, 30, 40, 50 ou mil mortes, quero ver quem será responsabilizado pela falta de providências. Os empresários que se negam em fechar e colaborar vão indenizar as famílias que perderam seus filhos porque foram contaminados fazendo compras? E já pensou? E se um funcionário tiver a gripe e algum cliente vier a ser contaminado, não poderá acionar o estabelecimento pelo descuido? O Lucro é de uns, mas o prejuízo é de todos.

PREJUIZO
Verdade, eu sou assalariado e se ficar sem salário vai ser difícil. Mas melhor sem salário do que sem vida. Também sou micro-empresário e como o empresário inescrupuloso que só pensa no lucro, pago imposto, água, luz, telefone, carne de IPTU, do asfalto, plano de saúde, TV a cabo, clube, cartão de crédito, financiamento de carro e tudo que possa imaginar para viver bem. Deixo boa parte do meu salário no supermercado, na farmácia e tem gente que depende de mim. Mesmo assim, troco tudo. Fico no prejuízo ou devendo se for preciso. Vendo meu carro, casa e o que for preciso para não deixa que ninguém de minha família morra. E se as autoridades assim determinarem. Se realmente tiverem razão que a pandemia é como a gripe espanhola realmente é melhor fechar tudo. (Clique aqui e leia tudo sobre a gripe espanhola ou Influenza A, B e C e saiba por que é tão perigosa).

INCOMPREENDIDO
O mundo é mesmo assim. Sujeito a ser comandado pela cobiça; pela avareza; pela gula; pela preguiça; pela luxúria; pela vaidade; pela inveja; pela ira e neste caso incluiria um oitavo pecado capital; a ignorância. E é típico dos ignorantes a covardia. Como aqueles que se escarneceram e pregaram Jesus a uma cruz. E este, do alto de sua sabedoria e grandeza retorquiu; “ Pai, perdoe porque eles não sabem o que fazem?” Se este empresário critica os que cobram providências das autoridades para salvar vidas e defende seu lucro, deve inteligente, até porque acompanha o programa Bate Rebate e sendo assim deve ser muito bem informado e sabe o que se passa na cidade. Certamente sabe o que está passando um colega empresário. Deve estar sabendo que entre tantos casos, há o de um empresário de reconhecido sucesso que neste momento está entre a vida e a morte, acometido pela Influenza.

SEM DISTINÇÃO
E veja quão perversa é esta gripe. Na sexta-feira este empresário trabalhava normalmente em seu estabelecimento. Sempre que possível desinfetava as mãos com álcool gel. Usava máscara. Temia pegar a gripe e passar par a esposa que tem deficiência pulmonar. A pesar de todo o cuidado, possivelmente o manuseio do rico, mas sujo dinheirinho pode ter sido a causa da contaminação. Ou então o contato um de seus clientes ou fornecedores. Como saber? Torcemos e rezamos a Deus que ele se recupere. Ninguém deseja contágio nem para aqueles em que a ganância e o lucro falam mais alto do que a vida. Para aqueles que não querem suspender shows, e não se importam se seus fregueses correm o risco de infecção: que a providência os perdoe pela ignorância e ganância.


SEM DISTINÇÃO
Esta gripe só tem uma coisa de justa. Apesar de assassina e letal, parece como as sete pragas do Egito. Coisa quase que um lembre Divino, que de vez enquanto recai sobre a humanidade para fazer o homem entender que ninguém é superior ou semelhante. Que todos estão sujeitos as mesmas leis universais. A Gripe Suína até agora, não tem feito distinção nenhuma, entre rico, pobre. Não separa a sociedade em Cascatas. Mata tanto rico como pobre. Homem como mulher. A única distinção que está fazendo, por enquanto é que ataca a faixa etária entre os 20 e 50 anos. A população economicamente ativa e mais inteligente. Graças a Deus não esta atacando, ainda, crianças e idosos. Se isto acontecer, ai sim será o caos.




NÚMEROS OFICIAIS



O Brasil tinha registrado, até o final da tarde de sexta-feira (07), 133 mortes em decorrência da gripe A, o que coloca o País em quarto lugar no mundo, atrás dos Estados Unidos (353), Argentina (337) e México (146). E vejam só. O México que liderou a pandemia, com as medidas drásticas que adotou, conteve a propagação do vírus. E não se esqueçam que os números no Brasil andam muito atrasados inclusive os de Cascavel.

VAPT & VUPT
*O senador Osmar Dias, presidente estadual do PDT e virtual pré-candidato ao governo do estado do Paraná, que inclusive lidera intenções de voto (segundo Vox Populi), vai estar em Cascavel no próximo dia 21.
* Osmar prestigia e abona a ficha de filiação dos retirantes do peemdebistas, Marcos Vinicius Pires de Souza, Paulo Gorski, Mário Pereira, Fidelcino Tolentino, Silvino da Cruz e outros tantos.




3 comentários:

  1. Fernando Maleski,

    O não-credenciamento de laboratórios para a realização de exames de detecção do H1N1 não é um 'comportamento centralizador' ou uma questão de incompetência.

    Até o momento, os testes são realizados em três laboratórios, porque são exames que exigem alta tecnologia e cuidados delicados (na investigação do genoma do vírus). Porém, outros laboratórios já estão sendo avaliados para também realizarem os mesmos exames. Os primeiros serão em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

    Seguem os dados oficiais mais recentes sobre a situação da pandemia no Brasil:

    http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=10440

    Para mais informações:
    fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Assessoria de Comunicação
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. o Blog agradece imensamente esta contribuição, em hora de tanta dor e incerteza para a população. No entanto insisto que o protocolo para combate do vírus parece pouco eficaz. Não é admissível que um país das proporções do Brasil tenha apenas três laboratórios credenciados. Em Cascavel por exemplo, o laboratório Álvaro, líder no mercado no sul do Brasil, garante ter tecnologia para realizar em larga escala os exames e combater o clima de incerteza que já começa a transformar esta pandemia num pandemônio. Ontem em Cascavel as autoridades de saúde divulgaram informações inconclusivas. O relatório não aponta nenhum caso de morte confirmado por conta da demora nos exames. No entanto, já admite serem 19 os casos de mortes sob investigação. Alguns médicos já se rebelaram e chegaram a atestar como causa mortis H1N1. Um ex-secretário de Saúde, Jorge Bocasanta,afirmou que as mortes ocasionadas pelo vírus na cidade já passam de 50. Por isto, pior que o vírus é a desinformação. Ninguém saber ao certo o que está acontecendo. E no caso de confirmado que as mortes fugiram do controle. Quem será responsabilizado? O Ministério da Saúde? A Secretaria de Saúde do Estado? A Regional de Saúde? Ou o prefeito municipal? Parece antagônica as posições das autoridades sanitárias. Enquanto tranqüilizam e não confirmam casos de morte e tratam tudo como suspeita. Mais de 700 casos no aguardo de exames, de outro lado fecham escolas e ontem decidiram proibir aglomerações, como bailes, shows, igrejas. Por isto a nossa preocupação.
    De qualquer forma louvamos o interesse da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde em querer sempre informar de forma oficial a evolução desta doença, que todos torcem, seja rapidamente debelada e tratada com a seriedade que merece os eventuais casos de “Influenza A”.

    ResponderExcluir
  3. Dados levantados pela imprensa de Cascavel, dão conta que no inverno de 2008, houve 5 obitos por pneumonia, sendo que em 2009 da última semana de julho até o dia 07 do corrente mês, foram 49. Sendo 47 por pneumonia, uma por H1n1, e um escrito assim "A1n1 ?". Exatamente, com um ponto de interrogação. Agora uma coisa... "47 por pneumonia" . Um aumento consideravel, não acham? Panico, não. Mas a VERDADE para os devidos cuidados e precauções.

    ResponderExcluir