COOPAVEL ALIMENTOS

26 de setembro de 2010


DIAP APONTA REELEIÇÃO DOS ATUAIS DEPUTADOS

Esta semana o Diap (Departamento Intersindical de Apoio Parlamentar), órgão independente que acompanha de perto a atuação dos 513 parlamentares com assento na Câmara Federal e os 81 senadores, divulgou um levantamento com base em pesquisas e avaliação do desempenho de cada candidato e chegou a conclusão que dos 5.965 candidatos, lançados em todo o Brasil por 27 partidos para disputar as 513 cadeiras na Câmara dos Deputados, apenas 812 foram identificados com chances de vitória. Deste total, a maioria esmagadora já é deputado e disputam a reeleição. Este prognóstico bem informado do DIAP avaliou cada um dos 26 estados da federação. No entanto o que nos interessa é o Paraná, de onde listou 24 deputados federais que poderão ser reeleitos e que cujo a não eleição se constituiria em verdadeira surpresa. Desta forma, para os chamados novos candidatos sobram apenas seis vagas.

Reeleição O prognóstico do Diap mostra que as eleições deste ano têm cartas absolutamente marcadas em favor de quem busca a reeleição. O jogo de coligações, a estrutura parlamentar de apoio, favorece o candidato já eleito.

FICHA LIMPA?
Se a lorota do “ficha limpa” não renovou o parlamento, pelo menos uma coisa positiva sobra para a cidade de Cascavel. Pelo levantamento do DIAP, os quatro deputados da cidade: Alfredo Kaefer (PSDB), Hermes “Frangão” Parcianello (PMDB), Fernando Giacobo (PR) e Eduardo Sciarra (DEM), tem boas perspectivas de reeleição. Para o pessoal novo, que aposta na renovação, as possibilidades são reduzidas. Mesmo assim há boas perspectivas de que Cascavel possa emplacar o candidato João Destro, como terceiro nome do PPS, desde que sua coligação consiga eleger 13 deputados. O mesmo acontece com o PSC de Nelson Padovani, que segundo o Diap teria perspectiva de eleger apenas um deputado, mas caso eleja, além de Ratinho Junior e Takaiama um terceiro nome, este poderia ser o de Nelson.  

ASSEMBLÉIA
Se a perspectiva de Cascavel reeleger quatro federais e quem sabe até mais um novo seja real e positiva. O lado negativo desta moeda é que para a Assembléia Legislativa, as chances de que a maioria dos atuais deputados seja reeleito também é real. Desta forma, como Cascavel não tem nem um deputado na Assembléia, as nossas chances de emplacar um nome novo, ficam reduzidas.
Mesmo fazendo mandinga e espantando o mau agouro é difícil aposta que Cascavel faça três ou quatro deputados estaduais como os mais otimistas andaram prevendo. Pelos prognósticos de baixo índice de renovação, é possível que a cidade não faça nenhum, ou na melhor das hipóteses, dois.

PROGNÓSTICO DE ELEIÇÃO POR COLIGAÇÃO DO DIAP (Deputado Federal)
UNIÃO PELO PARANÁ
PDT / PT / PMDB / PR / PC do B 11 a 16
PRB-PP-PPS-DEM-PSDB PRB / PP / PPS / DEM / PSDB 9 a 13
PACTO DA VITÓRIA PTB / PSL / PTN / PRP 1 a 2
PSC SEM COLIGAÇÃO 0 a 1


PROGNÓSTICO DE ELEIÇÃO POR PARTIDO (Deputado Federal)

Paraná – 30 vagas
PMDB 5 a 7
PT 3 a 5
DEM 3 a 5
PSDB 3 a 4
PR 2 a 3
PPS 1 a 2
PP 1 a 2
PTB 0 a 1
PSC 0 a 1
PDT 0 a 1



PROVÁVEIS REELEITOS (Avaliação do DIAP)

ABELARDO LUPION DEM - PRB / PP / PPS / DEM / PSDB
AFFONSO CAMARGO PSDB - PRB / PP / PPS / DEM / PSDB
ALEX CANZIANI PTB - PTB / PSL / PTN / PRP
ALFREDO KAEFER - PRB / PP / PPS / DEM / PSDB
ANDRE VARGAS PT - PDT / PT / PMDB / PR / PC do B
ÂNGELO VANHONI PT - PDT / PT / PMDB / PR / PC do B
ASSIS DO COUTO PT - PDT / PT / PMDB / PR / PC do B
CEZAR SILVESTRI PPS - PRB / PP / PPS / DEM / PSDB
CHICO DA PRINCESA PR - PDT / PT / PMDB / PR / PC do B
DILCEU SPERAFICO PP - PRB / PP / PPS / DEM / PSDB
DR. ROSINHA PT - PDT / PT / PMDB / PR / PC do B
EDUARDO SCIARRA DEM - PRB / PP / PPS / DEM / PSDB
GIACOBO PR - PDT / PT / PMDB / PR / PC do B
HERMES PARCIANELLO PMDB - PDT / PT / PMDB / PR / PC do B
LUIZ CARLOS HAULY PSDB - PRB / PP / PPS / DEM / PSDB
LUIZ CARLOS SETIM DEM PRB / PP / PPS / DEM / PSDB
MARCELO ALMEIDA PMDB PDT / PT / PMDB / PR / PC do B
MOACIR MICHELETTO PMDB PDT / PT / PMDB / PR / PC do B
NELSON MEURER PP PRB / PP / PPS / DEM / PSDB
ODÍLIO BALBINOTTI PMDB PDT / PT / PMDB / PR / PC do B
OSMAR SERRAGLIO PMDB PDT / PT / PMDB / PR / PC do B
RATINHO JUNIOR PSC SEM COLIGAÇÃO
REINHOLD STEPHANES PMDB PDT / PT / PMDB / PR / PC do B
TAKAYAMA PSC SEM COLIGAÇÃO
WILSON PICLER PDT PDT / PT / PMDB / PR / PC do B

3 comentários:

  1. Caro colega. É preciso ter coerência. Como é que se publica a lista dos reeleitos do PSC o Takayama, se no prognóstico aparece apenas 1 cadeira para o partido. A primeira é do Ratinho. Assim ele não seria eleito.
    No entanto, também é preciso olhar para fora de CAscavel. Vocês são muito focados no que vêm na cidade e esquecem que o Estado tem 399 cidades.
    Exerçam jornalismo. Levantem quantas cidades cada candidato local tem campanha e façam a conta correta. Estão subestimando o potencial de alguns novos.
    Façam os calculos de coeficiente. Aprendam fazer jornalismo político e parem de escrever por achismo ou jabá.

    ResponderExcluir
  2. Sabe porque o Paulo Martins é tão contra ao novo shopping para Cascave?
    Porque o Katuai, traz juntamente com sua bagagem um dos maiores hipermercado do Brasil, o Carrefour, imagina se esta atuando pela causa ecologica... jamais, mas sim pela concorrencia que os mufatinhos vão ter que enfrentar.

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa devemos falar
    Que ecologismo que nada, o Paulo Martins esta fazendo campanha cotra a vinda do shopping Katuai a Cascavel, justamente por interesse dos mufattinhos, já pensou o Shoping Katuai trazendo o Carrefour em sua bagagem... neguinho vai ter que concorrer com preços!!!!!
    Depois o apresentador não gostou e saiu chingando os telespectadores, só porque tem alguem a favor!!!!
    Ele sabe que se na sua campanha ecologista conseguir exito o Katuai levanta acampamento, pois sera inviavel comprar outro terreno em Cascavel.
    Até parece que estamos no nordeste, onde os coroneis mandaram por dois seculos, querem continuar mandando na nossa cidade!!!!

    ResponderExcluir