COOPAVEL ALIMENTOS

17 de agosto de 2010

PROGRAMA ELEITORAL GRATUITO, A NOVELA



Sintonize o seu rádio, a sua TV. Vai começar o “Programa Eleitoral Gratuito”: a verdadeira novela da vida real, com capítulos diários, de segunda à sábado.
De hoje (17) até o próximo dia 28 de setembro, candidatos a deputado estadual, a deputado federal, ao Senado da República, para governador do Estado e presidente da República e vice-presidente, irão desfilar suas propostas, programas, verdades e mentiras em horário nobre. Promessas em vão. Utopias! Vão brincar com a velha e tradicional esperança verde-amarela.
O enredo da novela todos já sabemos; mais saúde, mais educação, mais segurança, mais tudo. Menos imposto, menos juros, menos desemprego. Só o que não terá ‘menos’, nem ‘mais’ serão as “promessas de campanha”, que se repetem e dificilmente viram realidade.
A única incerteza é a das urnas. Ganhará quem?



Horário

Nas segundas, quartas e sextas, será veiculada a propaganda dos candidatos a governador, 18 minutos; deputado estadual (17’) e senado (15’). Nas terças (inclusive hoje), quintas e sábados, será transmitida a propaganda de candidatos à Presidência, 25 minutos e deputado federal (25’).

PROTAGONISTAS I

Como toda boa novela, esta eleição ficará dividida entre astros de primeira grandeza (partidos maiores), figurantes (partidos intermediários) e um ou outro candidato apenas fazendo ponta (partidos nanicos). Estes últimos seguindo a vida e marcando posição, ou apenas para fazer desta eleição trampolim para outra. Há também aqueles servidores públicos que se lançaram candidatos apenas para ficarem afastados por 90 dias das suas atividades, ganhando salário do povo, cuja maioria vira cabo eleitoral de luxo para algum candidato da ‘máquina’.
PROTAGONISTAS II


Os protagonistas II Entre os astros principais da ‘novela’ eleitoral, aparece a candidata Dilma Rousseff (PT), que ficou com 42,6% (10min39s) contra os 29,2% (7min19s) a disposição do candidato José Serra. Marina Silva do PV só terá 1min23s para “plantar” sua filosofia verde. O octogenário Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) terá 1 min2s. E os outros cinco presidenciáveis, terão apenas 56 segundos cada para aparecer em rede nacional. Pouco mais que os 15 minutos de fama que Andy Warhol (artista plástico) previu que um dia todos teriam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário