COOPAVEL ALIMENTOS

2 de fevereiro de 2010

COLUNA DO FERNANDO MALESKI


PESQUISA CNT/SENSUS

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), tem 33,2% das intenções de voto da pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Instituto Sensus, divulgada hoje, 1º de fevereiro.
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), está em segundo lugar, com 27,8%, seguida por Ciro Gomes (PSB), com 11,9% e Marina Silva (PV), com 6,8%. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 25 e 29 de janeiro em cinco regiões, 24 estados e 136 municípios.

A GANGORRA

Desde a última pesquisa, em novembro do ano passado, as intenções de voto para Serra subiram 1,4 ponto percentual, enquanto o crescimento do resultado de Dilma foi de 5,9 pontos percentuais.

SEGUNDO TURNO

Em um eventual segundo turno, no embate entre Serra e Dilma, Serra sairia na frente com 44% das intenções de voto e Dilma fica com 37,1%. Na disputa do segundo turno entre Serra e Ciro, Serra continua na frente com 47,6% das intenções de voto e Ciro com 31%. Na disputa entre Dilma e Ciro, a ministra fica com 43,3% das intenções de voto e Ciro com 31%.

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados respondem em quem votariam para presidente, Luiz Inácio Lula da Silva tem 18,7% das intenções de voto, Dilma Rousseff tem 9,5%, Serra tem 9,3%, Aécio Neves tem 2,1%, Martina Silva tem 1,6% e Ciro Gomes, 1,2%. Esta é a primeira vez que Dilma passa Serra na pesquisa espontânea, mas tecnicamente há empate entre os dois candidatos.

REJEIÇÃO

Quanto ao índice de rejeição dos candidatos, Serra tem 29,7%, Dilma, 28,4%, Marina tem 27,2% e Ciro, 7,8%.

SANTA IGNORÂNCIA

A Ipsos Public Affairs, gigante da área de pesquisas no mundo, de origem francesa, mas com escritórios em 64 países do mundo, inclusive no Brasil resolveu realizar uma pesquisa que comprova o que todos nós já desconfiávamos; “a população brasileira não conhece seus governantes”. Duvida? Façamos então um teste rápido. Diga sem demora o nomes de algum dos ministros? Não sabe todos? Não lembra nenhum? Então o nome dos deputados do seu Estado? O nome dos Senadores? Também não sabe? Não arranque os cabelos por isso. Você não é o único.

DESCONHECIMENTO I
A Ipsos tem monitorado constantemente a agenda social e política brasileira, apresentou esta semana pesquisa realizada em 70 cidades incluindo as 9 regiões metropolitanas do Brasil que revela que os eleitores conhecem pouco os políticos que os representam. Quando questionados se sabiam dizer o nome de algum ministro, deputado federal ou senador, a maioria dos entrevistados respondeu negativamente.

DESCONHECIMENTO II

Apenas 34% dos entrevistados citaram algum ministro corretamente; para deputados federais, foram somente 38%; e para senadores, o número foi ainda menor: 31%.

CONHECIMENTO

Os dados da pesquisa mostram ainda que, quanto mais alto o grau de escolaridade e a classe social, maior o número de respostas positivas: a porcentagem de pessoas que souberam citar algum ministro corretamente, por exemplo, varia entre 20% (classes DE) e 52% (Classes AB), e entre 21% (analfabetos, primário incompleto e primário completo) e 59% (pessoas com superior incompleto, completo ou mais).

EM QUEM VOCÊ VOTOU?
Se a pesquisa fosse realiza em Cascavel descobririam que tem eleitor que não sabe nem mesmo qual foi o vereador que votou nas últimas eleições, o que dirá do deputado que escolheu em 2006? Santa ignorância muito conveniente para os maus políticos.

ADIADO

Diferente do que andou-se divulgando por ai, o prefeito em exercício, Jadir de Mattos não viajou nesta segunda-feira para Curitiba para cumprir agenda oficial na Capital. Jadir tem viagem marcada para amanhã (terça) a tarde.

CULTURA

Na quarta-feira Jadir cumpre agenda especial que inclui visita a Secretária de Turismo, Vera Mussi. Acompanhado da Secretaria de Cultura, Judet Bilibio, reivindica mais recursos para o setor.

SEGURANÇA
Outro ponto da visita de Jadir a capital inclui um encontro com o Secretário de Segurança Luiz Fernando Delazari. Entre outras coisas, Jadir solicita a criação de um escola permanente para policiais militares em Cascavel, de onde esperar para este ano, conquistar pelo menos mais 100 policiais para a cidade.
O RETORNO

O filme “Edgar - O Retorno” : Versão em inglês – Edgar Reload ou Edgar Return, estréia nesta sexta-feira no cinema do Paço. O prefeito, depois de 30 dias não tão distantes do cargo, está de volta. O prefeito reassume o cargo na sexta-feira, sem grandes traumas. A passagem de Jadir pelo cargo foi até positiva para o governo.

AFABILIDADE

O ponto mais positivo talvez da passagem de Jadir pelo comando do Paço talvez tenha sido a sua afabilidade com quase todo mundo e especialmente com a imprensa. Sem rejeição nos meios midiáticos o vice, passou a integridade pousando de bonzinho para a sociedade. Quase nenhuma critica. Só elogios. O que fez bem para o governo como um todo e pode servir como exemplo de como seria fácil o titular se relacionar com jornalistas. É só pedir a receita para o Jadir.



O REGRESSO

Os vereadores de Cascavel estão de volta. Depois de merecidas férias, a movimentação ontem na Câmara, com o retorno dos vereadores que encerram o período de recesso e com a volta dos assessores parlamentares que encerram férias coletivas de 30 dias (janeiro inteiro) foi meio sonolento. Estão todos voltando aos poucos. Para não dar canseira, o presidente da Câmara definiu para a sessão de regresso, logo mais ás 14h30, uma pauta light. Dois anteprojetos, um projeto e possivelmente um veto.
VAPT & VUPT
* Os vereadores vão reestrear o mandato (2º ano) com o ‘pé direito’ – ou quem sabe esquerdo. Voltam das férias votando pedido de dispensa de interstício.
* Se aprovarem a dispensa de interstício, trabalha-se hoje e facultativamente folga-se o resto da semana.

2 comentários:

  1. observe que em cascavel a imprensa omitiu totalmente as duas ultimas pesquisas como se isso pudesse mudar o resultado das eleiçoes acredito que a candidata do pt deva ganhar as eleiçoes no primeiro turno ainda

    ResponderExcluir
  2. O resultado das pesquisas, pelo que li, são suspeitos. As cidades foram direcionadas (Ex: Garanhuns-PE) e o prazo para a realização da pesquisa causou suspeitas. As pesquisas foram encerradas na sexta e divulgadas no sábado, o que, segundo expecialistas deveria ter sido realizada através de avião à jato e as tabulações também feitas em tempo record.
    Além do mais, Serra não está em campanha, é, segundo o PT, o culpado pelas enchentes do país, pela insegurança, pela precária saúde, etc... Quando começar realmente a campanha e a Dilma tiver que falar a verdade e explicar passagens de sua vida pregressa, provar que o PAC existe, etc... a coisa mudará. Afinal, na hora de ver quem é capaz de melhor cuidar o Brasil, o povo define o voto.

    ResponderExcluir