COOPAVEL ALIMENTOS

27 de outubro de 2009

FERIADOS E FERIADÕES

Levantamento divulgado pela Consultoria Mercer apontou que os trabalhadores brasileiros, juntamente com os lituanos, são os que mais descansam: 41 dias por anos, diz o estudo. No Brasil, a consultoria levou em consideração os 30 dias de férias anuais, mas os 11 feriados nacionais. Na Lituânia, que ocupa o primeiro lugar junto com o Brasil, como país onde os trabalhadores mais folgam, são 28 dias de férias por anos, mas os trabalhadores possuem 13 feriados nacionais.

EM FÉRIAS
Logicamente que a consultoria fez seu estudo apenas levando em conta o trabalhador privado (normal). Não entrou neste estudo o servidor públicos nacional, que trabalham ainda menos e tem mordomias, vantagens e garantias infinitamente maiores do que o trabalhador privado no país.

FERIADÃO I
Por exemplo: em Cascavel os servidores públicos municipais, da Câmara de Vereadores e da Prefeitura vão curtir mais um mega-feriadão e conseguiram emendar o dia do Servidor Público com o dia de Finados e assim conquistar quatro dias seguidos de ‘descanso altamente remunerado’. O dia do servidor se comemora nesta quarta-feira (28), mas o prefeito Edgar Bueno (PDT) que já mostrou que adora um feriadão, resolveu fazer cortesia com o chapéu alheio e para recuperar a queda de popularidade junto aos servidores municipais, decretou que este ano o feriado do dia do Servidor Público foi convenientemente transferido para a sexta-feira (30 de outubro).

FERIADÃO II
Desta forma, o servidor que já não trabalha no sábado e no domingo, poderá emendar a folga com o feriado nacional de Dia de Finados, na próxima segunda-feira (2 de novembro). Ou seja, quatro dias de sombra e água fresca para o serviço público.

COMPARAÇÃO
Na outra ponta do descanso remunerado, figuram os paises onde o trabalhador menos descansa. Entre eles estão Canadá, China, Cingapura e Estados Unidos, onde o número de dias de folga é menor que no Brasil. Nos dois primeiros, os trabalhadores têm 19 e 21 dias livres, respectivamente, já nos dois últimos, são 25 dias para cada.

NÚMERO DE FERIADOS
Mas se você pensa que no o Brasil possui o maior número de feriados nacionais, se enganou. Pelo menos nesse ranking o primeiro lugar pertence à Índia e ao Japão, que possuem 16 feriados nacionais cada. Mas nem assim, conseguem equipararem-se com os Servidores Públicos brasileiros que com a adoção dos chamados feriadões, seguramente devem ser os trabalhadores que mais descansam no mundo. Graças ao populismo de políticos de qualidade administrativa questionável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário