COOPAVEL ALIMENTOS

11 de fevereiro de 2009

REFORMA POLÍTICA


O senador Osmar Dias, que passou por Cascavel na segunda-feira, disse nesta quarta-feira (11), que a proposta de reforma política apresentada pelo governo federal "não é a que se esperava", mas defendeu que a matéria seja votada - e aprovada - neste primeiro semestre. Osmar apóia itens como a exigência de fidelidade partidária, a proibição de coligações em eleições proporcionais e a imposição de uma cláusula de barreira às legendas que não obtiverem uma votação mínima para a Câmara dos Deputados (Clausula de barreiras). Mas tem restrições à medida que substitui a lista aberta pela lista fechada nas eleições proporcionais, porque, segundo ele, a lista fechada pode levar a uma "ditadura dos comandantes dos partidos".
FIDELIDADE
Ao defender a fidelidade partidária (na qual o mandato parlamentar pertence à sigla, e não ao candidato eleito), Osmar Dias disse que a medida é necessária "para evitar o troca-troca que ocorre, por exemplo, quando alguém se elege pela oposição e, em seguida, transfere-se para a base governista para receber as benesses do Executivo". Ele argumentou ainda que a fidelidade contribui para que haja uma obediência, por parte do eleito, ao programa do partido. Segundo o parlamentar, "isso estimula o fortalecimento das legendas, pois sem partidos fortes não teremos uma democracia estabelecida".
COLIGAÇÕES
Osmar Dias observou que a proibição das coligações em eleições proporcionais (relacionadas à escolha de deputados federais, estaduais e vereadores) também visa fortalecer os partidos, "já que, em decorrência da proibição, cada agremiação terá de eleger seus candidatos com seus próprios votos, e não com a soma de votos obtidos por uma eventual coligação".
CLÁUSULA DE BARREIRAS
Sobre a cláusula de barreira, o senador declarou que a apóia a medida "porque é necessário estabelecer um limite ao número de partidos". Ele lembrou que há quase 30 legendas no Congresso Nacional, algumas com apenas um ou dois parlamentares. E destacou que isso "propicia a abertura de um grande balcão de negócios durante o processo eleitoral, principalmente quando há segundo turno".
- Deveria haver no máximo cinco ou seis siglas, o que já permitiria abraçar todas as correntes de pensamento, todas as ideologias - afirmou ele, ressaltando que, dessa forma, "o Congresso privilegiaria o debate de idéias".
LISTA FECHADA
Em relação à possível substituição da lista aberta pela lista fechada (na qual o eleitor não vota no candidato, mas na legenda, que escolhe quais serão os candidatos e quais deles terão prioridade no preenchimento das vagas obtidas), o senador aponta para o risco de "uma ditadura dos comandantes dos partidos".
- Se, por um lado, a lista fechada fortalece as agremiações, por outro pode enfraquecer a militância, pois nela quem escolhe [os candidatos] é a Executiva do partido, e não os eleitores - argumentou.
FINANCIAMENTO PÚBLICO
Quanto ao financiamento público das campanhas eleitorais - item da proposta apresentada pelo governo que visa, entre outros objetivos, combater a "dependência" entre candidatos e financiadores privados e dar mais transparência a esses gastos -, Osmar Dias se disse preocupado com a sua execução. Ele disse que, para aprovar a medida, é preciso garantir que haja mecanismos de controle e fiscalização que sejam rigorosos e "muito claros".
- Do contrário, os candidatos que, de forma desonesta, utilizarem recursos privados levarão vantagem - destacou o parlamentar. FICHA SUJA
Já a medida que visa impedir a candidatura das pessoas condenadas em primeira instância por uma série de crimes (como o de abuso de poder econômico e político) é defendida pelo senador. Ele afirma que essa iniciativa, além de ser mais rigorosa com os candidatos "ficha suja", permite "depurar o sistema político antes mesmo que haja a eleição". Osmar Dias observou, no entanto, que não se pode punir qualquer candidato que seja réu em algum processo judicial, sob o risco de se cometer injustiças, "pois há casos em que um adversário entra com uma ação judicial apenas para tirá-lo da campanha".
- O candidato punido com a inelegibilidade precisa, ao menos, ter sido condenado antes em primeira instância - frisou ele. A proposta de reforma política do governo federal - apresentada sob a forma de seis projetos de lei e uma proposta de emenda à Constituição - foi entregue ao Congresso Nacional na terça-feira (10).

*Fonte - Ricardo Koiti Koshimizu / Agência Senado e Assessoria de Imprensa do senador – Edmar Soares

5 comentários:

  1. Atendendo a solicitação... Aumentamos!

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem... porque aquela letrinha tava indecenteee! ekpaepoffkapokfpoksdpa

    ResponderExcluir
  3. Obrigado. Este blog é satisfação garantida para os leitores virtuais. Reclamou é atendido. No entanto, sem ofensa, será que tirando este seu óculos de sol não ficaria mais fácil para ler (é só uma sugestão).

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, tá! Pq eu to de oculos na foto vc acha que eu uso oculos de sol o tempo todo?
    Seguindo sua linha de raciocinio, entao vc ta com a cara amarrada o tempo todo tmb!!
    hahahahahha

    ResponderExcluir