COOPAVEL ALIMENTOS

2 de maio de 2012

CONTRACULTURA


CULTURA - ESTÁ FALTANDO MUITA GENTE NESTE DEBATE





No coletivo e no singular, a cultura de Cascavel continua refém de interesses políticos e particulares e joguinhos politiqueiros sim. Bastou contar aqui que o Fórum Cultural estava sendo acusado de ter lado para a coisa pegar fogo. Setores muito representativos e plurais da cultura nativa reclamaram de exclusão. Figuras de respeito e fundamentais para a evolução da cultura nativa estão fora deste debate.
Classificaram a noticia da “Contracultura” como falta de informação e de ter lado por não ouvir o movimento Fórum Cultural, nem a Baiacu e simpatizantes. Informo que o Blog não tem lado nesta briga entre o Fórum e outros setores da cultura nativa. Mas a verdade incontestável é que muita gente boa da cultura geral da cidade está fora deste debate. Por esquecimento ou conveniência, não tem sido convidadas.
Como é possível um debate plural sobre a cultura local sem o contraditório? Sem o contraditório, só sobra à imposição.
  
OS ESQUECIDOS
Bem intencionados ou não, quem está organizando, liderando, comandando ou por trás do Fórum Cultural, está esquecendo-se de muita gente boa.
Observe-se que não sou ligado a movimento cultural nenhum. Não passo de um apreciador, mas lembro que não é só o Luciano Biaggio do Ladri di Cuori, que foi esquecido ou deixado de ser convidado. Tem também o Dr. Jesus da Academia de Letras; O Willian Fischer (de tantos festivais de Jazz); O Vander Piaia, ex-Secretario e o Julio Cesar também ex-secretario (só para citar os mais recentes. Ou então o Anizio Rocha (Criador da Casa da Cultura Zona Norte); O melhor ainda o Vanderlei dos Anjos (ferrenho defensor da construção do Teatro Municipal); O Ricardo Denchuski (maestro da orquestra de viola caipira da FAG; O Luiz Carlos Brugnera (que por acaso está com exposição no MON em Curitiba); O Nelson Josefi e a Djane Marchese (pioneiros da dança em Cascavel); Dona Hermínia (pioneira dos conservatórios da cidade); A cantora lírica Graziela Felipe (Criadora do couro sinfônico na gestão Lísias) e tantos outros que não vejo e não sei como não estão inseridos nos debates do Fórum.

MAIS ESQUECIDOS
Só estou listando os mais conhecidos que não foram convidados ou foram esquecidos. E não vale me dizer que estão convidando via internet ou por publicação legal. Artista é vaidoso e celebridade e por tanto devem ser convidados por escrito e até adulados por telefone para que participarem.
Lembrei de mais; Cascavel tem dedão e não tem o Dirceu Rosa no Fórum Cultural? E o Beto Pompeu não merece participar? Cadê o convite para o Talício Cirino e a Salete Machado, nossos mais respeitados cineastas? O Manaoos Aristides poderia muito bem participar desta Saga ou não? E o Ricardo Burgarelli não poderia fazer mais Ecos da Tribo? Entre tantos e tantos outros, ícones da cultura nativa, como por exemplo, o Serginho do Alfa que representa muito bem a galera do Rock and Roll, não deveriam ser ouvido? 

DIÁLOGO É O MELHOR CAMINHO


Este Blog, diferente de outros que tem preferência políticas, ou são candidatos ou tem participação em partidos políticos como o próprio Jefferson Keibers que, salvo engano, é filiado e alinha do PSOL, aqui só temos interesse na verdade.
O Jefferson do Ponto AAPLAC poderia ter respondido com argumentos convincentes e não com acusações de que não ouvimos o seu lado. O que postou, publicamos.
A nota aqui é informativa, mas tem um tom critico para provocar a união das verdadeiras forças culturais interessas em ouvir todos os lados, facções, maiorias e minorias, para o bem do grande caldeirão cultural da cidade. 




Um comentário:

  1. Então Maleski, preciso te lembrar de uma coisa: nós nao somos a Secretaria de Cultura e nao temos obrigação com ninguem! Quem deveria chamar os artistas é quem ta sendo pago pra isso: a Secretaria de Cultura; nós estamos gastando nosso tempo e dinheiro, esforço pra participar e ainda assim recebemos críticas.

    Estamos brigando com a propria Secretaria pra podermos ser ouvidos!!!

    Nós somos pessoas simples e que estamos fazendo o que podemos, e o que esperávamos era ouvir algum apoio, alguma motivação; bom, da grande maioria que sabe do movimento, imprensa ou entidades, vimos sendo apoiados.

    Só há divergencias quando novamente aparece o interesse individual antes do coletivo.

    Está novamente enganado Maleski pois Luciano foi convidado, participou de todo o processo, durante semanas conosco, na elaboraçaõ do documento, então nao estou entendendo ainda COMO nao foi lembrado, COMO foi esquecido. Alguem poderia me explicar?
    Se voce nao acredita em mim, contate outros membro da comissão, como Ana, Tico, Dr Jesus.
    o que nao aceito é injustiça.

    O que sempre foi deixado claro é que o espaço
    é neutro, nao cabe politiqueirices, nem se apresentar como candidato a vereador, nem ninguem é secretário de ninguem, pra avisar de reuniao, encontro, etc.

    Se voce tambem nao sabia, Dr Jesus, meu colega Todos fizeram todos os esforços pra divulgar a todos,

    agora nao temos carro pra pegar cada um em casa e levar nas reunioes.

    Vai do interesse de cada um. Vander Piaia até assinou o abaixo assinado que fizemos!!!

    Talvez faltou ajuda de divulgação da imprensa, dos amigos jornalistas? é uma pergunta.

    Mas nao responsabilizem os artistas que estão trabalhando pela cultura, por uma coisa que deveria ter sido feito pela Secretaria, isso tambem seria uma injustiça.

    Que outros argumentos seriam sufucientes alem da verdade? Não vamos caluniar ninguem como outros que comentaram fizeram, porque não é do nosos caráter nem criação.

    Como um cidadão inteligente que sei que voce é, acredito na sua compreensão e julgamento imparcial do fatos!
    Att
    kaibers, ativista cultural, professor.

    ResponderExcluir