COOPAVEL ALIMENTOS

6 de agosto de 2011

BRASIGUAIOS – Padovani; “não podemos ser omissos”


O deputado cascavelense, Nelson Padovani (PSC) foi destaque esta semana no noticiário nacional após assumir posição frontalmente contra ao silêncio do Itamaraty na questão dos Brasiguaios. “Não podemos ser omissos com denúncias que envolvam situação de risco e maus tratos a brasileiros no exterior”, disse para criticar a posição do Ministério das Relações Exteriores do Brasil preferiu não se posicionar em relação às disputas entre produtores rurais brasileiros e sem-terra paraguaios no país vizinho. O requerimento solicitando a intervenção do governo brasileiro foi encaminhado ao Itamaraty pelo deputado federal Nelson Padovani (PSC-PR).
O ministério alegou que não se trata de um problema de ordem diplomática, mas de ordem jurídica e interna do país vizinho. Os campesinos justificam a onda de invasões de terra citando uma leva de títulos de propriedade duplicados.
INSUFICIENTE
Para o deputado, os esforços conjuntos dos dois países para resolver o problema são insuficientes. Lembra que o problema tem mais de 40 anos. “São 9 mil brasileiros agora vivendo de maneira legal. E quanto aos demais agricultores brasiguaios? São mais de 200 mil”, afirma Padovani. “Precisamos de um panorama completo e mais específico e de uma solução que atinja a maioria desses imigrantes.” O parlamentar está organizando uma comitiva para visitar a região de Santa Rita, principal local de imigração brasileira no Paraguai.
Esta semana, Padovani teve um breve e fraternal encontro com a presidente Dilma Rousseff, a quem esperar recorrer para encontrar solução para a questão dos brasiguaios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário