COOPAVEL ALIMENTOS

14 de dezembro de 2010

DIA DO PRETO E ROXO - MOBILIZAÇÃO DOS JORNALISTAS

Jornalistas fazem hoje um dia de mobilização e os que resolverem aderir devem ir trabalhar hoje trajando preto ou roxo. A mobilização acontece simultaneamente em redações e assessorias de todo o Paraná nesta quarta-feira, dia 15. Ações parecidas já aconteceram nos dias 11 de novembro e 1º de dezembro, em cidades como Curitiba, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, sempre contanto com um esforço conjunto.
Em Cascavel deixamos a desejar; talvez pelo fato da subseção ter sido re-fundada recentemente e ainda contar com certa desconfiança e resistência dentro da classe (não a negação natural dos patrões, mas dos próprios empregados), por falta de divulgação suficiente e antecipada da ação, ou ainda (e não dá pra se enganar quanto a isso) por puro ‘peleguismo’ e conformismo de muitos que ainda não despertaram para a consciência de classe, não entendendo que o jornalista é um operário.
Para entender a situação, os jornalistas do Paraná farão mais um dia PRETO & ROXO contra o descaso patronal, que nos faz passar mais de dois meses sem uma definição da nossa Convenção Coletiva de Trabalho. Seguimos com a indefinição do reajuste salarial e da conquista dos demais benefícios trabalhistas.
AUMENTO REAL
Precisamos reforçar nossa batalha pelo aumento real, sem perdas, a ‘patronada’ não pode fugir de sua responsabilidade com os trabalhadores. É preciso entender que nossa luta não terminou com o sepultamento daquela BIZARRA proposta de redução do piso salarial, propostas pelas ‘mentes brilhantes’ (sic) de nossa ‘região CABRESTAL’, comandada pelo coronelado, seus filhotes e seguidores.
Nossa negociação salarial está parada. Os advogados patronais não apresentaram nada de novo, eles insistem em perdas para conceder aumento real. Dessa vez, ele propõem a redução nos percentuais das horas extraordinárias a serem pagas, para que possa conceder aumento real (50% - 1.ª hora; 75%, segunda hora, 100% a partir da 3.ª hora).
Nesta sexta-feira, dia 17, haverá uma intermediação do Ministério do Trabalho e Emprego, requisitada pelo Sindijor-PR e Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná na sede da Superintendência do Paraná  em Curitiba. Os sindicatos dos trabalhadores protocolaram na sexta passada o pedido de mesa-redonda com os patrões, já que desde o dia 5 de novembro não sinalizaram qualquer iniciativa no prosseguimento da negociação.
Diante disso, peço novamente a colaboração de todos para que nesta quarta-feira usem roupas PRETO ou ROXO nas mobilizações dentro de suas redações, assessorias ou universidades. Se for possível façam imagens e me mandem para eu repassar para a direção estadual do Sindijor, pois temos que mostrar – inclusive para o povo da capital – que também somos UNIDOS aqui em nossa região e que também estamos preocupados com o COLETIVO da categoria e não apenas como nossos próprios umbigos. Repassem esse e-mail a seus contatos, divulguem pelo twitter também. Aos que discordam ou não queiram participar, respeito a opinião e agradeço pela atenção dispensada.
“As liberdades não se concedem, conquistam-se” (Kropotkin)
Júlio César Carignano

Nenhum comentário:

Postar um comentário