COOPAVEL ALIMENTOS

4 de dezembro de 2010

COLUNA DO FERNANDO MALESKI

TERNO NOVO

Os deputados eleitos por Cascavel já mandaram engomar o terno para a festa de diplomação que acontece no próximo dia 17, em Curitiba. Leonaldo Paranhos, Adelino Ribeiro, André Bueno, Professor Lemos e Nelson Padovani tiveram que meter a mão no bolso e comprar terno novo. Já Fernando Giacobo, Alfredo Kaefer, Hermes Parcianello e Eduardo Sciarra, vão poder economizar e usar o mesmo terno da diplomação anterior, em 2006.

REVIRANDO O LAGO
Os vereadores Nelson Padovani, Julio Cesar (ambos do PMDB) e Paulo Tonin (PP), querem reascender o debate sobre as nascentes na área em que será erguido o shopping Catuai, na Região do Lago. Para isto, conseguiram aprovar requerimento convidando a doutora em geografia e planejamento ambiental Clara Bordignon para explicar algumas questões relacionadas às construções que podem afetar nascentes localizadas nas proximidades do parque ecológico.

ORELHA DE BURRO
Estudo divulgado esta semana pelo movimento “Todos Pela Educação” revela baixo aprendizado no ensino fundamental. Segundo o levantamento apenas 34,2% dos alunos do 5º. ano do ensino fundamental sabem ler e escrever.


PEC“A’’ 
O país peca em muita coisa, mas uma PEC pode ser um grande passo para acabar com este pecado educacional. Acontece que até 2016, o país terá que incluir todas as crianças e jovens na escola, desde os quatro até os 17 anos e desde a pré-escola até o ensino médio. Resultado de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que ampliou a obrigatoriedade do ensino. Antes somente o ensino fundamental — dos seis aos 14 anos — era compulsório.

PAÍS DA FANTASIA
“O governo infla resultados do PAC, maquia os números do superávit e agora quer produzir um índice de inflação sem alimentação e transporte, como se não fossem estes itens essenciais no orçamento da classe trabalhadora.” O protesto é do deputado federal cascavelense Eduardo Sciarra (DEM ) sobre a proposta do ministro Guido Mantega (Fazenda) de criar um novo índice inflacionário que não leve em conta os aumentos dos preços dos combustíveis e dos alimentos.

ITAIPU I
O deputado Alfredo Kaefer (PSDB) foi indicado pelo líder do seu partido na Câmara para integrar a Comissão Especial destinada a dar parecer ao Projeto 2600/10 que propõe revisão do Tratado de Itaipu firmado entre o governo do Brasil e o Paraguai.

ITAIPU II
Segundo o tratado, assinado em setembro de 2009, o valor pago pelo Brasil pela energia excedente da cota paraguaia de Itaipu passaria de U$ 120 milhões (R$ 200 milhões de reais) para U$ 360 milhões (600 milhões de reais).

 CONTRA
O problema para os paraguaios é que o deputado cascavelense é frontalmente contra a revisão do contrato. Ele entende que não há justificativa para alterar o acordo em que cada país fica com 50% da energia e o excedente paraguaio é comprado pelo Brasil a preço de mercado. Se a proposta passar vamos pagar três vezes mais que o preço atual.

REVISÃO
Outro deputado cascavelense que é contra a revisão do Tratado de Itaipu é Eduardo Sciarra (DEM). Ele disse ao ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Igor Pangrazzio, que esteve em Brasília na última terça-feira que triplicar o valor pago só interessa ao Paraguai. “Está demanda não é do povo brasileiro, e sim do processo eleitoral do Paraguai. O presidente Lula está ajudando o presidente Lugo a cumprir uma promessa de campanha”, afirmou Sciarra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário