COOPAVEL ALIMENTOS

22 de novembro de 2009

POBREZA DE ESPÍRITO




PASSAGEM SÓ DE IDA
Uma contradição nada natalina neste Natal de Luz em Cascavel. Enquanto a Prefeitura estima gastar cerca de R$ 290 mil com enfeites de Natal e mais outros R$ 67 mil para construir junto ao Centro de Eventos um barracão para ‘abrigar’ todo o material de enfeites para as festas de fim de ano, nada será feito para amparar e abrigar os que não tem teto na cidade. Na verdade, ‘nada’ não é a expressão mais apropriada. O governo municipal vai gastar uma grana preta para pagar passagens só de ida para moradores de rua, índios, menores e maiores abandonados e outros “entulhos” da sociedade indesejados neste período de festas e que podem estragar a imagem natalina da cidade.



REUNIÃO SECRETA
Uma reunião na última terça-feira, comandada pelo prefeito, com o Conselho da Assistência Social, extinta Guarda Patrimonial e Ministério Público, traçou metas para “limpar” a cidade no período de Natal. Não trata-se de varrer o lixo do chão e sim o “lixo humano”. O prefeito quer bem longe mendigos, pedintes e outros inconvenientes personagens do dia a dia das ruas nativas.

Cade o espirito natalino? Pelo visto não se pensa mais em caridade, amor, fraternidade no Natal de Cascavel. Amor ao próximo custa caro, tem CPF, cartão de crédito, cheque pré-data ou se compra no crediário.
O menos favorecido, a quem o Poder Público deveria destinar atenção especial e fazer justiça social, vai ganhar passagem para bem longe dos limites territoriais da cidade.
O pior é constatar que muitos que já experimentaram a dor de não ter o que comer no Natal, nem o que dar de presente e hoje são cidadãos bem sucedidos porque alguém teve espirito natalino e lhes estendeu a mão, esqueceram-se do passado duro e agora com a mesma dureza impôem discriminação aos desamparados.
Parece que o espirito natalino em curso na cidade é o espirito do "consumidor". Se consome tem valor, se não consome, o Poder Público trata de consumir com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário