COOPAVEL ALIMENTOS

15 de outubro de 2009

COLUNA DO MALESKI

GESTAÇÃO I

Nasce ou não nasce? Não há obra humana maior que o nascimento de uma nova vida. Da concepção a natalidade, são nove meses e do ventre desta gestação nasce o futuro. Não há maior obra de um homem ou de uma mulher do que a concepção e nascimento que na verdade representam esperança de vida e realizações. Em Cascavel, não dá para comparar gestação com a gestão. Lá se vão nove meses de gestão Edgar Bueno que vai de mal a pior. E deste o "coito" eleitoral até agora nada de novo, nada de bom, nasceu. Nem um único rebento para marcar o primeiro ano de governo. Nada para embalar nem mesmo os R$ 2 milhões que precisa gastar para agradar a mídia e ver se sai do descrédito popular na força do marketing. As esperanças ficam para o ano que vêm (ano eleitoral). A nota para o governo até aqui é "Zero" de realizações e o aproveitamento é de 100% de decepções. A certeza que resta é de que já vimos o que vai dar este filme que passou de 2001 a 2004.

GESTAÇÃO II

Nem tudo está perdido. Ano que vêm é ano eleitoral e o filho do prefeito, que é vice-presidente da Acic, é candidato. Garantia de que populismo e um pouco de paternalismo devem estar presentes e o que não foi feito este ano, quem sabe comece a ser feito no ano seguinte. É a lógica da política! A inteligência eleitoreira manda aproveitar-se da maioria do eleitor que em política é analfabeto. A maioria, como burros de carga que levam no lombo políticos de capacidade reprovável, continuam a usar viseira e pior, sequer sentem o peso que carregam de tão acostumados com o jugo e de tanto usar viseira já não enxergamos o que está a nossa frente. Nos tiram o dom da visão periférica da política e dos políticos. Quem não tem memória do passado, erra e persiste no erro. Mas sempre há tempo para se arrepender e dar o troco nas urnas. Por isto, eleição para cargo executivo deveria ser de no máximo 2 anos, com direito a reeleição por igual período. É com esta ciência que se aproveita da ignorância eleitoral, a pior de todas. Desta forma muitos maus políticos deitam, se deleitam e rolam. (Ressalva, o analfabetismo político em Cascavel já regrediu bastante. A taxa segundo o último levantamento caiu para 34%.

GESTAÇÃO III
Nada nasceu de proveitoso neste primeiro ano de gestão Edgar Bueno. Nem embrião de Escola em Tempo Integral. Nem embrião dos outros três PACs prometidos. Nem embrião da Internet Grátis, nem nada de novo na saúde, que na verdade piorou e muito. Na educação, salvo os professores que levam tudo no peito, as escolas continuam esbugalhadas. A novidade é que vai ter renovação da concessão do lixo e desta vez, para enganar a ‘trouxas’ nativos, a ‘pelegada’ vai encilhar o burro, lavar a égua e fechar o maior contrato de todos os tempos para o lixo.

FRACIONAMENTO

Nos bastidores, comenta-se que a nova modalidade de licitação para o lixo será o “fracionamento”. Quatro ou cinco empresas devem dividir o lixo que rende a preços de hoje R$ 1,2 milhão por mês. Estes valores é claro, devem subir e sofrer majoração fantástica (estratosférica) para o gosto de todos. E o que é mais “legal” tudo na legalidade. Licitado, sancionado, ou promulgado e o povo pagando a conta. Pelo menos no inicio de 2002 tínhamos 500 casas do Julieta. Hoje, nem Julieta. Só o Sanga Funda dos outros. A continuar deste jeito, Edgar vai conseguir ser ainda pior do que foi em sua primeira gestão. Aguarde, em breve enquete eleitoral no Blog do Maleski. Se você se arrependeu pode votar de novo ou confirmar o voto.

MATRAQUEIRAS

O ex-prefeito Lísias Tomé reclamou que nas eleições passadas seus inimigos políticos (Edgar, Alfredo e Cia) teriam contratado “matraqueiras” para falar mal do Lísias, nos postos de saúde, nos ônibus, nos terminais, nos salões de beleza e ‘matraqueiros’ para falar mal em bares, sinucas e canchas de bocha. A população não deveria ser assim: ouvir e sair reproduzindo sem saber se é verdade. ”Quem conta um conto, aumenta um conto. E foi isto que aconteceu comigo. Tanto falaram mal que deu no que deu. Hoje já tem gente com saudades do Lísias”, disse.

NOVA OPORTUNIDADE

Lísias abriu o coração e disse na semana que passou no programa Bate e Rebate que deseja ganhar uma nova oportunidade eleitoral: “quer lançar-se candidato a deputado estadual pelo PSC”.

CASA DA MÃE JOANA

A Casa da Mãe Joana continua mais bagunçada do que nunca. E se for para falar de reajustes dos servidores, estes comprovaram que quem mais freqüenta a Casa da Mãe Joana não é servidor e sim o alcaide, que enrolou todos com a conversa de índice prudencial. Na verdade, está sobrando dinheiro na prefeitura. Disse o vereador Julio Cesar a respeito desta manobra do governo, “serviço público tem que se tratar com respeito e responsabilidade. Andam vendendo dificuldades para entregar facilidades”.

RABO DE COMETA

Porque tantos cascavelenses (Lísias, Paranhos, Nelson Padovani e Carlos Moraes) andam sonhando com uma candidatura no PSC de Ratinho Junior. Campeão de votos em 2006, a

NOVA EXECUTIVA

Já está devidamente registrada, vacinada e confirmada a nova a nova executiva provisória do PRP, que durante muito tempo teve o dedo do ex-prefeito Salazar Barreiros e já foi dirigida por gente como Agassiz Linhares Neto e Fernando Dillenburg. O novo presidente é Nivaldo Missio, líder político ligado ao grupo do deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB).

ALIANÇA

Missio deverá ter a missão de administrar e conduzir o PRP até o pleito eleitoral do próximo ano, com a finalidade somar-se ao PSL e outros partidos para juntos defenderem as candidaturas de Kaefer para federal, Baratter (PSDB) e Adelino Ribeiro (PSL) para deputado estadual e Beto Richa para governador. Esta é uma demonstração de que o grupo de Kaefer vem se reformulando já pensando em caminhar separado do PDT do prefeito Edgar Bueno.

MAZUREK NO PPS

O ex-deputado federal por duas vezes pelo PDS, Antonio Mazurek assinou ficha no PPS de Cascavel e esta apto para disputar as eleições no ano que vêm. Já imaginaram! Será que vem por ai uma dobrada Mazurek e Menin? Ou será JD (João Destro) e Menin?
CALAMIDADE
Criticas ao político Edgar ou até mesmo ao gestor público Edgar Bueno, tudo bem. É verdade que abandonou o mandato de deputado no meio para ser prefeito e a cidade perdeu com isto. Mas salvo isto, vale salientar que nesta emergência provocada pelo vendaval, o prefeito foi incansável em buscar soluções que amenizem o sofrimente de muita gente, atingida e desabrigada.

VAPT & VUPT

*Do ex-vereador Fernando Fontana sobre a atual administração; “o Edgar não corresponde a minha expectativa”.
* “A cidades está um queijo suíço”, vereador Léo Mion reclamando das condições do pavimento das principais ruas de Cascavel.
* Tal filho, tal pai. Do ex-presidente do PPS, empresário Marcos Mion, pai do vereador Léo sobre o festival de estragos o centro da cidade ocasionado pelo vendaval desta quinta-feira; “se tivesse prefeito na cidade, teria mandado podar as arvores e os estragos seriam muito menores”.

2 comentários:

  1. Maleski:
    Sugiro correções:
    Gestação I: sugiro corrigir "comparar gestão com gestão" por "comparar gestão com gestação".
    Gestação II: O André é candidato a deputado estadual ao invés de candidato a vice-presidente da ACIC.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Lemainski,
    que seria de mim sem sua leitura qualificada. Correção feita.
    Grande abraço

    ResponderExcluir