COOPAVEL ALIMENTOS

31 de julho de 2009

COLUNA DO MALESKI

NOVA MUDANÇA
O ex-prefeito de Santa Tereza, Chico Menin nem esquentou o banco no PMN e já foi assentar-se no PPS do ex-deputado federal Rubens Bueno e do ex-vereador e atual Secretário de Esportes, Juarez Berté. A filiação aconteceu ontem, com a presença de Rubens e com o aval de Berté com um sorriso amarelo no cantinho da boca, de quem arruma sarna para se coçar. Ambos se declararam ontem pré-candidatos a deputado estadual. Berté permanece, pelo menos por enquanto presidente da provisória do partido e Menin assume a coordenação regional do partido.(Na foto acima, a nova cara do PPS de Cascavel).

PORTA ABERTA
Convergências e divergências a parte. Certezas e incertezas, a verdade é que Rubens dá passo importante para devolver ao PPS de Cascavel o glamour de outras épocas, quando o partido com Vilson de Oliveira no comando elegeu Lísias Tomé e Vander Piaia com chapa puro-sangue. Não é só com Berté e Menin (duas onças no mesmo capão) que pretende fazer bonito em 2.010 e construir caminho para retomar a prefeitura de Cascavel em 2.012. Ele conversou ontem para trazer de volta para o PPS, Vilson de Oliveira e outras viúvas de Lísias e ainda manteve encontro com o vice-presidente do PDT local, Sergio Terres, que lidera bloco dos descontentes com Edgar Bueno.

GRUPO FORTE
Se Rubens conseguir colocar na mesma seara seguidores de Berté, de Menin, de Sérgio Terres e de Vilson de Oliveira, terá dado passo importante para construir um grupo político fortíssimo e com condições reais de eleger pelo menos um deputado estadual no ano que vêm e disputar a eleição para prefeito em 2.012 com reais chances de vitória.

MONITORANDO
O ingresso de Menin no PPS era monitorado a distância pelo prefeito Edgar Bueno, especialmente interessado nesta mudança. De ligações estreitas com Berté e Rubens Bueno, tinha gente especulando que Menin trocou seis por três e na verdade caído numa armadilha que visa desestabilizar seu crescimento político. Segundo o Dr. Fontes, almoçando no Gandin ontem, o prefeito recebeu lacônica confirmação da filiação entre uma garfada e outra. Do outro lado ‘alguém’ informou; “ela acaba de assinar a ficha”. E o prefeito completou o diálogo imaginário respondendo “há, então ele já assinou...”.
INCOGNITA
Menin foi a surpresa nas eleições passadas e é a grande incógnita das eleições do ano que vêm. Ninguém sabe dizer até agora, nem mesmo o Marcon Diná, o que será de Menin para deputado estadual. Repete os 25 mil votos que fez para prefeito?

INCOGNITA
Marcon acha que a troca do PMN pelo PPS para Menin deverá lhe custar no mínimo 10 mil votos a mais do que precisava para se eleger. No PMN falava-se em 25 mil votos. No PPS precisará de 35 mil votos”, diz o vidente eleitoral. Mas por outro lado, no PPS a expectativa é que entre 7 e 8 deputados possam ser eleitos, enquanto no PMN as estimavas mais otimistas falam em dois (Na foto, sobre o olhar do ex-preisdente estadual do PMN Willy Taguchi e do ex-presidente do PMN de Cascavel, Jorge Menegatti, que também estão entrando no PPS, Rubens Bueno abona filiação de Menin).


REAJUSTE SALÁRIAL
O Sindicato dos Servidores Públicos de Cascavel ainda aguarda a oficialização da proposta do prefeito Edgar Bueno, que voltou atrás sobre o ‘aumento zero’ e decidiu conceder uma reposição de 6,04% (equivalente a inflação do ano passado), escalonada em duas parcelas. Ou seja, 4,04% agora em agosto e outros 2% em dezembro. No entanto, o presidente do sindicato, Noraci Nonato, espera a oficialização da proposta para realizar uma Assembléia Geral da categoria que havia decidido reivindicar reajuste mínimo de 10%. “Os servidores precisam decidir se aceitam apenas 6,04% ou não”.
GRIPE SUÍNA
O prefeito Beto Richa (PSDB) que iria ministrar palestra para acadêmicos da Unipar de Cianorte, não vai mais poder fazê-la porque a Unipar suspendeu todas as atividades acadêmicas presenciais em seus 10 campus até o próximo dia 10 de agosto. A medida visa conter o avanço da gripe AH1N1 no Estado.
ENCONTRO
Apesar da suspensão da palestra, o PSDB mantém para esta sexta (31) em Cianorte, quando realiza encontro suprapartidário , a partir das 20 horas, no Cine Teatro Cianorte (Shopping Urbano). Antes disto, Beto Richa e o presidente estadual dos tucanos, deputado Valdir Rossoni, fazem uma coletiva a imprensa, na Câmara Municipal, ás 18h30.
EDUCAÇÃO BÁSICA
No Brasil, mais de 600 mil professores da educação básica não possuem formação superior ou lecionam disciplinas diferentes da área de formação. Para minimizar a questão, o governo federal elaborou o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. O plano formará 330 mil professores e prevê cursos à distância. Mesmo os cursos presenciais terão duração inferior comparada aos cursos de licenciatura do país.
MOTOBOYS
Foi publicada ontem (30), no Diário Oficial da União a lei que regulamenta as profissões de motoboy e mototaxista. No Paraná, a expectativa é que o texto, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tire da informalidade mais de 50 mil profissionais. Hoje, apenas 30% dos cerca de 80 mil motoboys paranaenses têm registro em carteira de trabalho.

VAPT & VUPT
*Como medida de prevenção à nova gripe AH1N1, o Governo do estado decidiu ontem suspender as aulas em toda a rede estadual de ensino (escolas e universidades) até o dia 10 de agosto.
* O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, virá ao Paraná na próxima terça-feira (4) para anunciar investimentos para reforçar a assistência à saúde dos pacientes com a nova gripe.

Um comentário:

  1. É interessante o fortalecimento do PPS em Cascavel. Partido com identidade e comando que não precisa ficar se prostituindo em cada campanha. Quanto menos partidos, melhor.

    ResponderExcluir