COOPAVEL ALIMENTOS

29 de julho de 2009

COLUNA DO MALESKI

HIGIENIZAÇÃO
Sabiamente já dizia o escritor lusitano, José Maria de Eça de Queiroz (1845-1900) que “Os políticos e as fraldas devem ser mudados freqüentemente e pelas mesmas razões”. Portugal e Europa esta higienização é praticada amiúde. No Brasil, os eleitores ainda não apreenderam e insistem em reeleger candidatos. O caso Sarney está ai para todos verem como pode ser danoso manter alguém tanto tempo no Poder. Ficam com tanto poder que depois ninguém pode com eles.

RECORDE E COMPARE
Enquanto o povo não aprende a votar e expurga de vez da sociedade brasileira a profissão de “político profissional” – aquele cara que vive de política e se serve dela ao invés de servir – vamos continuar entregues a vontade de poucos e a mercê da corrupção e dos desmandos na vida pública. Quem tiver mais idade pode até comparar. A política brasileira pós-ditadura e a administração pública só pioraram de lá para cá. O conceito de ética, moralidade e compromisso com a população, foram abandonados e trocados pela lei de Gerson (o importante é levar vantagem). Até bem pouco tempo o Estado tinha o papel de servir e diminuir desigualdades. Hoje, vivemos em um Estado patrão. Uma indústria eleitoral, com milhares de servidores públicos, que geralmente consomem 50% de tudo que se produz em impostos.

PAGANDO TUDO
No poder público, tudo acaba em taxa, emolumento e imposto. Você paga para tirar carteira de motorista. Pagar pela água, pela luz, pela iluminação pública, pelo asfalto, pelo poste, calçada. Paga para se estabelecer, para morar, para coletar o lixo. Paga pelo transporte coletivo e paga até para morrer. Até a pouco, iluminação pública estava inclusa em seus impostos, asfalto, coleta de lixo era obrigação do Estado. Agora, serviço público que você não paga é escola pública, saúde e segurança. Embora nem sempre sejam de qualidade satisfatória.

RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA
Agora tudo mudou. Quem tem mandato, manda e não pede. Tem direito a mamata e tudo pago. Se fizer concurso é um cidadão de “casta” privilegiada. Não precisa se matar trabalhando. Tem estabilidade, qüinqüênio, quadriênio, triênio, biênio e anuênio, sem contar telefone celular, cartão corporativo, diárias e outras “comissões” (algumas delas inconfessáveis). Mas se o povo não mandar embora o ‘político profissional’, a providência divina tem se encarregado de renovar o Congresso. Segundo levantamento da coluna, de janeiro até agora, 17 deputados federais (3,5% do total) foram conversar com São Pedro.



GRIPE A
Quando serão tomadas providências e medidas preventivas e informativas para enfrentarmos a Gripe Suína. Tem gente dizendo que o nome Gripe Suína não é muito adequado para a epidemia. Discordo e acho que o nome gripe suína é oportuno e altamente significativo. Até porque as autoridades públicas só fizeram até agora “porcarias” para defender e prevenir a população desta gripe.

MEDIDAS EXTREMAS
No Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Cruz do Sul, depois de inúmeros casos confirmados e antes que venham algumas mortes, a Câmara de Vereadores proibiu a presença de público para acompanhar as votações de ontem. A partir de agora, toda a sessão ordinária será assim, sem povo. O motivo para este isolamento é que as autoridades legislativas não querem se expor a riscos desnecessários. O prefeito da cidade, Airton Artus já decretou Situação de Alerta Epidemiológico no município. A determinação visa evitar a aglomeração de pessoas.

PASSO DO SOBRADO
Também no Rio Grande do Sul, o prefeito da cidade de Passo do Sobrado, declarou situação de alerta em função da nova gripe e suspendeu por 30 dias todos os eventos organizados pela municipalidade. O prefeito, Caio Baierle solicita a colaboração de entidades e da iniciativa privada para observar a situação, que inspira cuidados. “Nós, do Poder Municipal, temos de zelar pela saúde pública e agir para impedir a propagação da gripe”, declara.

LETARGIA
Os últimos dados indicam que já são 816 pessoas mortas no mundo. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), já são 130 mil infectados. NO Brasil, 41 pessoas morreram oficialmente. Mas será que não é mais, como no Uruguai onde está sendo denunciada manipulação de dados pelo Ministério da Saúde. Pelo menos é isto que informo o Jornal El País. No Uruguai, os infectados pelo AH1N1 já representam 90% dos casos de gripe e já são 24 os mortos. Em Cascavel a coisa ainda anda sendo tratada como se a cidade fosse imune. Os esforços das autoridades parecem pífios para conter o avanço. Por exemplo, liberar o inicio das aulas, apenas com informações básicas, parece pouco. No Rio Grande do Sul, aglomerações já começaram a ser proibidas. Além disto, aqui também é possível que alguns casos estejam sendo maquiados ou escondidos. Por exemplo, na segunda-feira, uma professora grávida de oito meses veio a falecer por complicações de uma gripe. O laudo aponta para pneumonia. No entanto ninguém se certificou oficialmente ou descartou a possibilidade de contagio pelo AH1N1.
CORREDOR BIOCEÂNICO
O presidente Lula e o presidente Fernando Lugo (Paraguai) assinaram declaração de intenção de construir um corredor bioceânico. O projeto contempla a construção da ponte ferroviária entre Porto Meira e Presidente Franco, cujo canteiro de obra deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2010. O acordo também contempla o inicio dos estudos para a construção do ramal da Ferroeste de Cascavel a Foz do Iguaçu.

PINÇADAS
*Do sempre bem humorado presidente do PTB, João da Tropical sobre as condições financeiras de seu partido, hoje instalado na edícula da casa do próprio presidente. “Lá no PTB dinheiro não ‘farta’. Só falta”.

*Do presidente do PTC e quase pré-candidato a deputado federal pelo PSC, Leonaldo Paranhos fazendo apologia à renovação nas próximas eleições. “Vamos parar de votar nesta tropa que não faz nada”.

*Telespectador anônimo do programa Bate Rebate, sobre nota do Jornal Manchete Popular que afirmou que o assessor de Imprensa da Prefeitura Miguel Dias, dando uma de Salomé, foi pedir a cabeça na bandeja dos apresentadores do Bate Rebate (Luiz Nardelli e Fernando Maleski), ao Big Boss, Jorge Guirado.

*Diz e a hilária e original mensagem de celular. “Quem é o Miguel para pedir cabeças tão ilustres? O gaúcho tem que cuidar bem é da cabeça dele lá na Assessoria da Prefeitura. Em baile de cobra não se dança de chinelo”.

VAPT & VUPT
*O blog Reclame Consumidor (http//:blogreclameconsumidor@hotmail.com), da advogada Danielle Maganabosco, está comemorando a boa marca de 3 mil acessos em quatro meses. Sinal de que os consumidores cada vez mais esperto e busca informações especializadas para buscar seus direitos.
* O ex-deputado federal e professor Irineu Colombo, responsável pela implantação do IFPR em Cascavel, concede entrevista logo mais ás 9 horas na Acic, quando esperar esclarecer detalhes sobre o funcionamento da unidade e as etapas necessárias para sua implantação em Cascavel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário