COOPAVEL ALIMENTOS

4 de junho de 2009

NEGOCIATA



O prefeito Edgar Bueno (PDT) saiu de trás do toco, cuspindo marimbondos para rebater critica bem construída do prestigioso e incontestável comentarista Paulo Martins. Decano do rádio, da tevê e de jornais, que em sua coluna na Gazeta do Paraná levantou fortes suspeitas sobre a benevolência de empresários que estariam antecipando a 'doação' de 15 mil metros de área de terra de um futuro loteamento. O jornalista, que não é nenhum bocó, tem a devida credibilidade para levantar suspeitas e certamente, com seu faro bem informado, já cheirou na ‘negociata’ em questão o odor característico do negócio limpo por cima, mas muitas vezes imundo por baixo. As aparências quase sempre enganam. Neste caso, a aparência é de benevolência de cidadãos, que mereceriam o titulo de beneméritos, tamanho o desprendimento e a falta de interesses ou desejo de levar vantagem.

ANTECIPAÇÃO?

No entanto, a área a ser doada na verdade é apenas uma antecipação do que já é devido ou município, caso o plano diretor aprove a criação de mais um mega-loteamento. Como disse um jornalista amigo meu, “dão um pirulito para o povo para ficar com a panela do doce”. No caso do prefeito Edgar Bueno, que ainda está devendo explicação sobre aquela negociação em modelo de permuta do Julieta Bueno (perguntem ao Salazar e Julio Cesar que eles explicam o tamanho do prejuízo), é sempre prudente avaliar tudo que há a vista e o que não está à vista de todos em tamanho negocio. Se não vejamos, numa conta, a grosso modo, já descontando os 35% de área devida ao município, dá e sobra para colocar um monte de IFETS. E ai sobraria para os benevolentes empresários a possibilidade de colocar a venda perto de 1.800 lotes, ou seja, um novo Jardim Floresta e mais o Clarito junto. Lógico que tudo isto com o aval e a benção dos nossos benfeitores gestores públicos. Bem conveniente este tipo de antecipação, não acham?


PLANO DIRETOR

E o plano para planificar toda a negociação, passa pelo Plano Diretor. Que aprovado, legaliza e garante a lisura total de tudo. Para qualquer loteamento ser aprovado é preciso, por força de lei, conceder ao município 35% da sua área, para construção de ruas, praças públicas, terrenos para escolas, creches, postos de saúde e outros equipamentos sociais. Por tanto, ninguém está dado nada de graça. Não é raro ver em Cascavel, a prefeitura se valer destas áreas para transações, em nome do interesse público, que nem sempre são para o bem de todos. Não é raro ver faltar área para construir-se uma nova escolas, ou ampliar as já existentes.

BOCA NO TROMBONE

No entanto, ontem, o prefeito depois de longa temporada ausente da Rádio CBN, onde já manteve inclusive programa próprio para auto-promoção, desfilou duras criticas contra o jornalista a quem chamou de mentiroso, por levantar suspeitas sobre o que há por trás da transação que parece usar o IFET como cortina de fumaça para uma outra transação, exposta ontem, durante a audiência pública para discutir o plano diretor. Representantes da comunidade da região norte reivindicavam o IFET, mas para acontecer à doação, era preciso que fosse aprovada ontem, a criação de mais uma ampliação da área urbana da cidade e que uma área de aproximadamente 30 alqueires, destinada a comercialização de chácaras pudesse se transformar em loteamento, com lotes a partir de 200 metros quadrados. Na platéia três especiais interessados, Maculan, Mantovani e Nelsinho Padovani, que consorciadamente esperam a aprovação no "Plano Diretor" para poder lançar mais um mega-empreendimento imobiliário para o crescimento da cidade e, dos lucros é claro. Acompanhe o áudio a entrevista do prefeito Edgar Bueno concedido a CBN em que desanca o pau no colunista Paulo Martins e no radialista Valdomiro Cantini, por tabela. (clik para ouvir).

Nenhum comentário:

Postar um comentário