COOPAVEL ALIMENTOS

6 de março de 2009

METENDO O BICO


A decisão do PMN de abrir as portas para o prefeito Chico Menin, velho desafeto do poderoso deputado federal Alfredo Kaefer, promete render munição para uma terceira guerra mundial. Kaefer quis cabrestear o PMN de Willi Tagushi e quebrou a cara. Manobrou nos bastidores a entrega do partido para seu afiliado Adelino Ribeiro, que já havia sido presidente da sigla e 1º suplente do partido. No entanto, apesar de toda a pressão o PMN acabou nas mãos de Menin e a presidência da comissão provisória do partido também deve acabar na mão do ex-prefeito.
A bronca de Kaefer é porque o PSL que pode abrigar Adelino e é comandado por trás dos panos pelo próprio Kaefer, o PTC de Leonaldo Paranhos e o PMN agora de Menin pode estar coligados. Para melar a aliança vejam notas publicas no Jornal Hoje e a repercussão imediata do presidente estadual do PMN Willy Tagushi.

Alianças e projeções I
As eleições de 2010 já são assunto dominante nos partidos políticos, que andam fazendo projeções e ensaiando alianças com um ano e seis meses de antecedência. É o caso do PMN, que tem a pretensão de repetir a frentinha que levou Willy Tagushi à Assembléia Legislativa em 2006, unindo PTN, PSL e PTC, entre outras siglas. Todavia, a filiação do ex-prefeito de Santa Tereza do Oeste Francisco Menin pode inviabilizar algumas parcerias.

Alianças e projeções II
O PTC, por exemplo, filiou Leonaldo Paranhos, que disputaria o mesmo eleitorado de Chico Menin caso saia candidato. PSL e PTN, cuja tendência é caminharem juntos, namoram a filiação do suplente de deputado Adelino Ribeiro, o que também inviabilizaria uma união com o PMN, que, neste caso, terá de procurar novos caminhos, sob o risco de ficar sozinho e não fazer frente a ninguém


OUTRO LADO
A respeito destas duas notas publicadas na coluna “Giro Político”, do Jornal Hoje, de propriedade do deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB), tomo a liberdade de expor ao Blog do Maleski a minha interpretação: “Conheço e tomei apreço por Paranhos e Adelino e julgo cruel com eles a temeridade contida nas notas numa eventual disputa contra o ex-Prefeito de um município de 9.378 habitantes, menor que a maioria dos bairros de Cascavel.

TEMOR
Diz Tagushi; “Tenho convicção de que, quem quer ser deputado por Cascavel, não pode temer uma disputa contra quem quer que seja. As notas parecem ter o objetivo de isolar o PMN e para tanto, contudo, desmerecem estas duas lideranças (Paranhos e Adelino). Só faltou o articulista sugerir a ambos que primeiro disputassem a Prefeitura de Santa Tereza, antes de quererem serem deputados.

COLIGAÇÕES
“De parte do PMN continuamos com nossa luta de alinhavar uma coligação com partidos que tenham candidatos regionais, verdadeiros deputados distritais, conhecedores de suas realidades locais. Hoje, quase 3/4 da Assembléia é formada por deputados da região metropolitana de Curitiba, deixando desequilibrada a representação política estadual. Nosso partido, com a ajuda de todos, conseguiu 90 mil votos nas eleições de deputado estadual em 2006 e de lá para cá ampliamos nossa representatividade. Pretendemos chegar ao patamar de 140 mil votos em 2010 e buscamos parceiros para aumentar a representatividade política do interior do estado”, comentou Tagushi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário