COOPAVEL ALIMENTOS

3 de março de 2009

COLUNA DO MALESKI

CEI DA COHAVEL
Não vai sobrar tijolo sobre tijolo. A CEI da Cohavel, pelo andar da carruagem vai acabar virando CEI do Celular. Aguardem para ver. Se não der pizza vai dar celular. Ontem o presidente Marcos Damaceno definiu os integrantes da CEI que vai investigar supostas irregularidades na Companhia Habitacional, durante o final da gestão de Vilson de Oliveira. Serão os vereadores Marcos Rios (um dos autores das denúncias na imprensa), Valdecir Antônio Nath (PDT) e Léo Mion (PSDB), Os três ainda não decidiram quem é quem, mas Rios quer a presidência e Mion quer ficar só como membro. Então, quase tudo certo para começar a investigar.

TREMENDÃO
A CEI mal foi nomeada e as tijoladas já começaram. Depois de um festival de boataria em torno de supostas irregularidades na venda de terrenos, apartamentos, uso inadequado de verbas, como o caso dos R$ 321 mil do Fundeb, destinado a reforma de escolas, mas gastos em outras obras. Agora foi à vez do uso de telefone celular irregularmente. Ontem o ex-presidente Vilson de Oliveira mandou recado no estilo; “pode vir quente que estou fervendo”, relembrando Erasmo Carlos nos tempos da Jovem Guarda.

GRAVAÇÃO
No programa do Valdomiro Cantini (CBN), Vilson abriu o bico e confirmou que tem gravações de celular comprometedoras. Teria sido por isto que não devolveu o dito celular? Enquanto não surge uma resposta conclusiva fica a versão de ontem, quando disse que o celular dele também dá uma CEI. Não revelou quem e nem o que está gravado, mas garantiu que é o caminho das pedras para uma nova CEI. A suposta conversa telefônica revela um ‘acerto’ nebuloso. Em outra emissora (Rádio Globo) despejou ‘caca’ em cima do vereador Marcos Rios, integrante mais disposto a fuçar as contas do Vilsão. “Eu sei onde foi parar aquele Gol da Câmara de Vereadores que evaporou nas mãos do Rios. Se quiser dar uma de moralista, vamos lá”, desafiou.

ESPICHÃO I
A CEI foi instalada para investigar as contas especificas do período em que Vilson de Oliveira esteve à frente da Cohavel. No entanto tem gente doida para espichar o assunto e investigar até a gestão de Juarez Berté e outros. O vereador Julio César Leme da Silva (PMDB) é um que não deixa por menos, quer devasse no mínimo sobre os últimos 8 anos. Para a sociedade o que interessa é que a CEI não acabe como a CEI do Ginásio de Esportes e das Diárias. Pura pirotecnia que acabou arquivada com o encerramento da legislatura passada e não disse nada. Ou como a CEI dos Medicamentos que - como bem disse o Cacau Negreiros (TV Tarobá) - de prático, não apresentou “necas de pitibiribas”. A CEI da Cohavel tem 90 dias para apresentar um relatório.

ESPICHÃO II
Quem deu uma espichada mesmo foi o prefeito Edgar Bueno. Fez do carnaval de Cascavel um “Carnafolia” do Nordeste. Aqueles carnavais que começam uma semana antes e só termina uma semana depois. O prefeito espichou tanto que não prestigiou nem a abertura do carnaval de Cascavel. Foi curtir o Carnaval em Camboriú e descansar destes cansativos primeiros 50 dias de governo, Não voltou na quarta-feira de cinzas; nem na quinta; nem na sexta e só foi aparecer para o expediente, segunda-feira e em Curitiba. Será que errou o caminho de volta para casa? Descansar todo mundo merece, mas tem limites. Se o prefeito está cansado agora - no inicio do governo – imaginem como estará extenuado no final. Talvez nem queira disputar reeleição para não se cansar.

NO PÁREO I
O ex-vice-prefeito e por duas vezes quase deputado estadual, Leonaldo Paranhos assinou ficha ontem no PTC do vereador Mário Seibert. Paranhos por duas vezes andou beliscando a eleição para deputado estadual. Só falhou porque sempre disputou pelo PMDB onde são necessários muitos votos para conseguir sucesso. No PTC, Paranhos pode ter a chance que lhe faltou, apesar dos mais de 30 mil votos nas duas campanhas.

NO PÁREO II
A eleição do ano que vêm para deputado estadual promete novo recorde de candidatos em Cascavel. A cidade é pródiga em fazer escolhas erradas para representá-la, ou então divide tanto os votos que não elege ninguém. Mas desta vez pode ser a chance dos Nanicos. Em Curitiba há poucos dias houve uma reunião para que PTdoB, PTC, PMN, PSL e PTN andem juntos e fechem aliança na proporcional independente dos grandes partidos. Na matemática deles, os nanicos podem eleger 3 ou mais deputados. Se confirmada a aliança teremos algo inusitado em Cascavel; Paranhos, Menin e Adelino disputando eleição pela mesma aliança.

MAIS CLARO IMPOSSÍVEL
Não sobrou pedra sobre pedra, na participação dos Comunistas Ivens Cordeiro e Gilberto Araújo (candidato a vice-prefeito do PCB na chapa do Ivanildo Claro), no programa BATE REBATE (Canal 21). E o Gilberto é mais “claro” que o Ivanildo. Entre outras cosias disse que “o Lísias fazia mais em 6 horas de expediente do que o Edgar faz em 12 horas”. E chamou quase todo mundo de nazista, inclusive os empresários que querem abrir o comércio aos domingos. Imaginem; comunista elogiando o Arcebispo Dom Mauro!

PAU NOS BODES
Gilberto denunciou mesmo foi à doação de lotes nobres para a “bodaiada” de Cascavel. No apagar das velas da legislatura passada, os vereadores Otto Reis e Jadir de Mattos (atual vice-prefeito) fizeram aprovar (em 16 de dezembro) a concessão de direito real de uso para área de mais de 30 mil metros quadrados, no loteamento Jardim Santo Antônio, próximo a FAG, para a construção do Centro de Eventos Maçônico de Cascavel. Vai ter salão de festas, churrasqueiras e bosques com o uso de área de preservação permanente. O Gilberto práticamente mandou todo mundo 'pastar', tamanha a indignação com o favoritismo explicito. Se todo o ‘clube’ tiver direito a cessão real de uso, a solução para pobre, mendingo e sem teto, será montar uma ong, associação ou entidade similar para conquistar a casa própria?
NÃO OFENDE
Da famosa série perguntar não ofende. Se vão fazer 'chacrinha' com terreno do povo para agradar os 'irmãos maçons' como é que fica aquela promessa do Edgar de fazer desta mesma área a famosa Praça das Águas. Será mais uma promessa que via ir por água a baixo?

VAPT & VUPT
*Perguntinha que não quer calar. Qual o motivo para a desfiliação da Regina Sperança do PDT? Estou curioso para saber os motivos. Afinal, a Regina há anos é braço direito (pernas, tronco e membros) do prefeito Edgar. Se a Regina não foi reconhecida, quem será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário