COOPAVEL ALIMENTOS

15 de fevereiro de 2011

REFORMA ADMINISTRATIVA – Edgar muda governo (Especulações e elucubrações)

O prefeito Edgar Bueno (PDT) confirmou em parte a reforma de governo que desde dezembro do ano passado estaria na marca do pênalti para chutar, mas acabou segurando por conta das muitas especulações e vazamentos de nomes. Ontem confirmou na Câmara de Vereadores de forma oficial que irá criar duas novas secretarias em seu governo, a Secretaria de Comunicação, que já existia e foi extinta no governo Lísias Tomé e a Secretaria Antidrogas que entre outras coisas assumiria o complexo do Seminário do Brasmadeira que deve ser transformado em clinica para tratamento de drogaditos.
Além destas, está em estudo a criação da Secretaria do Idoso ou da Infância e Juventude (ou quem sabe os dois juntos), enfraquecendo a estrutura da Secretaria de Ação Social.  

ANTECIPAÇÃO
O anúncio da criação das novas secretarias deveria acontecer no sábado, mas acabou antecipado após o governo descobrir que setores da imprensa já tinham acesso a estas informações e que culminou no questionamento do vereador Mário Seibert sobre se o prefeito promoveria reforma política (administrativa) em seu governo, tendo em vista que alguns secretários não estariam correspondendo às metas do plano de governo.

ESPECULAÇÕES I
O prefeito não anunciou uma reforma mais ampla, como anda se especulando, mas os indicativos de que isto pode acontecer ganhou força após a realização pela manhã de extensa reunião para avaliação de metas do governo. No final do encontro, teve secretário que saiu perdendo o rumo. Os vereadores da base tem reclamado de alguns secretários que não estariam correspondendo. Além disto, é crescente a especulação de que o prefeito possa unir o útil ao agradável e promova já o ingresso de alguns partidos em seu governo com vistas a eleição de 2012, quando deverá ser candidato a reeleição. Há que lembrar que o PDT do prefeito tem pouco mais de um minuto de tempo de TV e vai precisar atrair para seu grupo, partidos como o PMDB e o PT que estiveram coligados com o PDT de Osmar Dias para o governo do Estado.

ESPECULAÇÕES II
Por conta disto, retornam aos bastidores da política especulações sobre pastas e nomes que podem abrir espaço para uma pré-aliança com vistas a eleição de 2012. Nesta esteira, não seria de causar susto se setores do PMDB sejam atraídos para a prefeitura, com o desmonte do governo Roberto Requião. Fala-se nos nomes de Walter Parcianello para Cultura ou Esporte. De Piotre Laginski que poderia assumir a Agricultura, na cota do PMDB. Na cota do assanhado PTC do vereador Mário Seibert, a Secretária de Ação Comunitária, hoje nas mãos de Algacir Portes do PDT. Especula-se ainda que Valdecir Nath possa estar de volta a Educação. Outra pasta na lista de apostas das mudanças é a Cultura, que pode ficar nas mãos de Marcos Vinicius Pires de Souza ou da própria Maristela. Esporte pode cair nas mãos de Walter Parcianello e Berté parar na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Suzana é especulada para o Empresa Fácil e Piotre Laginski para Agricultura. O prefeito não confirmou este remanejamento de nomes dentro de cargos do governo, mas é crescente os comentários de que alguma mudança além da criação de três novas secretarias é possível. (Como já dizia aquele 'calunista' amigo meu: Será verdade? 

3 comentários:

  1. ca entre nos, como e bom ser prefeito se brinca com o dinheiro do povo, criando-se empregos para abrigar os companheiros futuros de eleiçoes, assim fica facil, afinal e so dinheiro do povo uma secretariazinha a mais que mal vai fazer

    ResponderExcluir
  2. tudo vale no jogo da politica, ate os desempregados e inimigos de ontem podem voltar a ser companheiros e olha isso tudo e feito com o dinheiro do consumidor pois essas secretarias custam dinheiro, esses cabides de empregos sao pagos por todos os cascavelenses, o edgar de ontem ja era, nem se preocupa de manter mais aquela imagem de mao fechada agora abriu a mao com o dinheiro do povo

    ResponderExcluir
  3. Piotre Laginski, “polaco de Cascavel”

    Denominado pelo ex-governador Pessuti como o “polaco de Cascavel”, tem o exemplo de trabalho e o orgulho de seus avós terem sido pequenos lavradores que tiveram muitos obstáculos e souberam superá-los.
    Ainda, com orgulho tivemos em nossa presença seu tio, o saudoso frei Simão Laginski, conhecido em nossa região,e que muitas saudades deixou pelas boas mensagens que traduzia no seu jeito de ser e a disponibilidade a todos.
    São alguns exemplos que fizeram parte na formação do caráter do Piotre, dando-lhe sensibilidade suficiente para entender as dificuldades do lavrador e os enormes problemas quando este abandona o trabalho na “roça” para buscar emprego e renda nas grandes cidades. E assim, quando secretário especial do governo do Pr, alinhou-se ao "jeito caboclo” do Pessuti, outro profundo conhecedor das carências de quem vive na roça, e de lá saem e passam a viver à margem nos grandes centros urbanos.
    Sem adentrar em outros méritos, estes já são suficientes para entender porque o nome Piotre se revela em trabalho, dedicação e resultados...

    Luís Adolfo Kutax, advogado Câmara Vereadores Lapa/PR

    ResponderExcluir