COOPAVEL ALIMENTOS

28 de junho de 2010

PREGISTIAMENTO OU CASTIGO?

*Charge do Paixão na Gazeta do Povo (PR)



A convocação do senador paranaense, Alvaro Dias (PSDB) para ser candidato a vice-presidente de José Serra, a esta altura do campeonato, mais se assemelha a um castigo do que um reconhecimento por tudo que representa na política nacional. Se não, recordemos que o senador foi desprezado pelo PSDB do Paraná, que o descartou como candidato ao governo e poderia ter sido o candidato de consenso, o que tiraria o irmão Osmar Dias da disputa. Por sinal, esta era a formula ideal e mais vantajosa para a candidatura de José Serra no Paraná porque deixaria a sua adversária Dilma Rousseff sem um palanque com viabilidade de vitória. Descartado da disputa ao governo, acabou consolado pelo comando nacional tucano com uma promessa, não cumprida, de torná-lo líder da bancada. Agora, nesta altura do processo, parece que os próprios líderes nacionais do PSDB decidiram submeter Dias a algo equivalente, nesta altura, a uma punição: ele é o escolhido pelo PSDB a vice de Serra. Mas isto acontece justamente quando a eleição para a presidência parece que ‘foi para a cucuia’. Ao mesmo tempo, entra na frigideira do DEM, que rejeita ser apenas figurante numa aliança com o PSDB.


OS NÚMEROS
A última pesquisa Ibope coloca os tucanos literalmente dentro do toco. Os números são altamente desfavoráveis e parece que a eleição já está praticamente perdida pelas oposições para ao governo Lula. Com aprovação do governo em 70%, com aprovação dos eleitores sobre o desempenho de Lula beirando a casa dos 80%, o apelo pela continuidade se sobressai e esta continuidade já está encarnada em Dilma Rousseff. Não é crível que o PSDB queira reverter esta tendência valendo-se de um pré-candidato do Sul, apesar da torcida e da qualidade do senador Alvaro Dias, porque no sul é uma das poucas regiões onde Serra tem vantagem de 42% contra 34% sobre Dilma.

JOGANDO
Houve quem classificasse a noticia de Alvaro como vice de Serra como um factóide para desestabilizar a candidatura do irmão, senador Osmar Dias (PDT) no Paraná e que, se encaminha para a oposição a José Serra. De qualquer forma o senador Osmar Dias tem declarado a amigos intimos que é candidato em qualquer circunstância. A sua unica duvida até agora é com o PT, de quem continua insistindo na candidatura de Gleisi como vice como forma de comprometer o PT no primeiro e no segundo turno em sua campanha para governador. Pelo sim e pelo não, o presidente Lula mandou chamar todos a capital amanhã. Lá devem estar para mais uma decisiva e quem sabe derradeira rodada de negociações onde estarão a mesa, Osmar Dias, Roberto Requião, Orlando Pessuti, Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário