COOPAVEL ALIMENTOS

3 de novembro de 2009

POSSE DE GURGACZ É ADIADA MAIS UMA VEZ


Estava previsto para esta terça-feira, ás 17 horas, a posse do senador Acir Marcos Gurgacz, cascavelense, filho do empresário Assis Gurgacz (Eucatur-FAG), no lugar do senador Expedito Júnior (PSDB-RO) cassado por abuso do poder econômico e compra de votos na campanha de 2006, cujo decisão proferida pelo TRE-RO, acabou confirmada na semana passada pelo Supremo Tribunal Federal.

REPRESENTAÇÃO
No entanto, o senador tucano, cassado, entrou com um representação ontem junto a Mesa do senado pedindo amplo direito de defesa e a Mesa decidiu pelo encaminhamento da representação a CCJ da casa para o rito sumário. A manobra na verdade, vale-se de forte influência política e ao mesmo tempo esperteza jurídica por parte de Expedito. Que desta forma ganha mais tempo para cumprir seu plano de ser candidato ao governo do estado de Rondonia no ano que vêm. Acontece que como seu mandato foi cassado em 2006 e condenado a três anos de perca dos direitos políticos, caso permaneça no cargo até o fim do ano, estaria tecnicamente livre para disputar a eleição para o governo em 2010.

RECURSO

Na prática a Mesa do Senado, reunida no inicio da tarde de ontem, decidiu enviar à Comissão de Justiça e Cidadania (CCJ) o recurso impetrado pela defesa do Senador Expedito Júnior, contra a decisão do Supremo Tribunal Federal de cassar o mandato do parlamentar por abuso do poder econômico e compra de votos na campanha de 2006. Estavam presentes à reunião da Mesa Diretora os senadores José Sarney (PMDB-AP), presidente da Casa, Heráclito Fortes (DEM-PI), Mão Santa (PSC-PI), Adelmir Santana (DEM-DF), César Borges (PR-BA), Cícero Lucena (PSDB-PB) e Serys Slhessarenko (PT-MG). Segundo Sarney, apenas ele votou contra o recurso e Serys Slhessarenko se absteve durante a votação.

PROTESTO
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse à imprensa que os advogados do partido estudam a elaboração de uma petição para pedir a prisão dos membros da Mesa do Senado, que, a seu ver, estaria atropelando uma decisão da Corte máxima do país. “Isso é mais uma demonstração de que o presidente Sarney se considera acima da lei, de Deus, de tudo”, disse Cristovam.
O advogado de Gurgacz, Gilberto do Nascimento, informou que ingressará no STF com representação contra os membros da Mesa Diretora do Senado por crime de desobediência.

Um comentário:

  1. Maleski isto ai é uma palhaçada, até quando vamos ter que aturar o calhorda do Sarney. Jesus esta voltando fora os vendilhoes do templo. jair bordignon

    ResponderExcluir