COOPAVEL ALIMENTOS

9 de outubro de 2009

CACOFONIA OU PREMONIÇÃO ?

Qualquer paralelo local com a frase a cima, mesmo sem cacofonia não é de se estranhar.

Tem gente que coloca em duvida a capacidade administrativa do prefeito Edgar Bueno, mas ninguém deve ter muita duvida de que em termos de português e marketing o gestor vai de mal a pior. Salvo a gestão já esteja prevendo que no final das contas, o que vai dar não é o que se escreve e sim o que se ouve ao repetir o termo de forma acelerada. O genial slogan da administração Edgar Bueno é “Trabalho e Responsabilidade”. Nada mais do que o mínimo a se esperar de alguém que é prefeito pela segunda vez e ganha R$ 15,400,00 por mês pelo serviço. Agora repita comigo bem rápido; Trabalho e Responsabilidade; Trabalho e Responsabilidade; Trabalho “i’ responsabilidade”.

EUFONIA
O desejável para um slogan é a eufonia, ou seja, a escolha harmoniosa dos sons. Conceito totalmente oposto ao da cacofonia, que leva a confusão. Veja alguns exemplo; “por cada”, “boca dela”, “essa fada”; “vez passada” ou ainda “vou me já” que falado acaba por virar “voumijá”. No final dos verbos infinitivos, na linguagem oral as frases “vou me já” e “vou mijar” acabam tendo a mesma estrutura fonológica! Daí que “Trabalho e Responsabilidade” é uma cacofonia da grossa. Falado vira “Trabalho irresponsabilidade”. Um chute na trave do prefeito e de seus marqueteiros, que deveriam ter optado pela frase “Trabalho com Responsabilidade”, se é que existe isso!.

O cachimbo entorta a boca e a cacofonia entorta a boca do Tiger Woods.

Um comentário:

  1. O maior mico de marketing palaciano é o poder público estar usando vultuosa verba para divulgar obras que nem saíram(internet grátis) ou que não foram realizadas pela atual administração (conjunto Sanga Funda). Pior do que não fazer é gastar em cima daquilo que não foi feito. Já foram mais inteligentes!... Pode prejudicar o André.

    ResponderExcluir