COOPAVEL ALIMENTOS

6 de outubro de 2009

AINDA SOBRE DANIELA


Caro Antônio:
(Em resposta ao comentário do leitor)
Você tem razão em parte. Muito bem lembrado esta falta da disciplina de OSPB (Organização Social e Política Brasileira). Como anda fazendo falto entender mais sobre política, sobre políticos, sobre as estruturas do poder e aprender moral e cívica. O papel do cidadão na sociedade. Aprender que não basta apenas levar vantagem em tudo, mas retribuir as oportunidades que conseguimos em nossa sociedade, porque o ser humano é essencialmente um ser social. Uns dependem de outros.

GRIFE ELEITORAL
Educação física, esporte, escola em tempo integral (como alguns políticos prometem como grife eleitoral), educação profissionalizante, são um caminho. Agora não dá para esperar mais. A educação de hoje, não vai concertar o jovem de amanhã. Arisco a dizer, que estamos perdendo para as drogas, para a corrupção, para a imoralidade e a impunidade milhares de jovens. Condenando outros ao fracasso e aparelhando-os mal.

IMPUNIDADE
A legislação atual para a criança e o adolescente foi uma evolução em muitos aspectos, mas peca em tantos outros. Os Conselhos Tutelares não são tão eficientes, porque não há punição. Ninguém pode matar e sair impune e, isto ‘só acontece’ no Brasil. Ninguém pode roubar dinheiro público e sair impune e não ser obrigado a devolver cada centavo. O Brasil não pode continuar a sustentar uma máquina pública inchada - que arrisco dizer é hoje a maior indústria mundial. Uma indústria de altos salários, de burocracia, corrupção, mordomias, impunidade, cartões corporativos, passagens aéreas, sanguessugas, mensalões, licitações viciadas, terceirizações nebulosas, concorrências públicas de cartas marcadas e outros desvios de conduta que desanimam.

NULIDADES
Como dizia sabiamente o senador Rui Barbosa em 1914, que “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto". (Clique aqui e leia mais no Blog do Maleski 1 crônica publicada na “Vejinha” bastante oportuna para o tema em questão).

DISCORDO
Por isto, caro Antônio, permita-me discordar em parte de sua opinião. No tocante a dar tempo. Insisto que algo precisa ser feito agora. A hora é agora, não espere acontecer. Podemos mudar a sociedade para melhor. Não dá para delegar e não participar. É preciso cobrar. Se indignar. Reclamar. Protestar. Vamos arregaçar as mangas e lutar por nossas crianças. Por nossas Daniela’s e tantas outras que não merecem a sorte que tiveram. Complacência tem limite. Não é possível que casos assim fiquem impunes. A lei brasileira é imoral neste sentido. Em Países evoluídos, casos assim são punidos com prisão longa e dura. Além disto, não é admissível que a visão de educação seja apenas escolas. É mais que isto. É esporte, moral, cultura, família, religião e um conjunto todo de conceitos que correspondem à responsabilidade social que hoje estão desvirtuados dentro de nossa sociedade.

DETECTOR DE METAL

Detector de metal, revista nas escolas, guarda municipal, câmeras de vigilância e até penas mais duras que podem chegar a prisão perpétua e quem sabe pena de morte, não devem ser descartadas da discussão por uma sociedade melhor. O infrator não pode ter vantagens sobre a vitima. Não é possível que instituições corruptas continuem e envergonhar o país e prosperar na impunidade como casos como o ‘mensalão’ e atos secretos do senado que escandalosamente desnudados pela imprensa acabam apenas como mais um registro da vergonha nacional, sem punição. Ficha limpa na política brasileira é “lenda”. Já não há mais como separar o joio do trigo, se é que ainda existe trigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário