COOPAVEL ALIMENTOS

8 de agosto de 2009

COLUNA DO MALESKI


EMFIM UMA BOA NOTÍCIA
O Frangão vai revitalizar os terminais de transbordo!!! Uma boa noticia em meio a bandalheira nacional. No Senado, a vergonha pública de ver alguns senadores ‘desavergonhadamente’ defendendo o indefensável. E vejam o nível dos nossos governantes; dois ex-presidentes envolvidos e enterrados até o pescoço no lodaçal da corrupção, do nepotismo, dos desmandos, das trocas de favores. Não sei para que servem estes senadores, mas está desnudo do que se servem e se fartam. Na minha opinião, para o antro que tornou-se o senado, só há uma solução: a extinção. Por isto, salve! Salve o Frangão! Que se não aparece, pelo menos resolve.

‘PORQUISSE’
No resto do país, não é muito diferente
do senado.
Não é preciso lupa para flagar a incompetência,
o desrespeito com quem deve realmente ser servido. E você paga imposto e não pode reclamar; é lei! No Paraná, as autoridades sanitárias estão ‘brincando’ de fazer ‘porquisse’ com a Gripe Suína. O Temporão passou um tempão mentindo que o governo estava preparado para enfrentar a pandemia de gripe e não estava. Na verdade, no país inteiro, não estão preparados para cuidar nem de diarréia, lombriga, diabetes e outras doenças corriqueiras, que até estatisticamente matam e podiam ser tratadas quem sabe até com sulfa.

DERROTA
O governo e as autoridades sanitárias perdem de feio a briga para os mosquitos da Dengue e da Malária a anos. Ai me vem ‘uma besta’ da regional e diz, que a gripe comum mata mais que a gripe viral AH1N1. Loucura!. É não fica nem vermelho... E ainda recebe salário pela incompetência que lhe emana dos poros? Louve-se aqui o esforço do Secretário de Saúde, Ildemar Canto e do prefeito Edgar Bueno e do Promotor de Justiça, Ângelo Ferreira e o vice-prefeito Jadir de Mattos, que injustamente andaram levando parcela de culpa por algumas ações. Estes, pelo menos fizeram algo e estão correram atrás. Buscam combater com o que tem a mão esta epidemia. Já não possso dizer o mesmo de outras autoridades sanitárias.

NOTA ZERO
Para as autoridades estaduais que emperram a tomada de providências, burocratizam as soluções. Para a Regional de Saúde que segue 'protocolo de combate' para atravancam o progresso e atrapalhar a cura. Tratam a população como meros números de uma estatística. Até parecem crer que o número de mortos é aceitável. Passam a falsa mensagem de tranqüilidade. Esperam que o próprio tempo e a providência divina trate de debelar uma epidemia perigosa. Que a gripe passe como uma onda. Que importa se alguns até podem morrer. Mas é só uma onda. Realmente fica muito mais fácil jogam a culpa nas pessoas que não se previnem e assim por diante. Enquanto isto continuam a “maquiar”, ou se não fazem isto, retardam a divulgação e a confirmação de casos para passar um clima de controle.

CADÊ OS EXAMES
Lamentável e irresponsável esperar-se 20 dias ou mais por um exame. Lamentável tratar pessoas pelo ‘achômetro’! Irritados, alguns médicos da cidade chegaram a se rebelar. Foram a mídia alertar e alardear para provocar medidas. Chegou-se a colocar como causa mortis AH1N1 para fazer os acomodados mexerem-se. Agora, graças a estes ‘rebeldes-heroicos’, parece que vamos ter exames e aos poucos a realidade, seja ela terrível ou tranqüila ira aparecer.

FATALIDADE
Uma jovem morreu e foi sepultada na sexta-feira (com caixão lacrado), com amigos e familiares obrigados ao uso de máscaras e desinfectando-se com álcool gel a todo instante, sem saberem ao certo de que morreu. Gripe suína ou gripe comum. A verdade é que o número de mortes por infecções (bronco-pneumonia) aumentou escandalosamente nos últimos dias. Se é ou não gripe suína, a Regional de Saúde e o governo do Estado não informam e nem fazem os exames com rapidez. A mulher foi no PAC, trataram como bronco-pneumonia, não fez exame, piorou, voltou a ser internada com febre alta e resumo da novela; morreu! E porquê? Será que é exagero dizer que possivelmente uma das causas foi a falta de exame para detectar se era ou não o vírus da gripe A H1N1?

NULIDADES I
O governo do estado do Paraná divulga nota hoje dizendo que vai manter o “protocolo” de combate à nova gripe. Ou seja, só vai coletar amostras para a confirmação da nova gripe em casos graves, pessoas internadas e óbitos. Mas depois de morto adianta pouco, não acham. O governo não quer registrar na estatística os inúmeros casos de gripe severa, que causam sintomas sérios, mas não evoluem para internamento e até óbito. Recomenda então somente que os médicos indiquem o tratamento adequado, seja ele sintomático ou antiviral. Quer dizer, pessoas como esta atendida no PAC e que recebeu tratamento sintomático quando deveria ser antiviral, continuaram morrendo? De quem será a responsabilidade no final?

NULIDADES II
Para estes, que insensivelmente só pensam no custo, no recurso, no dinheiro, na economia, e não nas vidas vai uma singela homenagem traduzida nos versos do sábio jornalista, advogado e cidadão “B”rasileiro com “B” maiúsculo , Rui “B”arbosa que muito bem desabafou certa feita com estes em ‘versos’: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário