COOPAVEL ALIMENTOS

30 de julho de 2009

COLUNA DO MALESKI

PREVENÇÃO
O Secretário de Saúde Ildemar Canto tomou ontem decisão acertada e prudente. Afinal, é sempre melhor prevenir do que remediar. Não esta confirmada ainda a morte de uma professora da rede municipal de ensino, gestante e que lecionava na Escola Municipal Edison Pietrobelli (Caic II) no Santa Cruz/Paulo Godoy. A mulher conforme antecipou o Blog do Maleski, faleceu no domingo e foi sepultada segunda-feira, por complicações respiratórias diagnosticadas como pneumonia aguda que pode ter sido em conseqüência de contágio pelo vírus AH1N1. O secretário decidiu fechar sete escolas municipais que podem ter tido contato durante o sepultamento da professora gestante. O filho da professora foi salvo e encontra-se internado na UTI neo-natal da Hospital Dr. Lima (foto João Guilherme).

PREVENÇÃO
A Secretaria de Saúde, ainda classifica como suspeita de Gripe A a morte da professora. No entanto, nos bastidores da saúde pública, é dada como certa que a morte da professora foi o primeiro caso fatal por contaminação pelo vírus AH1N1. O blog manteve contato com fontes nos quatro hospitais da cidade e com a administração dos cemitérios e levantou que na verdade, a saúde confirma 6 casos de contaminação e uma suspeita de morte. No entanto, já seriam 4 as suspeitas de morte e o número de pessoas contaminadas com o vírus pode ser ainda maior.

SUSPEITAS

Neste levantamento extra-oficial, já seriam quatro as mortes que suspeita-se tenham sido motivados pelo contágio pelo AH1N1. Além da professora-gestante que integra o grupo de risco, falecida no domingo, estão sendo investigados o caso da morte de um homem, vendedor de uma empresa bastante conhecida de equipamentos pesados, uma criança de sete anos e outra de quatro anos, falecidas nos últimos dias com sintomas muito parecidos com o da influenza A.
CORRETO

Embora um pouco tardia, as medidas da Secretaria de Educação e de Saúde parecem ser as mais adequadas para a crise e evitar a proliferação da doença. As aulas nas escolas municipais Hermes Vezzaro, Inglacir Lourdes Farina, Mario Pimentel de Camargo, Professora Michalina K. Sochodolak e Maria Tereza de Figueiredo, Dilair S. Fogaça, incluindo a Escola Municipal Edison Pietrobelli (Caic II) estão suspensas. Se confirmado a morte pelo vírus as escolas ficarão em quarentena. “As crianças ficarão afastadas por um período de 14 dias. Já os adultos por sete dias”, explicou Canto. Além disso, o isolamento domiciliar foi recomendado para as pessoas que compareceram ao velório ou que tiveram contato direto com os familiares da gestante.

AFINANDO

O PDT depois de longo e tenebroso inverno voltou a se reunir. O encontro aconteceu ontem, na hora do galo (ás 7 horas) para discutir a realização de evento especial, possivelmente ainda na primeira quinzena de agosto, com a presença do senador Osmar Dias para marcar o ingresso da ala história do PMDB (Tolentino, Mário Pereira, Marcos Vinicius, Paulo Gorski e outras raridades).

SEM ATROPELOS

Em entrevista a Gazeta do Paraná, o empresário André Bueno, vice-presidente da Acic e filho do prefeito Edgar Bueno, abriu o jogo; não sabe se vai ser candidato, nem descarta a possibilidade, mas trabalha a viabilidade. Em outras palavras, é candidato, mas não quer colocar a carroça na frente dos bois. Disse ontem não ter a menor pressa. Disse que sua candidatura será decidida “naturalmente. Sem atropelos e sem forçar a barra”. Inteligentemente trabalha internamente a unidade em torno de seu nome.


SUMIÇO
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura confirmou ontem denúncia levanta pelo programa Bate Rebate (canal 21) de que nos primeiros dias do governo Edgar Bueno, em janeiro, sumiram misteriosamente 40 máquinas de costuras, adquiridas com recursos do FAT para preparar mão de obra. A prefeitura até agora estaria mantendo uma sindicância interna para apurar quem são os responsáveis pela mágica no estilo ‘David Cooperfild’ na Secretaria de Ação Social.

GARROTE
O ex-secretário municipal de Comunicação, Estefano Anzoateghi voltou espantado do PAC com o estado dos materiais. Após sofrer um ataque de angina e buscar socorro no postão público, ficou surpreso ao ver que os servidores trabalham com mínimas condições. Segundo ele, uma enfermeira usou luva descartável para fazer um garrote e achar uma veia do jornalista e acabou deitado em cima de lençóis puídos.

BATE- BOLA
O prefeito de Corbélia e presidente da Amop, Eliezer José Fontana comanda nesta sexta-feira (31) um bate-bola com a imprensa, com direito a café da manhã e que marcará o lançamento do inédito 1º Campeonato Regional de Futebol da Amop. O evento será realizado a partir do dia 2 de agosto até o dia 8 de novembro e, ao todo, participarão 31 equipes dos municípios da região Oeste, com premiação de aproximadamente R$ 10 mil entre dinheiro, troféus, bolas e brindes. O regulamento e outras informações sobre o evento estarão disponíveis a partir deste fim de semana no site da Amop, o http://www.amop.org.br/.


VAPT & VUPT
*Porque e como vender para o Governo? Este é o tema da palestra do gerente comercial da Amic, Luiz Sérgio Wosiack, hoje (30) ás 19h, no Centro de Cursos da Harpa.


*Segundo o palestrante, o Estado é o maior comprador que existe no mercado. Não vender ou não saber vender para o governo não é bom negócio. O ingresso para a palestra é um quilo de alimento não perecível.


*O IFET ou IFPR como se chama no Paraná, que não é nenhum Cefet, deixou todo mundo na maior saia justa. Do prefeito Edgar Bueno ao deputado José Lemos. Do Reitor Alipio Neto aos empresários da Região Norte.


* O IFPR de Cascavel na verdade é uma extensão do Campus do IFPR de Foz do Iguaçu e que o Ministro da Educação não saiba que está sendo planejado implantar sem autorização.


* Na verdade de toda polêmica em torno do terreno destinada ficou claro que o terreno é o mínimo. Se quiserem IFPR aqui, será preciso que prefeito e empresários metam a mão no bolso e construam praticamente tudo. Caso contrário é melhor esperar sentados, para não cansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário