COOPAVEL ALIMENTOS

24 de julho de 2009

COLUNA DO MALESKI

EM CAMPANHA
Ele é pré, nem assumiu ainda o governo, mas já está há tempo em campanha e sem sombra de duvida é quem mais cresceu nas pesquisas este ano. Saiu de um magríssimo 2% para 8%. Aumento de 200% nas intenções de voto para o governo em 2.010 e as eleições ainda estão longe. Por isto, no sábado, o vice-governador e futuro governador (a partir de 3 abril) Orlando Pessuti desembarca em Cascavel (20h) para participar de jantar com os caminhoneiros de Cascavel (Sindicato), na Asservel.

SOMANDO
O presidente do PTB, vereador João da Tropical fez trocadilho com aquela máxima popular, “antes só do que mal acompanhado”. Em ano de eleição e dentro de partido político é melhor estar “antes mal acompanhado do que só”.

BIN - LELA I
O trocadilho do antes mal acompanhado do que só, parece ser uma resposta a campanha de “terrorismo” interno do ex-vereador Reinaldo Vilela, que assim reedita seu apelido quando vereador, por conta de suas declarações “explosivas” é táticas “terroristas” de implosão política do governo Edgar Bueno.

BIN – LELA II
As manobras para contra o governo Edgar lhe rendeu comparação com o famoso terrorista Bin Laden, acusado de ser o mentor do atentado contra o Wordl Trade Center em Nova York. João da Tropical acha que o casamento PTB- Edgar vai muito bem. Já Vilela exige satisfações sobre a Secretaria Municipal prometida como dote no casamento e que no final não veio.

CARTA-BOMBA
Vilela quer participação no governo Edgar para o PTB ou quer todos fora da administração Edgar. Sem perder o jeito de “aterrorizar” seus adversários, divulgou esta semana ‘carta-bomba’, onde fez parecer que o PTB iria votar se permanece ou não dentro do governo, no próximo dia 6 de agosto. Na verdade, o PTB vai votar se acata ou não o pedido de Vilela para consagrar se permanece ou não no governo. O ex-vereador não perde a eleição mas não perde o hábito.


TROCA-TROCA
O ex-vice-prefeito de Cascavel, ex-presidente do Ipem Paraná e duas vezes quase deputado estadual pelo PMDB, Leonaldo Paranhos, está trocando o PTC pelo PSC. Pelo menos é o que ficou bem conversado com o presidente estadual do PSC, deputado federal Ratinho Júnior.

PTC pelo PSC
Paranhos manteve encontro com Ratinho na última segunda-feira em Curitiba e ajustou bases para que Paranhos seja o presidente da provisória do partido em Cascavel e também dispute vaga a deputado estadual ou federal.

ESCANTEADO
O problema é que o atual presidente do PSC é o ex-prefeito Lísias Tomé, que também tem intenção de disputar a eleição, mas não tem tempo para aglutinar o partido. Ambos conversaram esta semana para ajustar quem será candidato a que (federal ou estadual).

REGRA TRÊS
O PSC vem forte para estas eleições. Com Lísias ou sem Lísias, o partido ainda trabalha a possibilidade de lançamento da candidatura do apresentador de TV, José Roberto Neto (TV Tarobá) que já se assanha para trilhar os passos do saudoso deputado e apresentador de TV, Tiago de Amorim Novaes.

NO COLO DE EDGAR
“Na política só não vi cavalo voar, mas até pode”, a frase é do senador Alvaro Dias para desculpar a capacidade dos políticos fazerem inimigos virarem amigos ou firmarem alianças inimagináveis. O que vale é vencer e estar no poder. E no jogo do poder, quanto mais aliados, especialmente se tiver mandato, melhor. Além do mais, porque brigar se dá para cooptar apoio nas trincheiras inimigas usando ‘prerrogativas públicas’ (para não ser mais especifico). Aparentemente, a saída de Paranhos do PTC tem um nome e motivo; a aproximação do vereador Mário Seibert com o prefeito Edgar Bueno. Como são as coisas; depois de trocarem farpas, criticas e até um fazer cara feia para o outro, agora estão amiguinhos (na foto flagrante do Chefe de Gabinete, Atair Gomes passando orientações ao vereador Mário Seibert recentemente).

CONTRAMÃO
O ainda presidente do PTC, Leonaldo Paranhos disse já não ter mais clima para manter-se no PTC. “O PTC estava na oposição, mas tem gente lá querendo um carginho aqui ou ali para parentes. Eu é que não vou ficar brigando. Eu até começo a desconfiar que o errado sou eu, que sempre está andando na contra-mão. Já sai do PMDB por divergências. Fui para o PTB para ser oposição e me fazem uma aliança logo com o Edgar e agora que entro no PTC, tudo de novo? Só digo que o poder é enganoso. As vezes te torna refém. Se você coloca gente dentro do governo, como vai ser contra? Melhor eu sair”, adiantou. Paranhos tem reunião decisiva com a cúpula local do PTC, que inclui Josúe Oliveira de Souza, Agnaldinho, Vanderlei e Mário Seibert entre outros.

QUEIJO FRESCO
A mudança de sigla para Paranhos é bastante conveniente para seus planos de eleição. Acontece que Paranhos depois de tanto levar lambada e não se eleger resolveu fazer a matemática eleitoral. A conta é simples. No PMDB se elegem mais deputados, mas é preciso um caminhão de votos para entrar no rebolo. Paranhos fez em 2002 32 mil votos e em 2006 29 mil votos. Se tivesse seguido conselhos de amigos e trocado na época o PMDB pelo PV, do qual tinha convite, hoje seria deputado. Por isto, hoje faz as contas e pode pegar carona no vácuo de Ratinho Junior, que se estima, possa fazer mais de 250 mil votos para federal e eleger assim praticamente dois.

NOVA REALIDADE I
Cascavel começa a passar por um fenômeno inédito. A síndrome do deputado federal. Está todo mundo ‘doente’ para disputar eleição para federal. O caso é raríssimo. Aqui por estas bandas o comum é todos querem ser deputado estadual e ninguém se eleger. Em 2002 foi assim. Em 2006 quase se repete e só Edgar saiu eleito para um mandato trampolim para retornar a prefeitura de Cascavel. Ficou deputado menos de dois anos. Com a disputa para estadual novamente consgestionada de pré-candidatos, tem muitos querendo pular direto para federal.

NOVA REALIDADE II
Os fatores motivadores para que alguns nomes como o de Paranhos, João da Tropical, Marcos Solano, Marcos Vinicius e outros ainda meio enrustidos, sonhem com uma cadeira na Câmara Federal tem três fatores. O primeiro é que o campo está menos congestionado e com tantos escândalos federais a renovação é uma possibilidade crescente. Segundo o deputado Fernando Giacobo mudou domicilio eleitoral de Cascavel para Foz do Iguaçu e talvez não faça mais que os 12 mil votos que já fez em 2006. Por fim, ninguém acredita que o deputado Federal Alfredo Kaefer (PSDB) repita a estupenda votação de 2066, quando atingiu 53 mil votos. Os mais otimistas falam em queda de 50%, se tanto. É neste vácuo que tem gente querendo pegar carona.

ENCONTRO
Começa logo mais, ás 13h, no auditório do Sindcombustíveis (Rua Tiradentes, 446 – próximo ao Hotel Querência), o IV Encontro Estadual das Lideranças de Micro e Pequenas Empresas. A programação contará com apresentações de palestras e painéis para debate. O tema do encontro deste ano é “Programa de Fortalecimento das Entidades Representativas das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte”.

Vapt & vupt
*Frase do presidente do PTC, Leonaldo Paranhos que já foi duas vezes suplente de deputado estadual pelo PMDB e está de muda para o PSC.
*“Eu já cansei de perder eleição em partido grande. Agora vou para um partido onde a legenda seja menor, antes que o eleitor se canse de votar em mim”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário