COOPAVEL ALIMENTOS

18 de junho de 2009

PMN SE APROXIMA DE RICHA


Quem poderia imaginar. Se depender das articulações políticas que andam rolando nos bastidores da eleição para o governo do estado, poderemos ter um caso inusitado em Cascavel. Os mesmos aliados de antigamente, que estiveram ao lado de Osmar Dias podem se bandear todos para o PSDB de Beto Richa apenas por causa da rejeição estupenda que o prefeito Edgar Bueno vem construindo nos últimos tempos.

Ontem pela manhã, por intermediação do ex-prefeito de Pato Branco, Alceni Guerra, atual secretário de Planejamento e um dos coordenadores para uma eventual campanha de Beto e do radialista Valdomiro Cantini (Rádio CBN - leia-se Jacy Miguel Scanagatta), conseguiu colocar no colo do tucano o PMN do Paraná. Lá estiveram ouvindo o canto do tucano, o presidente estaudal do PMN, Willy Taguchi, o vice-presidente estadual e vereador de Cascavel, Robertinho Magalhães, e o ex-prefeito de Santa Tereza Chico Menin e novo fenomeno das urnas após conquistar 25.151 votos em Cascavel para prefeito. Além de outras lideranças.

ESTRATÉGIA

O encontro revela dois sinais para o quadro eleitoral que se avizinha. O primeiro de que Beto Richa não se declara candidato, mas trabalha como quem já é candidato e está em campanha. Articula nos bastidores a formação da sua aliança e conquistar o apoio do PMN e especialmente o de Menin em Cascavel, é um duro golpe para a estratégia de Osmar Dias que já teve Menin na mão e a hegemonia eleitoral no Oeste. Ao mesmo tempo mostra que Beto faz política pensando no atacado e não no varejão das vaidades locais. Ao mesmo tempo, o encontro com Menin é mais um golpe na coordenação e na liderança do deputado federal Alfredo Kaefer no Oeste. Depois da filiação de Samis da Silva em Foz sem o aval do tucano cascavelense e agora o inicio de namoro com Menin, é demonstração de que Kaefer não canta mais como antes.


REJEIÇÃO

A rejeição do prefeito Edgar Bueno no Oeste pode ser uma pedra no sapato do senador Osmar Dias. O senador e ex-secretário de Agricultura que sempre teve o apoio inconteste das forças ruralistas, agropecuaristas, cooperativistas e de políticos de A á Z no Oeste pode colar na sua imagem a rejeição do atual prefeito, que obteve apenas 34% das intenções de voto na cidade contra todo os outros 66% que votaram em Salazar Barreiros, Chico Menin, Marlise da Cruz, Aderbal de Mello, Ivanildo Claro e Lísias Tomé. Salazar já manifestou descontentamento com a falta de reciprocidade de Osmar, que se quer agradeceu comite montado em 2004 pelo presidente do PP. Agora Menin também se aproxima de Beto. Se continuar assim, Osmar que sempre venceu eleições em Cascavel, poderá amargar prejuizo bem grande, se não descolar sua imagem do atual prefeito.



Legenda para a última foto: Beto Richa pede para o o Cantini: Agora vai lá e me traz o Jacy, o Renato Silva e o Salazar na próxima viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário