COOPAVEL ALIMENTOS

15 de maio de 2009

CPI DA PETROBRAS


O senador Alvaro Dias abriu um “vazamento” sem tamanho nos estoques da Petrobras, ao protocolar pedido de instalação de uma CPI para apurar um rombo sem tamanho na “tubulação” de ‘ouro negro’ da companhia, riscou o fósforo e veio assistir de longe (em Cascavel) o incêndio na base governistas. Em Cascavel, o senador tratou de colocar mais lenha na fogueira e repercutir a “operação abafa” do governo, que não quer saber de tucano metendo o bico na maior companhia nacional. O senador reagiu a distância as criticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que acusou o senador de irresponsabilidade ao levantar suspeitas sobre a Petrobras, o que teria ocasionado queda das ações da empresa na bolsa. “Irresponsável eu? Roubam bilhões e eu é que sou irresponsável. Não estamos tratando de migalhas mas de bilhões”, disse o tucano.

CASTELO DE AREIA
Alvaro não está fazendo nenhuma prospecção as escuras esperando dar em alguma jazida petrolífera por acidente. Ele defendeu apuração integral de denúncias com base em operações da Policia Federal, como a “Castelo de areia” que trata de reformas de plataformas petrolíferas, que investigou a construtora Camargo Corrêa e supostas doações ilegais a políticos. Outra investigação da PF escamoteada pelo governo até agora trata-se da Operação “Águas Profundas” que em meados de 2007, a PF prendeu treze pessoas, acusadas de fraudar e superfaturar contratos com a Petrobras. Durante as investigações, os agentes da polícia fazendária do Rio de Janeiro descobriram outro esquema fraudulento, envolvendo empresas de consultoria, prefeituras e a ANP. Segundo a denúncia, tratava-se de um esquema de desvio de dinheiro de royalties do petróleo. A PF abriu uma nova investigação, batizada de Operação Royalties.

REAÇÃO
A reação dos tucanos as declarações do presidente Lula foi imediata. Ontem o presidente Nacional do PSDB, Sérgio Guerra e o Líder do PSDB no Senado, Arthur Vergilio soltaram nota sobre os comentários do Presidente da República em relação ao PSDB e a CPI da Petrobras.
“1- irresponsável são as diretorias “severinas” de furar poço;
2- irresponsável é lotear cargos;
3- irresponsável é a obsessão de setores não republicanos e estranhos a Petrobras por espaços na empresa;
4- irresponsável é não fiscalizar a Petrobras;
5- irresponsável é não aprender a lição de que, cada vez mais, as grandes organizações empresariais caminham no sentido da máxima transparência;
6- irresponsável é não termos regulação adequada, como mostra a raiz da recente crise econômica mundial que chegou ao Brasil.
Ao contrário será o PSDB, que não fará uma CPI contra a Petrobras. Junto com o Senado, o PSDB quer contribuir com essa empresa que é de todos os brasileiros. As declarações do Presidente Lula demonstram o tipo de diálogo oferecido: quando tudo não sai como o governo quer, voltam os resquícios autoritários. Quem coloca sua própria ética em dúvida inventa pretextos para não ser investigado”, assinam a nota.
*Foto João Guilherme

2 comentários:

  1. Nessa CPI deverão decobrir cobras, lagartos, dinossauros e até o monstro do Lago Ness. Vai ser como navio naufragando, com ratos fugindo por todos os lados.... Parabéns ao senador Álvaro. Somou mais pontos no cenário nacional.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma CPI para petistas e tucanos assumirem de vez a hegemonia política do País, fingindo que são opostos, quando, na verdade, são irmãos siamezes: ambos social-democratas.

    Aliás, ninguém mais se assume como direita: é todo mundo "social-democrata de centro"!

    Talvez renda para os dois uma pizza com caviar.

    ResponderExcluir