COOPAVEL ALIMENTOS

10 de março de 2009

COLUNA DO MALESKI


COLETIVAMENTE
“ColetivaMente” ou não mente? Sem trocadilhos. O prefeito Edgar Bueno se saiu muito bem na primeira coletiva e por assim dizer, o primeiro contato sem escudos com a imprensa local. Poupou tempo e paciência do povo. De uma só vez, atendeu a todos os jornalistas e livrou-se assim do assédio dos últimos dias, onde aqui e acolá, pipocavam convites insistentes para que concedesse uma “exclusiva”. Entretanto isto não conseguiu apagar a sensação de que a coletiva foi uma “friagem”. Na verdade não serviu nem mesmo para ‘requentar’ os assuntos que foram manchetes nos últimos dias.

SALIENTE-SE
No entanto saliente-se ai a boa vontade do prefeito Edgar em atender, responder e esclarecer aos jornalistas questões que há dias atrás haviam sido palpitantes. A coletiva foi fora de tempo. Fora de época. Em circunstancias inadequadas, mas de qualquer forma, valeu a participação do prefeito pela presteza e educação na tentativa de expressar sua opinião e esclarecer alguns pontos que foram notícia.


MAL ORIENTADO
A escolha por uma coletiva e da forma como foi montada, sem um gancho principal. Sem um motivo relevante, foi falha de orientação ou de comunicação. Mal orientado, o prefeito gastou muita energia para explicar temas passados e perdeu a oportunidade para tratar de assuntos mais interessantes para a popularidade de seu governo. Na próxima vez, seria mais conveniente que Edgar dedicasse um tempo para o contato mais proveitoso com a mídia. Fica a sugestão de iniciar com uma coletiva onde o prefeito anuncie medidas, preste contas ou esclareça algum ponto atual e relevante. Depois pode inclusive conceder algumas entrevistas exclusivas, que são mais convenientes para jornalistas. Afinal, cada um tem lá suas pautas. Coletiva em si, não é noticia.

POLÊMICA
Dizem que o prefeito mudou. No entanto, não mudou de comportamento quando pressionado ou acossado. Edgar não gosta de jogar na defesa e deve ser partidário daquela máxima de que a melhor defesa é o ataque. Na coletiva deixou isto mais ou menos evidente. Questionado sobre a invasão de área no Distrito de São João por 46 famílias foi enfático. “Só negocio se desocuparem a área. Eu não vou negociar com invasor”, sentenciou.

NOVIDADES?
Pouca coisa nova foi revelada nesta coletiva. No entanto nas entrelinhas deu para salvar alguns recados. No caso do Rivadávia, espertamente jogou para as famílias o abacaxi. Ou seja, lançou a culpa pela desocupação violenta, caso aconteça a falta de disposição da família Siliprandi para negociar com moradores que querem comprar a área ocupada e que alguns inclusive já teriam pagado. No Caso Cohavel zombou do sorteio que definiu que o TCE vai auditar as contas da Cohavel. “TCE resolveu auditar, não sei se por sorteio ou por qualquer outro motivo que seja”, possivelmente insinuando que “forças ocultas” andam mexendo com a sorte de muita gente.

BATE BOCA
Edgar garantiu que não vai entrar em bate-bocas. No entanto pretende levar a efeito e tomar providências cada vez que se deparar com uma suspeita de irregularidade e tomar as medidas cabíveis. No entanto a novidade mesmo é que o prefeito assumiu que tem lado nesta briga entre abrir ou fechar o comércio aos domingos na cidade. Edgar disse que o domingo é da família, mas que esperar uma solução pacifica entre as partes para que tudo chegue a bom termo.

SEM BONÛS
Quem recebeu ligação, recebeu. Quem não recebeu, não vai receber mais. O prefeito Edgar Bueno não deve mais ligar para ninguém convidando para ingressar em seu governo. Por tanto, ‘as viúvas’ podem sair de perto do telefone, porque não vai tocar. Edgar disse que já completou sua equipe, faltando apenas uns ajustes aqui e acolá no segundo e terceiro escalão. “Está tudo praticamente definido”, disse.

INTERNET GRÁTIS
A Internet Grátis para todos, só no próximo governo. O prefeito disse sobre sua proposta mais populista que só vai começar a dar os primeiros passos a partir do segundo semestre para implantar a “Internet Grátis”. No entanto admitiu que o programa é um projeto modular. Vai passar de uma administração para outra. O projeto é para quatro anos e não quatro meses”, disse.

VAPT & VUPT
*Sem fazer muito “teatro” o prefeito anunciou que vai mesmo “refazer o teatro” iniciado pelo Lísias e que lhe coube concluir.
*A má notícia é que vai aumentar o número de cadeiras na sala principal do teatro de 740 lugares para 1.023 lugares. Salvo melhor juízo, um gasto desnecessário porque para uma cidade do porte de Cascavel, não é toda a peça que lotará uma sala deste tamanho.
*A boa notícia é que o prefeito garantiu que a obra não para mais.
* Alguém pode perguntar, mas se a coletiva foi fraca, fria e ruim do ponto de vista das novidades, porque uma coluna inteira para tratar do assunto?

*Antes que o Miguel Dias saia em defesa das partes baixas do chefe, justifico dizendo que é uma demonstração de absoluta boa vontade do Blog.
* Que ninguém espalhe, mas também é para ajudar o Miguel - que é amigo deste 'Blogueiro' - a divulgar o que o prefeito disse. Sinceramente, fiquei com medo que ninguém desse muita ênfase a coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário