COOPAVEL ALIMENTOS

22 de março de 2009

ABERTURA DO COMÉRCIO AOS DOMINGOS


TEXTO VIGULGADO NA TV HAVAM - LOJAS DE DEPARTAMENTOS

Contrariando a opinião pública, um pequeno grupo de pessoas quer impedir a abertura do comércio aos domingos em cascavel. Sem concorrência, os preços não baixam, cobram juros nos parcelamentos e todos se obrigam a comprar somente nos dias e horários por eles determinados. Médicos, enfermeiros, motoristas hotéis e restaurantes, quantos profissionais trabalham aos domingos? A lei federal permite a abertura e quem ganha é a população. Liberdade! Cascavel não pertence a um pequeno grupo. Cascavel é de todos.


Nunca vi ignorância maior, do que esta nota divulgada pela diretoria da Havan de Cascavel (PR). A Lei que autoriza “serviços essenciais” para funcionarem aos domingos é muito antiga e prevê ganhos adicionais aos trabalhadores e descanso em dobro durante a semana na maioria dos casos.
Eu me pergunto: porque comprar uma geladeira ou uma cueca é uma necessidade inadiável e, que tenha que ser realizada aos domingos?
Pergunto se comprar um bem qualquer, supérfluo, seja mais importante do que sair com os filhos, visitar um cemitério, encontrar-se com os amigos no boteco, namorar, pescar ou simplesmente ir dormir, não fazer nada, ver o Faustão ou até obedecer o bispo e ir rezar. Parece-nos, pelas observações das manifestações feitas pelos diretores do Grupo Mufatto e da Havan, com eco apenas nas empresas alienígenas que daqui tiram dinheiro para aplicação nos Estados Unidos ou paraísos fiscais, que eles não têm família e - se tem - não se dão muito bem.
Dá até a impressão que a lua-de- mel de alguns foi feita assim: um vai para Porto Alegre e o outro não vai, porque já conhece a cidade. Assim, cada um vai pro seu lado.
Como esses donos e executivos maiores não têm esses laços familiares que o povo tem, ou seja, a convivência de pessoas normais que se amam, que se beijam, que se comovem umas com as outras. Será que só pensam no dinheiro a mais que vão sugar dos clientes? Ou alguém acredita de fato no que diz a nota divulgada por eles: “Sem concorrência, os preços não baixam, cobram juros nos parcelamentos e todos se obrigam a comprar somente nos dias e horários por eles determinados”. Que absurdo esse raciocínio! Que mentira deslavada! Como se eles abaixassem os preços e os juros para quem compra nos domingos.
Desde quando fundei a ASSEC, depois a ASPEC e, finalmente o SINDECC, venho observando que SEMPRE são os mesmos empregadores que lutam pela abertura do comércio aos domingos. E conseguem, porque de vez em quando aportam por aqui alguns Juízes nômades que não estão nem aí com as conseqüências das suas canetadas (talvez bem remuneradas) quando concedem liminares, as mais estapafúrdias, permitindo a abertura do comércio aos domingo. Mesmo indo contra a opinião da quase totalidade da população, inclusive da nossa Câmara de Vereadores, a autoridade maior que é o Prefeito eleito pelo povo que é quem realmente manda na cidade no fim das contas.
Esses dirigentes mesquinhos não leram “O Capital”, como a maioria dos dirigentes das Nações, que estão às voltas com a maior recessão de todos os séculos. Karl Marx dizia que os governos, o grande capital, vão forçando pelas grandes técnicas de lavagem cerebral e marketing avançado as pessoas a sempre comprar mais e mais. Chegará um dia, disse ele, que não terão mais capacidade para pagar, as empresas irão à falência e os governos terão que comprar essa massa falida e começar de novo. Até parece que já estamos vivendo isto, com esta crise mundial.
Meu Deus, isso foi escrito em mil oitocentos e lá vai bolinha...!
Não vamos aplicar esse ensinamento aos Mufattos e ao pessoal da Havan cujos nomes a gente nem sabe como são, porque eles estão aplicando - e muito bem! - os lucros que daqui tiram em outras plagas.
COMPANHEIROS COMERCIÁRIOS: Mesmo distante, mesmo já tendo cumprido com a minha missão em Cascavel, acompanho com a alma e o coração o drama de vocês: possuírem patrões que os olham como se meros números fossem e que, com o cabresto nas mãos, procuram tirar de vocês até o sangue, a convivência familiar tão necessária à vida plena, ao bem estar da alma e da felicidade que todos merecem.
Não deixem se subjugar! Resistam!
Juntem-se todos, ao seu sindicato!

Donato Ramos – Jornalista
donatoramos@uol.com.br

2 comentários:

  1. Parabéns ao Donato, a lucidez em pessoa.

    Para horários especiais, salários também especiais!

    ResponderExcluir
  2. parabens Donato sua clocação e muito importante pois esses grupos des
    troem o comercio local os pequenos mercados
    e padarias que fazem nosso dinheiro circular na cidade e gerando um numero maior de empregos, e o que dizem que irao demitir é pura balela pois eles ja trabalham no limite forçando seus funcionarios a horarios absurdos

    ResponderExcluir