COOPAVEL ALIMENTOS

28 de fevereiro de 2009

SÓ PARA OS VERDADEIROS COVARDES


Menegatti é um valente sem coragem "Ouvindo dia desses o Jorge Menegatti, do PMN, no programa do Maleski, no Canal 21, se percebe que é pessoa bem intencionada, cheia de idéias e, pelo menos até o momento, sem nenhuma experiência do que seja comandar a máquina pública. Ele endereçou críticas aos prefeitos de Santa Tereza do Oeste e de Cascavel, pedindo que ambos parem de achar defeitos nos governos anteriores e comecem a trabalhar seus mandatos. Ora, só um imberbe na área pediria que novos administradores fechem os olhos à realidade herdada e assumam uma máquina sem fazer um raio X completo e informar suas comunidades (mais).

CORAGEM
Se o caro leitor quiser ler a integra do comentário do blog Ponto a Mais (o blog oficial do governo municipal) poderá fazê-lo clicando na palavra (mais). O comentário do ‘bloguista sem cara' sobre o político que teve cara e coragem para dizer o que pensa dos arroubos do atual prefeito e sua trupe, me parece sem pé, nem cabeça. O pior é que o Ponto A Mais - que já foi assinado pelo Miguel Dias (Assessor de Imprensa da Prefeitura), mas agora ficou sem responsável, recusou-se a publicar comentário que o Blog do Maleski teceu a respeito da opinião de Menegatti. Mas como você leitor, ao acessar este blog fica sabendo de tudo o que é escrito e o que deixou de ser escrito, então posto o comentário ‘censurado’, agora em versão estendida sobre o caso.

PERMITA-ME DISCORDAR
Caro concorrente 'oculto' do Blog Ponto A Mais. Permita-me discordar de sua opinião. O papel de prefeito é o de administrar e não o de ficar fuçando a vida do antecessor. Em 2001 o prefeito Edgar já cometeu este erro e pagou caro por isto. Tanto fuçou nas constas do ex-prefeito Salazar que nada provou e acabou dando a ele certidão de boa conduta. Edgar teve a intenção de gastar mais de R$ 150 mil com a Fundação Getulio Vargas (FGV), de que ficasse sepultado para sempre seu rival. Mas como a FGV não deu ou não achou provas de irregularidades cabais de Salazar, o prefeito acabou sustando parte do pagamento tratado com a FGV por pura insatisfação com os resultados. Justiça seja feita, nada das denúncias levantadas pelo prefeito sobre seu antecessor ficaram comprovadas. E quem pagou a conta deste capricho? Gastou-se tempo, energia e dinheiro do contribuinte, que muito bem poderia ter sido usado para a outra coisa mais útil.

CONSELHO
Então fica o conselho do Menegatti; Melhor deixar para a Câmara de Vereadores; para o Ministério Público e para o Tribunal de Contas do Estado, que são órgão destinados a esta função a averiguação das contas e não cobram nada. Encontrar um possível ato irregular e denunciar aos órgãos competentes é uma coisa. Outra é fazer ‘carnaval’ e lançar toda a sorte de falsas suspeitas. Como aconselhou o prudente Menegatti, ‘cada um no seu quadrado’. TC confere, vereador aprova e MP denuncia, se for o caso.

MAIS TRABALHO
Prefeito tem mais é que trabalhar. Prefeito tem é que fazer obra; fazer escola; colocar médico e remédio no posto de saúde. Saúde que por sinal continua de mal a pior e na maior “faltura”, quer dizer, falta de quase tudo. Pode não ter Nimisulide num posto de saúde? Em Cascavel pode. É melhor trabalhar do que ficar apontando defeito nos outros ou transferindo culpas por fracassos. Acusar e não provar nada é muito pior.

PALMATÓRIA
Agora se ao invés disto, o prefeito Edgar usar a sua capacidade e experiência para gerir bem o município, é possível que muitos dos que um dia o criticaram, ou não acreditaram que fosse capaz, talvez tenham que dar a mão à palmatória. E isto não é nenhuma vergonha. Seria uma satisfação poder dizer que um prefeito fez boa gestão. Que resolveu questões prementes da sociedade. A questão de coragem em questão não é o da critica e sim a coragem de olhar para frente e trabalhar. É questão de coerência e não de paixão cega que nada contribui ou constrói para que o gestor da cidade tenha sucesso na sua difícil empreitada. O máximo que o blog oficialesco busca fazer é incitar o revanchismo político.

Com o devido respeito, mas sempre
em defesa da sociedade e não das
autoridades,
Abraços
Fernando Maleski

2 comentários:

  1. Caro Maleski,
    Concordo PLENAMENTE com você em seu comentário - muito bem tecido por sinal.
    Tudo bem, se o ex-prefeito cometeu irregularidades enquanto da gestão dele, cabe ao atual prefeito, não averiguar, e sim trabalhar, "suar a camisa" para corrigir os erros. Para a averiguação de tais fatos, existem órgãos competentes para tal, como o Ministério Público.
    Se eu, eleitora, votei no Edgar Bueno, é porque espero que ele realize uma boa administração e CORRIJA os erros da administração antiga.
    Assim como dizem, "quem vive de passado é museu". Já não interessa mais quem errou, onde errou, como e quando errou. O importante agora é corrigir esses erros e "amar Cascavel" significa isso. Ver o município e seus munícipes crescendo, e não regredindo.

    Quanto ao blog Ponto a Mais, "valente sem coragem" é o blogueiro sem nome, sem rosto e sem dignidade, que não é capaz de assumir o que escreve. Aliás, uma coreção: assumir o que escreve e as críticas que faz ele assume. Só não assume o nome dele. Isso sim é vergonha, é covardia. Posso até estar errada, mas para mim, quem se esconde por traz de um pano para tecer críticas mordazes como essa, não merece credibilidade.

    Ao blog do Maleski, parabéns pela ética em citar o concorrente e trazer a democracia para o lugar que ela merece: um lugar onde todos tem vez.

    Amanda Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Quem não tem cara, não tem opinião e nem merece consideração.
    A opinião pública precisa deixar de ser massa de manobras nas mãos dos poderosos, que espertamente manipulam os meios de comunicação para estender seus tentáculos de poder. A internet, por enquanto, constitui-se na unica ferramente confiável de livre expressão do pensamento e de opinião. Cabe a você, leitor conciente observar o que é verdade e o que é do interesse dos poderosos de que seja "verdade".

    ResponderExcluir