COOPAVEL ALIMENTOS

2 de dezembro de 2010

WIKILEAKS – DOCUMENTOS REVELAM RELAÇÃO EUA/ BRASIL


Está dando o que falar a publicação no último dia 28 de documentos sigilosos no site Wikileaks - especializado em divulgar documentos sigilosos. Entre outras coisas, o Brasil admitiu a "possibilidade de ameaças terroristas" nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, revelou um documento da diplomacia dos EUA vazado pelo site. Em telegrama de 24 de dezembro de 2009, a encarregada de negócios dos EUA no Brasil, Lisa Kubiske, afirma  que o governo brasileiro estava disposto a colaborar com Washington em áreas de "compartilhamento de informação e cooperação". O principal desafio para sediar o evento (Jogos Olímpicos)  seria a "situação de segurança". 
O site também revelou que o governo dos Estados Unidos considera o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) um obstáculo para a criação de uma lei antiterrorismo no Brasil. Essa acusação teria sido feita em 2008.
Em resposta o integrante da Coordenação Nacional do MST João Pedro Stédile, disse que a atuação dos diplomatas revela a relação colonialista que os Estados Unidos têm com o Brasil e com o resto do mundo.

“Toda a opinião pública mundial sabe que o maior terrorista do mundo é o governo dos Estados Unidos. Eles promovem as guerras; invadiram o Iraque, o que custou a vida de 300 mil pessoas; invadiram o Afeganistão; mantêm mais de 800 presos na base militar de Guantânamo, completamente fora das normas internacionais; e todos sabem que eles mantêm campos de tortura em países do Leste Europeu.” (Clique aqui e leia mais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário