COOPAVEL ALIMENTOS

17 de março de 2010


PEGA-PEGA
As eleições presidenciais brasileiras parecem brincadeira de pega-pega entre a candidata do PT, Dilma Rousseff e o tucano José Serra (PSDB), nas eleições mais antecipadas da história nacional. Nova roda da pesquisa CNI/Ibope, divulgada hoje, aponta que Dilma encurtou a distância que a separa de Serra para apenas cinco pontos percentuais. Um indicativo perigoso de vira, vira, virou.
A pesquisa divulgada nesta quarta feira revela uma polarização da eleição entre Dilma e Serra. De acordo com o levantamento, Serra lidera com vantagem de cinco pontos e está com 35% contra 30% de Dilma, com Ciro Gomes (PSB) com 11% e Marina Silva (PV) com 6%. O Ibope ouviu 2.002 pessoas entre os dias 6 e 10 de março e indicou que a pesquisa tem margem de erro de 2 pontos.


AVANÇO
O dado mais importante desta pesquisa não é os 5 pontos que separam Dilma e Serra e sim o avanço da candidata do PT impulsionada pelo bom momento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os números apontam um avanço de 13 pontos percentuais da candidata do PT em relação à última pesquisa CNI/Ibope, de dezembro passado, quando Serra ainda aparecia isolado na liderança com 38% das intenções de voto contra apenas 17% de Dilma Rousseff. Ainda em relação a última pesquisa, Ciro caiu 2 pontos e Marina Silva manteve-se nos 6%.

SEGUNDO TURNO
Em um eventual segundo turno entre Serra e Dilma, a pesquisa indica que o governador de São Paulo venceria com 44% dos votos, e Dilma teria 39%. Ou seja, ainda os mesmo 5 pontos percentuais.

Um comentário:

  1. É muito cedo ainda. Dilma, acompanhada pelo "Filho do Brasil" percorre o país fazendo campanha em avião oficial e festas pagas pelo governo. Serra ainda nem lançou a candidatura. Serra não perdeu votos para Dilma, o crescimento dela foi devido a queda de Ciro e Marina, além da redução de votos brancos e nulos.
    Além do mais, a organização da eleição nos estados está apenas começando e em grande parte deles o PSDB tem grandes prossibilidades de ganhar, como é no Paraná, São Paulo, Minas, Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina....

    ResponderExcluir