COOPAVEL ALIMENTOS

15 de novembro de 2009

FEIJÃO - ALERTA DE PERIGO

Esta rolando na net um ‘alerta’ sobre o manuseio de feijão cru. E recomendam que antes de manusear (escolher) é recomendável que as donas de casa, coloquem os feijões em uma bacia, sem manuseá-los e, deixem de molho com vinagre por 15 a 20 minutos (insetos não sobrevivem mais que este tempo molhados. Só após esta operação o feijão poderá ser catado.

foto: inseto em forma de ninfa no lote de feijão.

Estranhamente, matérias divulgadas em vários sites de agricultura, teriam sido tirados do ar e não foram divulgados na grande mídia, apesar do grande perigo.
Confirmado na última semana o 83º caso da doença de Chagas contraído a partir do Feijão servido nas refeições dos brasileiros. Pelo que foi divulgado pela mídia especializada na última quarta-feira ( de outubro), toda a colheita entregue por uma cooperativa de plantadores de feijão (COOVENF) está contaminada com o protozoário da doença de Chagas (tripanosoma cruzi), oriunda do Barbeiro. A doença se alastrou com rapidez, pois a cooperativa atende a mais de 18 empresas que embalam o Feijão e o distribuem para todo Norte, Centro Oeste e Sudeste do Brasil.
O que é mais alarmante é que foi constatado que os lotes não foram tirados de circulação, fazendo com que o número de infectados aumente a cada semana.
A Maioria dos doentes estão no sul do estado de Goiás, São Paulo e Minas, porém sabe-se que há casos no Acre, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
foto: feijão contaminado

Um comentário:

  1. Isto é MENTIRA nao exitiram estes casos denunciados em seu texto. COOVENF nao existe. a FOTO É DE UM CARUNCHO COMUM. Afirmo isto como Pres. do IBRAFE Instituto Brasileiro do Feijão.
    Marcelo E Luders

    ResponderExcluir