COOPAVEL ALIMENTOS

5 de outubro de 2009

DETECTOR DE METAL


Depois da tragédia do Colégio Santos Dumont, detector de metal em porta de escola pode virar lei. Pelo menos está é a proposta do vereador Marcos Damaceno para por fim a possibilidade de aluno entrar armado em escolas e colégios de Cascavel. A proposta foi protocolada na Secretaria de Câmara e deve entrar na pauta de votação nas próximas sessões.

DETECTOR DE DELINQUENTES I

A pergunta que não quer calar é de quem é a culpa por esta tragédia em uma escola pública? Um menor entrar armado em sala de aula é uma casualidade, uma fatalidade inevitável e imprevisível como se isentou o governador Roberto Requião? Ou será que é uma realidade, uma possibilidade muito presente e que merece atenção? O menor autor do disparo era ‘conhecido’ das autoridades tutelares, da justiça ou das autoridades educacionais que nada fizeram para evitar o desfecho ou mesmo, não imaginaram que tal tragédia pudesse concretizar-se? Como uma criança entra armada num Colégio? A culpa é de quem, dos pais? Do colégio? Ou das autoridades? E a ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) não precisa ser revisto, pois protege os menores, mas não protege outros menores e cidadãos dos próprios menores?

DETECTOR DE DELINQUENTES II

A morte da adolescente Daniela Moreira de Assis, 14 anos, morta por um tiro dentro da própria sala de aula, calou fundo na sociedade e provocou a discussão; até onde nossas crianças estão seguras nas escolas? A proposta do vereador Damaceno pode ser polêmica, cara, exagerada, ou até oportunista se assim, entender a maioria. Mas pelo menos é um lampejo de boa vontade em resolver algo que dia a dia se agrava mais; a insegurança. A falta de punição e reeducação adequada para quem transgride e prejudica outros cidadãos, parece ser uma falha do sistema.

GUARDA-VOLUMES
Por isto, está certo o vereador em propor detector de metal. No entanto, se acharem caro de mais, seria oportuno criar uma “Guarda Escolar”. Permitir a revista dos alunos. Ou melhor ainda; poderiam adquirir guarda-volumes para cada sala e os alunos deixarem o material na própria escola, com chave e tudo e só irem a aula devidamente uniformizados, ou seja com a roupa do corpo. Tudo que levar a mais, até celular, seria motivo para revista. Ficaria mais fácil evitar a entra de qualquer objetivo perigoso e inclusive drogas e outros materiais indesejados.

AOS CRITICOS

A estes que com certeza irão me criticar por concordar com o vereador Damaceno que propõem detector de metal. Aos que discordam que 'revistar' crianças na porta das escolas como quem vai a um estádio de futebol possa evitar tragédias como esta do Santos Dumont. Aos que acham que não é com eles e que o problema é apenas mais um número na estatística da criminalidade e que percentualmente o risco de uma criança estar armada é ínfimo. Só lembro, perguntem a um pai ou avô que perdeu uma criança o que não fariam para salvar a vida dela. Perguntem a eles se algo não precisa ser feito?

2 comentários:

  1. Maleski, não concordo com estas medidas pois não estamos enfrentando a causa do problema. qual é causa? Todos sabemos educação precária, falta de incentivos aos jovens para buscarem outro caminho, porque não através do esporte. Me diga o que aconteceu com Educação Fisica nas Escolas. Porque não o antigo OSPB.
    Não é uma coisa que se muda de uma hora para outra, mais a educação ensinando desde pequeno, por exemplo, uma criança não jogar um papel na rua.. dentro de anos nossa sociedade pode esta muito melhor.

    Antonio Osmar

    ResponderExcluir
  2. quem educa é pai e mãe... a escola complementa o conhecimento... onde está o erro...? o erro advem da impunidade generalizada... enquanto não se punir os maus e os bons continuarem calados o caus vai reinar... não gosto da idéia de meu filho passar por detetores de metal, do constrangimento q já passamos em bancos, mas se a revista é necessária e não temos meios de fazê-la, esta é a saída... já acontece em cvel de escolas abrigarem drogados na fiusa de resgata-los para sociedade, mas sem o mínimo programa de inclusão e controle, e aí o q acontece é a contaminação dos colegas em prol de resgate de 1... ideias boas executadas de formas erradas só aumentam o prejuízo...

    ResponderExcluir