COOPAVEL ALIMENTOS

3 de setembro de 2009

PESQUISA VOX POPULI


Dilma avança e Serra recua!!?

A última pesquisa Vox Populi, que ouviu 2 mil eleitores em 24 estados, de 31 de julho a 4 agosto e tem margem de erro de 2,2% mostrou com clareza a força do presidente Lula e seu poder de influência para as próximas eleições. Ou anda comprando pesquisa “Mandrake” ou o presidente é mágico ou suas políticas sociais o estão transformando em um verdadeiro “Midas” eleitoral. Todo que toca, elege.

RESULTADOS

Não se trata de nenhum furo jornalistico, mas a repercussão em Cascavel, da pesquisa Vox Populi encomendada e divulgada pelo Jornal da Band, há 15 dias, não ganhou repercussão nos meios políticos locais. Ou por conveniência ou por completo “susto” pelo retrato que revelou. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), é o primeiro colocado na disputa pela Presidência, com 30% das intenções de voto, seguido pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com 21%, de acordo com pesquisa Band/Vox Populi. Ciro Gomes (PSB) aparece em terceiro, com 17%. E Heloisa Helena, (PSOL), tem 12%.

CENÁRIO 2
Em um segundo cenário, sem Ciro, Serra se mantém na liderança e sobe para 36%. Dilma cresce menos e aparece com 24%, e Heloisa Helena sobe um pouco mais e aparece com 16%.

CENÁRIO 3
Mas trocando de tucano, Dilma assumiria o primeiro lugar, com 25% das intenções de voto. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), seria o segundo com 21%, seguido por Heloisa Helena, com 18%. Em um cenário com Aécio e Ciro, Dilma aparece com 21%, em um empate técnico com Ciro, que tem 20%. Outros 17% dos entrevistados preferem Aécio, e 12%, Heloísa Helena.


NÚMEROS DIFERENTES
A pesquisa Datafolha publicada pela Folha de S.Paulo em 16 de agosto passado, com entrevistas coletadas há menos tempo, entre os dias 11 e 13 – mostra os presidenciáveis nas mesmas posições porém com números bem diferentes.
No cenário com Serra, Dilma, Ciro e Heloísa, o governador paulista aparece com 37% (7 pontos a mais que no Vox Populi) e a ministra com 16% (5 pontos a menos). Ciro figura com 15% (2 pontos a menos). Apenas Heloísa Helena tem os mesmos 12% nas pesquisas dos dois institutos. O Datafolha ouviu os eleitores sobre dois cenários em que aparece o nome de Marina, que teve em ambos 3% das intenções de voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário