COOPAVEL ALIMENTOS

9 de setembro de 2009

COLUNA DO MALESKI

MEIA CENSURA
Acordo fechado entre o Senado e a Câmara mantém censura na internet para campanha 2010. A proposta faz parte da minirreforma eleitoral que deverá ser votada nesta quarta-feira (9) no plenário do Senado. Pelo projeto, os sítios de notícias na internet terão restrições semelhantes às dos jornais e revistas, como a proibição de fazer propaganda eleitoral de candidato. A censura não atinge, no entanto, os blogs assinados por pessoas físicas, as redes sociais (como Orkut), sítios de interação e de mensagens instantâneas (como o twitter).

BLOGS INDEPENDENTES?
"O texto diz claramente que os blogs, os sítios (sites) de relacionamento e de troca de mensagens vão poder expressar livremente sua opinião", garantiu o deputado Flávio Dino (PC do B-MA). "Não dá para liberar geral na internet", argumentou. O texto negociado com os senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Marco Maciel (DEM-PE), relatores da reforma no Senado, proíbe o anonimato nos blogs e sites de relacionamento e assegura o direito de resposta a quem se sentir ofendido.

CENSURA DISFARÇADA I
Na verdade, meia independência e meia censura. Libera e não libera. Se o sitio é de opinião é um tanto subjetivo este direito de resposta para quem se sentir ofendido por opinião! Liberdade de expressão, quando assinada, deve ser considerada como direto de livre expressão do pensamento, mesmo que contrario a algum candidato. O conceito de “ofendido” é muito subjetivo. O político pode se sentir ofendido ou prejudicado eleitoralmente por uma critica verdadeira sobre seu comportamento como político e exigir direito de resposta.

CENSURA DISFARÇADA II
Se chamou de FDP, ladrão, assassino e outros coisinhas indecorosas e não provou ai cabe direito de resposta e até representação judicial. Agora e se o cara é um FDP mesmo. Por exemplo, a mãe dele trabalhou em um prostíbulo. E mesmo não tendo nada com o passado ou presente da mãe, não deixa de ser fato que é um FDP. Em se tratando de eleição, uma coisa tão importante, o político precisa estar disposto a colocar seu nome a prova. A ser julgado pelos eleitores. A ser testado de todas as formas, quanto a seu caráter e comportamento num debate franco e aberto. O que estamos criando é uma Nação de “disfarçados” que aproveitam-se de uma legislação altamente favorável para que o ‘criminoso’ tenha direitos iguais ao dos bons cidadãos.

PRIVILÉGIO
Direito de resposta ou ofensa pode tornar-se ‘privilégio’ temporário e a mentira prevalecer sobre a verdade ou sobre uma opinião balizada ou não durante o período eleitoral. Depois do período eleitoral, a liberdade volta, mas o dano para a sociedade já está estabelecido e o mal instalado por um mandato de quatro anos. E tem gente que ainda defende mandato de 5 anos ou mais. Mandato deveria ser de no máximo dois anos, com direito a referendo para permanecer por igual período. Reeleição para cargo executivo, jamais. Bem ou mal é um mandato só e acabou. Para o legislativo também, reeleição deveria ter limite de uma ou duas no máximo. Assim a renovação estaria garantida.



CENSURA
O que acontece hoje com a legislação eleitoral é apologia a mentira na propaganda eleitoral. Ninguém pode contestar. O candidato adversário não pode atacar o oponente ou mostrar que ele mente. Ou contestar propostas de campanha do oponente. O debate franco acabou. A comparação entre os candidatos é saudável. Vivemos uma falsa ilusão de liberdade de expressão e bom nível nas campanhas eleitorais. Na verdade, a rígida legislação eleitoral acaba por privilegiar alguns “malandros” que, conhecedores do meandros da lei, se valem destas vielas para tirarem vantagem. Na maioria das vezes o ruim prevalece sobre o bom. O incompetende consegue superar a competência. A demagogia sobrepuja a sinceridade. O corrupto escarnece-se da honestidade. E tudo isto é legal (está na lei). Faz parte do jogo. Mas nem por isto é o melhor para a Nação; nem o mais justo; nem o moralmente mais correto.

OFENDIDO?
Desde que a ofensa não recaia sobre o campo pessoal, criticando a família, a religião ou a opção sexual do político (que pode configurar discriminação), as demais supostas “‘ofensas” deveriam ser permitidas. Por exemplo ‘ofender’ o comportamento corrupto, ressaltar denúncias que são públicas (mesmo que ainda não julgadas), deveria ser permitido. O político que se sentir ‘ofendido’ por criticas, que busque a mesma arma para se defender. Que monte um blog e rebata. Por estas e outras é que defendo que a internet seja totalmente livre.

PEC DOS VEREADORES
A proposta que aumenta o número de vereadores no País, mas restringe os gastos das câmaras municipais, deve ser colocada em votação nesta quarta-feira (09), mas deve entrar muito ‘sal’ na votação. Acontece que a oposição ao governo decidiu obstruir as votações em protesto contra a urgência dos projetos do pré-sal.


PEC I
A votação da PEC 336/09, que aumenta o número de vereadores no Brasil, é o destaque do Plenário nesta semana. Os deputados devem votar a matéria em primeiro turno em sessão extraordinária nesta quarta-feira. Para as sessões ordinárias, estão previstas as votações dos destaques à Medida Provisória 465/09, que tranca a pauta, e três projetos de lei com urgência constitucional vencida.

PEC II
PEC 336/09 é oriunda do Senado e resulta do desmembramento da PEC 333/04, aprovada pela Câmara no ano passado. Ela aumenta de 3 para 24 as faixas de distribuição do número de vereadores que os municípios podem ter com base na população. Isso representará cerca de oito mil vagas a mais que as existentes. Para Cascavel, a Câmara voltaria a ter 21 vereadores se fosse hoje, ou se for na eleição que vêm, 2.012 o município terá 23 vereadores, porque a população passará dos 300 mil habitantes (hoje somos 296.254 mil).

JORNADA DE TRABALHO
Enquete no sitio do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) faz a seguinte pergunta; “Você é a favor da PEC 231/95, que reduz a jornada de trabalho para 40 horas semanais? Até ontem, 500 internautas haviam participado da enquete e a ampla maioria, 79,2% respondeu sim, porque acredita que mais empregos serão gerados. Outros 12,6% disseram que já cumprem jornada de 40 horas, contra apenas 6,8% que respondeu não e disse que a PEC pode ocasionar desemprego. Os que não têm opinião sobre o assunto foram 1,4%.

BLOGUEIROS
“Vivendo longe de Cascavel, fico sabendo das novidades através de vocês Blogueiros. E foi com grande surpresa que leio que o Maleski e o Nardelli estão se desentendendo. Por outro lado O Blog do Maleski coloca o Bindé na sua lista de Blogs. Como entrou o Via Fax e não saiu o Nardelli, acho que saí ganhando.
Aproveito o ensejo do sumiço do Belchior e a entrada do Bindé para pedir a ele se ainda lembra-se de quem foi o primeiro a levar um disco do “sumido” artista para tocar na Colméia dos anos setenta? Sem querer puxar o saco, o Blog do Maleski há muito deixou de ser um blog, pois a maneira que coloca as noticias já um jornal eletrônico (José Carlos Montagnoli -SP).

VAPT & VUPT
*O Paraná possui a maior taxa de mortalidade por gripe suína no Brasil = 1,95 mortes a cada 100 mil habitantes...
*E agora, quem é motivo de chacota, os cascavelenses ou o Secretario de Saúde e o Chefe da Regional de Saúde? Em Cascavel ainda estão segurando informações, mas mesmo assim já passam de 17 mortes. É pra acabar!!!

Um comentário:

  1. Acho que, diante dos fatos, algumas autoridades deveriam sair a público de máscara, não para prevenir-se da gripe, mas, sim, para esconder a cara.

    ResponderExcluir