COOPAVEL ALIMENTOS

19 de agosto de 2009

MP FEDERAL X MP ESTADUAL


O que a Justiça Federal anda querendo fazer com a cidade já transformou o caso em pandemia juridica. Salvo engano, parece que presenciamos um embate para ver quem vai ganhar mais holofotes. De um lado o MP Estadual da Saúde denúncia e pede providências. Quer evitar um jogo de futebol para conter a proliferação do virus. Mais de 40 mil pessoas. Gente de todas as cidades vizinhas se amontoam. Uma juiza local decide liberar o jogo, para evitar prejuizos levando em conta o local aberto, mas previdentemente pede que se usem máscaras e que se tomem medidas preventivas para evitar o risco de contágio. Passado o risco, agora é o MP Federal que desaprova estas e outras medidas e diz que a cidade foi levada ao rídiculo e que decisões causaram prejuizo economico. Resultado multam a cidade. O que é que a municipalidade tem a ver com esta briga de jurisdição. Salvo engano, é o que acaba parecendo estar acontecendo para a opinião pública é uma briga juridica de alto nível em que, quem vai pagar a conta somo todos nós, moradores da cidade.

INICIATIVA
As autoridades locais não deveriam ser punidas por tomar iniciativa. Por serem atuantes e se anteciparem ao que o governo Federal e Estadual já vinham se mostrando ineficiêntes e demorados. Preservou sua população da forma que achou mais conveniente. Discutiu medidas de prevenção. Orientou a população. Defendeu os interesses locais. Brigou por medicação especifica como Tamiflu, exames necessários, discutiu medidas como criação de centros de atendimento e fez recomendações para fechamento de escolas, comercio e aglomerações. O resultado é que a cidade está hoje melhor preparada. A população melhor conscientizada. E agora começa a aparecer a realidade. Os casos confirmados já são mais de 127 e com 6 óbitos.
QUE DETENHA-SE A GRIPE
CascaveL é mesmo curva de rio. Aqui, o pior sempre acontece. O inusitado vira notícia nacional. Que saudades quando noticia eram as contas CC5 investigadas pelo Celso Antonio Três. Agora, tem cada jurisprudência que até 'Rui Barbosa' duvida. Daqui a pouco vão mandar decretar em Cascavel a extinção do virus com data e hora marcada. E se teimar em persistir vão mandar a polícia manter sob custódia a "Gripe Suína". Já imaginaram acena para o mundo. "Quadrilha da Gripe Suína é desbaratada em Cascavel". H1 e N1 foram alvejados com alcool gel e encontram-se detidos na 15ª SDP. O Mundo foi salvo!!!
No entanto, pelas leis brasileiras, os assassinos, que tantas mortes causaram em todo o mundo vão poder responder em liberdade. São reús primários e vitimas de uma sociedade segregatória que os alijou de oportunidades. Estudaram em escolas públicas na Região Norte. Foram para a Febem, depois para o Caon. Viveram de Bolsa Familia e durante anos estiveram acampados como MST. Além disto, são emigrantes de origem Espanhola e por isto tem algumas garantias que lhes permite responder em liberdade. A fiança foi estabelecida ao contrario, contra a cidade e fixada em R$ 3 milhões a ser paga pela prefeitura, por discriminação contra a "influenza" espanhola. Só rindo.. Ou chorando...

NOVOS NÚMEROS

E os números devem subir muito mais nos próximos dias e salvo melhor juízo não será em conseqüência do aparecimento de novos casos e sim do represamento de informações. Ou seja, o cenário real que justificava as ações das autoridades locais, começam a ser descortinados. Por estas e outras, a ação popular do MP Federal contra a Cidade de Cascavel e que pode punir a prefeitura, vai totalmente contra os interesses da sociedade. A gripe é séria e as medidas preservaram em parte, até mesmo os próprios autores da denúncia que ainda não estão totalmente livres do contágio. A infestação e reinfestação é um risco presente. Feio ficou para o presidente Lula que mais uma vez brincou de marolinha e foi Tsunami. Disse que não havia motivo para pânico.


PANDEMONIO
Eu como o resto da sociedade organizada deveria ficar neste momento do lado do Comitê de Combate ao H1N1 e assino em baixo da resolução do PCB de Cascavel que recomendou que o Comitê se tornasse permanente. Que a cidade se uma e tome medidas judiciais contra o MP Federal e reivindique o direito de decidir o que é melhor para sua população. Segundo, que preserve o erário público da ameaça de multas descabidas e desnecessárias. Não salva ninguém. Não ressarci ninguém de eventuais prejuízos. Terceiro, a vida sempre vem em primeiro lugar. Em Cascavel já são seis e serão muitas mais. No Brasil para a vergonha mundial e a falta de capacidade de combate a endemia pelo governo Federal resultou já na morte de 379 pessoas. São Paulo tem 134 mortes, seguida do Paraná com 107, Rio Grande do Sul com 78, Rio de Janeiro com 39, Santa Catarina com 9, Minas Gerais com 5 mortes, Paraíba 2 mortes, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, Rondônia e Pará com uma morte cada.


MP Federal X MP Estadual
Salvo engano, é o que parecer estar acontecendo. Uma guerra entre estâncias juridicas. A sociedade quer apenas tranqüilidade, segurança para suas famílias e seus filhos. Comerciantes querem garantir seus lucros e voltar a normalidade. Cascavel é a unica cidade do país onde se decidiu acabar com o vírus por decreto. Decidiram a volta as aulas das crianças, mas sem garantias. E se uma nova onda aparecer, o número de casos e de mortes e até mesmo os prejuizos para os negócios não podem ser ainda maiores? O que se vê nas ruas e no comércio é uma diminuição acentuada do movimento. As pessoas seguem evitando grandes aglomerações. Só por precaução. Talves se nas semana passada, tivessem adotado um vazio sanitário de durante o 'primeiro' grande pico do vírus e o comercio e tudo mais tivesse sido fechado, dois ou três dias, talvez o vírus tivesse sido debelado.

INTERNAMENTOS
e, convive-se com os mesmos níveis de casos de internamento. Segundo fontes da saúde pública local, mais de 50 pessoas permanecem internadas em estado que espiram cuidados especiais e algumas deles correm o risco de perder a vida, em conseqüência das complicações da gripe que geralmente acabam em pneumonia. A volta das chuvas e a ligeira queda de temperatura pode favorecer novas ondas, como no Mèxico que segurou o avanço por mais de uma mês e agora o virus voltou a matar e saltou de 144 para 168 mortes. Por isto, depois da briga entre autoridades sanitárias locais e o secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin que avacalhou Cascavel, mas já demonstra sua ineficiência no combate a gripe ao destacar o Paraná como segundo estado mais afetado (107 mortes), parece que acompanhamos uma briga entre o MP Estadual, que liderou medidas preventivas e resolutivas e o MP Federal que lidera medidas punitivas por se ousar não esperar pela demora das ações de saúde dos órgãos federais e estaduais. Salve-se quem puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário