COOPAVEL ALIMENTOS

4 de junho de 2009

COLUNA DO MALESKI

AGROPOLÍTICA

A tucanada, de todos os recantos do País, faz vôo migratório para o Sul esta semana e pousa em bando em Foz do Iguaçu, nesta sexta-feira (5). A parada é para participar do Seminário Agricultura e Agronegócio no Brasil, no entanto o evento deve virar mesmo um “seminário de agropolítica”. Vão plantar, semear e planejar candidaturas. O presidente do PSDB no Paraná, Valdir Rossoni confirma; “Queremos reunir todas as lideranças estaduais neste encontro, onde vamos discutir os problemas e propor programas em favor do Paraná e do Brasil. É preciso plantar uma semente agora para colher no futuro”, afirma Rossoni.

ROTEIRO

Segundo o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), “a idéia é promover estes encontros nas diferentes regiões do País”. O primeiro aconteceu em João Pessoa, na Paraíba, no último dia 11 de maio, quando foram discutidos os programas sociais. Com os encontros, o PSDB também pretende mobilizar seus militantes em todo o país.

DESFILE DE CANDIDATOS

As principais lideranças do partido confirmaram presença no evento, como os governadores Aécio Neves (MG) e José Serra (SP). Também deve se fazer presente a vice-presidente do partido, senadora Marisa Serrano (MS), o prefeito de Curitiba, Beto Richa, o senador Alvaro Dias, e o deputado federal Luiz Paulo Vellozzo Lucas, presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV) - órgão de formulação econômica e política do PSDB, entre outros nomes. Também estarão presentes os deputados federais Alfredo Kaefer, Affonso Camargo, Gustavo Fruet e Luiz Carlos Hauly.

PARQUE DAS AVES

Com tanto tucano junto e reunido, discutindo programa de governo e quem é e quem não é candidato, um petista amigo meu, que faz torcida pela Dilma, mas topa terceiro mandato, prorrogação de mandato e qualquer outra manobra que mantenha a tucanada longe do Palácio do Planalto, sugeriu que o encontro tucano fosse feito no Parque Nacional das Aves. Assim, além de manter a tucanada exótica restrita a reserva ambiental, ainda dava faturar algum cobrando ingresso de turista.

REFORMA POLÍTICA

Os líderes partidários reúnem-se nesta quinta-feira (4) para discutir mudanças na legislação eleitoral que já possam vigorar nas eleições de 2010. Serão debatidas, por exemplo, as propostas do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) relativas ao financiamento de campanha e à propaganda eleitoral, alterando as leis 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos) e 9.504/97 (Lei das Eleições). A reunião está marcada para as 8h30 no gabinete da Presidência.

FINANCIAMENTO

Com relação ao financiamento público de campanha, a proposta prevê que as empresas ficarão proibidas de financiar campanhas. Já as pessoas físicas estariam liberadas para investir recursos, mas com um teto menor do que o adotado atualmente. Também seria admitido o financiamento público, feito por meio dos partidos, que repassariam os recursos para os candidatos de acordo com critérios definidos pelo diretório nacional. Nenhum candidato poderia receber mais do que o dobro de um outro da mesma legenda.
GREVE A VISTA

Com pauta única, para discutir novamente o reajuste salarial “zero” do quadro dos servidores municipais, o Sismuvel (Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos do Município de Cascavel) convocou para a noite desta sexta-feira (5) mais uma assembléia geral. O encontro acontecerá, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal. Como forma de reforçar a convocação para Assembléia toda a diretoria e uma comissão de mobilização tem percorrido os postos de trabalho distribuindo uma carta aberta, alertando os servidores sobre a não concessão do reajuste. Agora como já expirou o prazo da data base, que fechou em maio, os servidores estão amparados legalmente para realizar qualquer manifesto de paralisação ou até ‘mesmo uma greve geral. “Isso quem vai definir serão os próprios servidores. Só esperamos que o servidor venha e participe”, conclama o presidente do Sismuvel, Noraci Nonato.

MÁ VONTADE

Nonato, diz ter percebido má vontade política do prefeito Edgar Bueno (PDT), em não realizar qualquer reajuste salarial para os servidores em relação à inflação. O líder sindical não acredita que caso o Município conceda qualquer reajuste aos servidores, o índice prudencial será ultrapassado. Os servidores exigem os 6% que da inflação dos últimos 12 meses, que equivale a média dos reajustes concedidos em outros municípios do estado e até mesmo pelo Governo Estadual.

ME ENGANA QUE EU GOSTO

Ontem, durante sessão da Câmara, o vereador Julio Cesar Leme da Silva (PMDB) concentrou fogo na intransigência do prefeito Edgar Bueno para não conceder reajuste aos servidores. Um levantamento do vereador apontou que o prefeito está “enganando” o servidor ao atestar que a arrecadação caiu e a prefeitura já está em cima do índice prudencial. Segundo edital de prestação de contas do primeiro quadrimestre a projeção para este ano de gastos com folha de pagamento é de apenas 45,7% ou seja, quase 9% abaixo do limite máximo que é de 54%. “Só não dá reajuste se não quiser”, garante Julio.
VAPT & VUPT

*Do tucano-chefe de Cascavel, professor Adilson Sequeira (presidente do diretório municipal do PSDB) sobre o Encontro Nacional do PSDB, sexta-feira, em Foz do Iguaçu, que deve reunir entre outras aves da mesma espécie, José Serra, Aécio Neves, pré-candidatos a presidência a Beto Richa e Alvaro Dias, pré-candidatos a governador.

* “Este evento é coisa para tucano da alta. Não é para nós, tucanos das baixadas”.

*A CCJ da Câmara dos Deputados rejeitou esta semana a exigência de currículo para candidato a cargo eletivo.

*Para o deputado Geraldo Pudim (CCJ) a exigência de currículo poderia constranger os que não tiveram oportunidade de estudar. "Escolaridade não é sinônimo de liderança política", diz Pudim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário