COOPAVEL ALIMENTOS

1 de maio de 2009


Não é de hoje que o Jornalista Luiz Carlos Prates (RBS TV) mete a boca no trombone e diz em alto e bom som, verdades que todos nós gostariamos de dizer 'na cara' dos nossos deputados. Cliquem no link ou na foto e vejam o que diz desta mais nova farra das passagens aéreas. Eu tive a honra de em meu começo profissional trabalhar na mesma emissora do Prates. Eu ainda como repórter iniciante da RBS TV pela sucursal de Lages (SC) (82, 83, 84). Prates nesta época já era mestre. E continua hoje sendo uma aula viva de como bons jornalistas devem se portar. De qual é o compromisso desta nossa espinhosa profissão. Ser jornalista é sim despertar a indignação. Provocar o pensar. Levar a reflexão! Esta história de jornalismo isento! De jornalismo sem lado! De imparcialidade! É conversa para boi dormir. Só atende aos intereses escusos de quem quer fazer da mídia, um trampolim para o poder. Aqui no Paraná então, a coisa é pior. Os políticos são os donos (literalmente) da imprensa. Ou seja, noticiam o que querem, o que lhes convêm. E é por isto que sempre elegemos político corrupto ao se permitir que a sujeita seja escondida em baixo do tapete. Hipocrisia!!! Conversa para teorização. A realidade é outra. Já não se justifica tanta alienação. Jornalismo só deve ter um lado, o do povo. E na defesa do interesse maior, do compromisso de informar bem a coletividade, vale um comentário mais áspero. Dizer umas verdades e indignar-se com a safadeza que aflora a cada dia das páginas dos jornais, dos telejornais, das noticias do rádio.


DIA DO TRABALHADOR


“Admirável gado novo. Povo marcado! Povo feliz!” Não noticiar o que se passa nos porões do grande poder e comentar. Explicar. Digerir a informação. Só faz o povo viver a falsa ilusão de que esta tudo bem. Não está não. Por isto, neste dia do Trabalhador, fica a homenagem aquele que com seu suor sustenta a família e a mordomia de tantos e tantos políticos. Políticos que fazem da política uma profissão. Um meio de vida. Enriquecem-se ilicitamente. Ao trabalhador o nosso reconhecimento. Aos políticos a nossa indignação. Para eles o nosso desejo é de que fiquem os mais breves possíveis desempregados. Que não sejam reeleitos. Que sejam cassados. Que caiam com a boca na botija. Que acabem na cadeia. OU melhor, que sejam condenados a ‘trabalhar’ para pagar e pegar na enxada de cabo de guatambu.

2 comentários:

  1. Posto comentário de um jornalista, que infelizmente pede a não divulgação para não ficar sujeito a futuras retaliações. Por isto, alguns nomes foram alterados, para evitar sua identificação. No entanto como o comentário é bastante interessante, simpático e eu diria até conveniente, vou publicar mesmo assim por conta do compromisso maior deste Blog, que é com a verdade.

    Caro amigo MALESKI:
    Não resisti ao ler seu BLOG hoje a noite (de madrugada, na verdade). Por isso, decidi escrevê-lo. Meus parabéns pela magnitude do seu texto onde relata o comentário do Luiz Carlos Prates, o qual também, tive o prazer de trabalhar na RBS em Porto Alegre, na década de 80, antes da sua transferência para a RBS de Santa Catarina. Como você bem escreveu: Jornalismo é a arte de "PROVOCAR O PENSAR". Deste seu pensamento, me surgiu a remota lembrança dos tempos em que você era editor e colunista do Jornal HOJE. Confesso que lia suas matérias e colunas, com vontade, gosto e satisfação, de ver escritos com veracidade,liberdade de expressão, comum somente aqueles que fazem o jornalismo com seriedade. E não a mando de alguém. Lembro ainda, que logo após a administração (?) do Lísias ascender ao poder, através da sua coluna, fui vitima do poder e “DE INTERESSES ESCUSOS” e patifarias que não gosto mais de relembrar. Você deve estar lembrado que publicastes em sua coluna um texto a meu respeito .... (texto suprimido para não identificar o autor)... Hoje, ao ler o JHOJE, sinto saudades do jornalismo que você realizava, pois o JORNAL daquela época, virou um JORNALECO, que atende apenas os interesses de poucos e do DEPUTADO. Por isso, faço esse registro e solicito que não dê divulgação, desse desabafo particular, ficando este relato, apenas entre nós.
    Continues assim, caro colega e amigo. Quem sabe dessa maneira, algum dia, mudaremos a historia do Jornalismo aqui em Cascavel. Para melhor, evidentemente.

    *Nome do autor foi omitido

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post do Luiz Carlos Prates... Isso é jornalismo de primeira categoria, sem papas na língua, doa a quem doer... Sobre o Dia do Trabalhador só temos que lamentar que o significado reivindicatório da data se perdeu e o que ganhou espaço foi política do pão e circo, o ‘panis et circenses’ dos patrões, churrascada e futebol para alegrar o pobre do trabalhador, é claro, tudo aos olhos do ‘senhor’... Isso é o primeiro de maio...

    ResponderExcluir