COOPAVEL ALIMENTOS

15 de fevereiro de 2009

COLUNA DO MALESKI

A VOLTA DA COLUNA
O Blog do Maleski é um modesto grito de liberdade de expressão em terras de opressão. Uma tentativa isolada de soltar as amarras do jugo que o poder político-econômico exercem sobre os meios de comunicação. Quem sabe uma carta de alforria para ir além das fronteiras e da senzala das redações. A verdade é que a política e o dinheiro sempre moldaram a informação e desta forma colocam cabresto na opinião pública brasileira. Manobrar e moldar a informação é poder e o poder corrompe muitos homens. Por isto, despretensiosamente, o Blog surge como um grito abafado na multidão, bando abrir espaço um espaço novo, de interação entre a noticia e a opinião pública. Uma nova forma de informar, onde os fatos são contados, comentados e o leitor opina se quiser. A Internet abre uma fresta na porta da comunicação, que nos permite experimentar e sonhar com a possibilidade de informar e dizer o que se pensa “livremente”.

A PEDIDOS
O retorno da coluna segue nesta mesma esteira do blog. Atendendo a inumeros pedidos estamos de volta. Desta forma, esperamos oferecer informação de qualidade e com responsabilidade, mas adaptada ao internauta. Os fatos que foram noticia e os que não foram notícia e porque não foram. Um espaço para tantas e tantas histórias que deixaram de ser contadas nesta cidade. Eis a missão; ir além da informação. Vasculhar os bastidores e revelar o que se passa por trás da noticia. Esperamos assim contribuir para que os formadores de opinião ou não, sejam ainda mais críticos e não se deixem levar pela noticia pronta, enlatada e dirigida e quem sabe cercada de interesses inconfessáveis, como diria o prefeito Edgar Bueno.

HOLOFOTES
Sem sombra de duvidas o pré-candidato ao governo do Estado mais esperto foi o senador Osmar Dias (PDT). Enquanto seus adversários escolheram aparecerem todos no encerramento (sexta-feira), disputando espaço entre si na mídia, Osmar apareceu e desfilou pelo Show Rural sozinho na segunda-feira. Resultado; ganhou holofotes só para si. Na opinião do prefeito Edgar Bueno (PDT), que como bom anfitrião acompanhou todas as autoridades, Osmar saiu ganhando.

OPOSIÇÃO
Se depender do líder da oposição na Assembléia Legislativa, deputado Elio Rusch (DEM), o governador não terá vida fácil. O deputado conseguiu aprovar pedido de informações para investigar a compra de milhares de pen drives para a educação. Depois da compra dos 22 mil televisores literalmente laranjas, agora são mais 23 mil pen drives que se somam a outros 60 mil já adquiridos. Rusch quer saber porque tanto.

FINANCIANDO
O prefeito Edgar Bueno (PDT) fez barro em volta do Ministro Paulo Bernardo durante o Show Rural. Acontece que a Prefeitura quer investir R$ 5 milhões em novos equipamentos para renovar o parque de máquinas da Secretaria de Obras. O prefeito pleiteia do ministro um apoio para conseguir financiamento destes R$ 5 milhões junto ao BNDES, onde os juros são muito mais baixos que no Paraná-Cidade. Bernardo prometeu interceder.

DESCONTENTE
O ex-vereador Jorge Lauxen (DEM), muito bem votado, mas ainda assim fora da Câmara de Vereadores, anda descontente com o comportamento do seu partido, especialmente do presidente Jorge Lange. O DEM não disputou a prefeitura para apoiar o prefeito Edgar Beuno. Como premio de consolação, o partido ficou com a falida Cettrans. Até ai nenhum pecado mortal. Nada que uma novena ajoelhada no milho não resulte em perdão. Mas o protesto de Lauxen é por falta de companheirismo, que só pensaram em si. Disse ele a alguns amigos; “estou pensando em deixar o DEM”.

VAPT & VUPT
*O suplente de vereador Jefferson Cordeiro (PTB) é uma destas exceções na política nativa. *Mesmo sem ter sido eleito – com 1.542 votos – não esqueceu de seus eleitores.
* Jefferson cumpre religiosamente sua peregrinação de casa em casa para agradecer o voto e entrega um santinho com o Salmo 23 (Diz ele, um dia chego lá).
* Desperdício de luz na cidade de Cascavel é caso de polícia e merece a atenção das autoridades.
* O número de lâmpadas da iluminação pública, que ficam acessas o dia todo, daria para iluminar seguramente uma cidade como Santa Tereza. Quem paga esta conta do desperdício?

Nenhum comentário:

Postar um comentário