COOPAVEL ALIMENTOS

1 de setembro de 2012

FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO




Treze anos depois de entrar em vigor em meio a muita polêmica, o fator previdenciário pode estar chegando ao fim. Deputados e governo buscam um acordo que permita votar, após as eleições municipais, o projeto (PL 3299/08) que acaba com o mecanismo usado na concessão de aposentadoria por tempo de contribuição. O acordo se encaminha para a aprovação da fórmula proposta pelo deputado licenciado Pepe Vargas (PT-RS), atual ministro do Desenvolvimento Agrário, chamada de “regra 95/85”.
A regra estabelece que o trabalhador poderá se aposentar quando o somatório da idade e do tempo de contribuição for de 95 para homens e 85 para mulheres. Por exemplo, o homem poderá requerer a aposentadoria quando tiver 60 anos de idade e 35 de contribuição. Atualmente, para evitar que o fator reduza a aposentadoria, um homem de 60 anos precisa ter 40 anos de contribuição ao INSS. A fórmula integra o substitutivo que Vargas apresentou ao PL 3299 na Comissão de Finanças e Tributação e que nunca foi votado.
O governo informou aos líderes da base aliada, em junho, que concorda com o fim do fator, mas em troca quer a aprovação de uma idade mínima para requerer aposentadoria e não concorda com a retroatividade do fim do fator. Ou seja, os que se aposentaram com as regras atuais não se beneficiariam com a sua extinção. Segundo o Executivo, a emenda reduziria o impacto fiscal provocado pelo fim do fator previdenciário.
Veto
O fim do fator previdenciário já foi aprovado pelo Congresso em 2010. Durante a votação da Medida Provisória 475/09, que reajustava as aposentadorias (transformada na Lei 12.254/10),os parlamentares aprovaram uma emenda que acabava com o fator a partir de 1º de janeiro de 2011. O dispositivo, no entanto, foi vetado pelo então presidente Lula.

4 comentários:

  1. Quando o projeto do fim da faot pevidenciário foi aprovado pela Camara, é foi vetado pelo lula, o progeto voltou para Camara, e por que a Camara não aprova o projeto novamente e manda para Dilma?

    ResponderExcluir
  2. Não a idade mínima porque vai prejudicar as futuras e até mesmo as atuais gerações porque sempre haverá uma emenda constitucional . Pelas atuais regras pelo menos o trabalhador pode escolher sua aposentadoria e como a presidente quer não.

    ResponderExcluir
  3. Não a idade mínima porque vai prejudicar as futuras e até mesmo as atuais gerações porque sempre haverá uma emenda constitucional . Pelas atuais regras pelo menos o trabalhador pode escolher sua aposentadoria e como a presidente quer não.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Antonio Carlos de ANGELIS, contribuinte ou melhor padrão de todos a aqueles no senado e etc... pois pago os meus imposto para o salario e aposentatorias dos dito cujos , é uma pena que eles não respeitam anos e a Bandeira mesmo depois de beija-la . Bem acho que temos que fazer+ uma vez uma baixo assinado com milhares de assinaturas e fazer mais um vez a demecracia nascer a forcepes....

    ResponderExcluir