COOPAVEL ALIMENTOS

30 de dezembro de 2011

EDGAR LIDERA PESQUISA MAS NO SEGUNDO TURNO PODE PERDER PARA PARANHOS





O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno (PDT), lidera a corrida eleitoral, mas pode enfrentar alguma dificuldade para se reeleger caso a cidade chegue aos 200 mil eleitores e tenha um segundo turno. Pelo menos é o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, que ouviu 655 eleitores da cidade, de 11 á 14 de dezembro e foi divulgada hoje pelo jornal Gazeta do Povo.
Edgar lidera em qualquer dos cenários apresentados. Até ai nenhuma novidade, levando em conta que o prefeito está no poder e cumpre seu segundo mandato, sem que nenhuma outra liderança lhe faça sombra. Entretanto, caso aconteça um segundo turno, Edgar perderia para o deputado estadual Leonaldo Paranhos (PSC). A pesquisa aponta vantagem de dois pontos para Paranhos num eventual segundo turno contra Edgar, o que dentro da pesquisa, que informou margem de erro de 4% representaria um empate técnico (clique e leia a pesquisa na integra).
CACAREJO
Destaque também para Frangão que mesmo ausente do cenário político local tem bom percentual de intenção de votos e poderia surpreender. Frangão, que conquistou mais de 40 mil votos para deputado federal em Cascavel, caso realmente se decida a lançar sua candidatura pode entrar na briga e crescer.  Frangão até agora nunca disse que é candidato. Mas se começar a cacarejar, com o carisma e aceitação que tem, será difícil segurar o Galo.   
DESAPROVAÇÃO
A análise que interessa nesta altura do campeonato é que, apesar da liderança larga do prefeito Edgar, este precisa se preocupar e trabalhar firme para recuperar a imagem e a confiança do eleitorado como bom administrador. A mesma pesquisa aponta baixa aprovação de seu governo em relação ao governador Beto Richa (76.8%)  e a Presidente Dilma eu tem 66,9%. Edgar tem aprovação de apenas 57,1%. Indicativo de que o desgaste fruto de dois mandatos de prefeito começa a pesar e a cobrança na hora de definir o voto deverá ser grande. Por isto vai depender do que conseguirá realizar neste seu último ano de governo para virar a tendência de desgaste.
PARANHOS
Por sua vez, Paranhos que já esteve quase morto para a política renasce das cinzas como alta popularidade. É político de alto desempenho, bom marqueteiro e trabalha como um leão. O que é melhor ainda é que virou homem de Deus e tem como aliados Cristãos e especialmente os Evangélicos. A 10 meses da eleição largar com 21% é algo altamente auspicioso.
MENIN
Chico Menin também figura muito bem. Há que se levar em conta que em 2008, quando largou o mandato de prefeito em Santa Tereza para disputar a prefeitura de Cascavel, não tinha crédito. Largou de 2% para chegar ao fim do pleito, sem recursos e abandonado na reta final da campanha pelo presidente de seu partido na época (PR), deputado Fernando Giacobo. Mesmo assim atingiu 17% dos votos com 25.525 votos. Agora está largando em terceiro lugar com 14,1% das intenções de voto. Se seguir a mesma toada, pode virar o jogo. Ontem, logo após a pesquisa, surgiram especulações sobre um eventual acordo entre Menin e Paranhos, para que um possa ser o vice do outro. Se isto acontecer de fato, será uma chapa quente.
2014
Há que se levar em conta que Edgar(PDT) é teoricamente adversário de Beto Richa (PSDB). Embora não mantenham diferenças pessoais, seus partidos devem adotar caminhos diferentes na eleição de 2014, quando Beto tentará reeleição. Por isto é preciso levar em conta que Leonaldo Paranhos e Chico Menin e, mesmo Alfredo Kaefer e Hélio Laurindo, que estão mais atrás, são alinhados ao bloco de Richa. Se não fizerem aliança no primeiro turno, certamente estarão juntos no segundo turno. E isto irá refletir em pontos adicionais mais a frente, já que a atual pesquisa não tem como levar em conta estas possibilidades de aliança e o reflexo disto junto ao eleitorado local.
Edgar por sua vez mantém a média histórica de que tem 30% do eleitorado. O desafio é fazer esta média crescer. Para tanto, precisaria arrumar desde já aliados nas fileiras inimigas, coisa que perdeu a oportunidade de fazer logo após a eleição de 2010. Por isto, suas melhores chances continuam sendo a desunião dos adversários e a possibilidade de que o segundo turno não aconteça em Cascavel.  
Está ai, eu joguei os buzios, fiz mandinga e dei minha opinião. O mundo não vai acabar em 2012. Doze é o número mistico do Edgar e do PDT.  Mas o 20 que abre o milénio é do PSC. Acho que é ai que, pelos menos por agora se concentra a briga eleitoral. A eleição do ano que vêm será 20 X 12. 
Enfim, é fim de ano, mas as eleições já começaram em Cascavel
Façam suas apostas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário