COOPAVEL ALIMENTOS

7 de junho de 2011

CASA CIVIL - CAI PALOCCI E ASSUME GLEISI HOFFMANN



Pressionado a deixar o cargo desde que uma reportagem revelou aumento de 20 vezes em seu patrimônio entre 2006 e 2010, o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, pediu demissão nesta terça-feira (07). Ele entregou a tarde uma carta à presidenta Dilma Rousseff solicitando o seu afastamento do governo.
Em nota, o Palácio do Planalto confirmou que a demissão de Palocci foi aceita pela presidente Dilma, e que ela convidou a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) para assumir a Casa Civil.
DENUNCIA
Segundo reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo em 15 de maio, o patrimônio de Palocci cresceu pelo menos 20 vezes enquanto ele exerceu mandato de deputado federal, entre 2006 e 2010, passando de R$ 375 mil para cerca de R$ 7,5 milhões. Os ganhos, diz Palocci, foram auferidos por sua empresa, a Projeto, por meio de consultorias na área econômica.
A oposição e alguns políticos aliados do governo, exigiam a saída de Palocci e defendem a abertura de investigação para apurar se a evolução do patrimônio do petista configura enriquecimento ilícito.
Eles acusam o ministro de ter praticado tráfico de influência, valendo-se de sua capacidade de articulação dentro do governo, para favorecer seus clientes, o que explicaria os altos rendimentos da Projeto.
MAIS UM MINISTRO PARANAENSE

A nova ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann é uma espécie de aliadas de todas as horas do governo. Além da liderança política de destaque que ocupa no Paraná, também alia  experiência política e gestão administrativa.
Gleisi tem 45 anos e larga experiência política, adquirida nas duas campanhas eleitorais, e reúne características técnicas, reforçadas durante o comando da diretoria de Finanças da Itaipu Binacional. Ex-presidente do PT no Paraná, Gleisi perdeu a eleição para o tucano Beto Richa à prefeitura de Curitiba em 2008, mas conseguiu se eleger ao Senado nas eleições do ano passado e contou com o apoio ostensivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da então candidata Dilma Rousseff.
É mulher do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a paranaense forma com o marido uma espécie de 'dupla dinâmica' de aliados de primeira hora do Palácio do Planalto.

FONTES – MSN – BBC - FOLHA

2 comentários:

  1. E os tombos no governo Dilma comecaram... quem será o próximo?? E parabéns para a Gleisi, um dedinho paranaense na presidencia....

    ResponderExcluir
  2. Também só tenho a desejar os parabéns à Gleisi.
    Ela merece. Já desempenhou bons trabalhos em outras frentes, e agora com certeza pode desenvolver bons trabalhos à frente da Casa Civil.

    Sucesso pra ela.

    ResponderExcluir