COOPAVEL ALIMENTOS

22 de janeiro de 2011

DESTRO PODE VIRAR DEPUTADO

O empresário e primeiro suplente de deputado federal, João Destro, pode acabar deputado apesar da votação obtida nas urnas em outubro passado. Destro conquistou pouco mais de 28 mil votos, dos quais não mais que 6 mil votos destes em Cascavel. Pelo tamanho do nome e do que representa como empresário, responsável por mais de 6 mil empregos diretos, o desempenho nas urnas ficou aquém do esperado. Muito provavelmente por conta da inexperiência política e alguns erros de estratégia na escolha de sua coordenação de campanha.
Mesmo assim, Destro tem boas chances de ficar com a cadeira do deputado Cesar Silvestre (PPS), que depois que assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do governo Beto Richa. Segundo a tradição, quem deveria ocupar a vaga seria o primeiro suplente da coligação, composta por PPS, PSDB, DEM, e PTB. Neste caso a vaga ficaria com Luiz Nishimori (PSDB).

JURISPRUDÊNCIA
No entanto, em dezembro passado, o Supremo Tribunal Federal, por cinco votos a três, mandou a Câmara Federal empossar o primeiro suplente do partido e não da coligação no do ex-deputado Natan Donadon (PMDB-RO), que renunciou ao mandato.
João Destro confirmou durante entrevista ao programa Bate Rebate (Catve/canal 21) que vai brigar na Justiça pela vaga e já nomeou o advogado Luiz Fernando Pereira (Pereirinha) – filho do ex-governador Mário Pereira – para ingressar com um mandato de segurança preventivo, na próxima terça-feira, para garantir que seja empossado na vaga deixada por Silvestre.

CADEIRAS
Por conta das nomeações do Governador Beto Richa, outras ações podem acontecer no STF para garantir que as vagas abertas fiquem com os partidos e não com a coligação. O suplente Luiz Carlos Setim (DEM), que fica com a vaga do deputado federal eleito Luiz Carlos Hauly (PSDB), que foi nomeado secretário estadual da Fazenda, enquanto Luiz Nishimori (PSDB) ficaria com a cadeira de Cezar Silvestri (PPS), que assumiu a pasta do Desenvolvimento Urbano do Paraná. Se o TSE mantiver a mesma decisão adotada para o caso de Rondonia, as coisas se invertem e quem assume a vaga de Silvestre
é João Destro (PPS) e quem fica com a vaga de Hauly é Luiz Luiz Nishimori (PSDB).  

ASSEMBLÉIA

Na Assembléia Legislativa, outras duas cadeiras entram na mesma dança e podem acabar decididas na justiça. Luiz Claudio Romanelli (PMDB), que assumiu a Secretaria Estadual do Trabalho, deixaria a vaga de deputado estadual para Elton Welter (PT) na coligação PMDB, PT, PDT. Da mesma forma, a cadeira conquistada nas urnas pelo secretário-chefe da Casa Civil do Paraná, Durval Amaral (DEM), seria de Duílio Genari (PP). Mantida a decisão de Rondonia do Supremo de que a vaga é do partido, a cadeira de Romanelli ficaria com Gilberto Martin (PMDB), enquanto a de Durval passaria para as mãos de Sabino Picolo (DEM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário