COOPAVEL ALIMENTOS

21 de setembro de 2009

TIRANDO A MÁSCARA

Tire sua máscara ou escolha a sua

O BLOG deu um tempo na divulgação de informações sobre a propagação e mortes provocadas pelo vírus da gripes suína (A-H1N1), para acalmar o clima de alarde geral e sensacionalismo que imperou por conta da falta de informações oficiais confiáveis e também porque a grande onda da gripe, mais forte de 3 de agosto á 2 de setembro e com pico mais elevado de 3 de agosto á 15 de agosto, parece realmente ter diminuído de intensidade.

CONCLUSÃO

Mas de tudo que se disse e as autoridades ‘desdisseram’, a verdade é que houveram exageros de ambas as partes. De um lado a imprensa divulgando que as mortes passavam de 20 (alguns especulando de que chegou a 50) e a Regional de Saúde e a Secretaria de Saúde ‘negando’ através da estratégia do represamento na divulgação de dados oficiais e o descarte, sem exames de muitos casos. Desta forma, os números podem ser maiores do que os oficiais, mas o que importa é que ficou demonstrado que as ações adotadas pelo comitê da gripe foram positivas e contribuíram para o enfrentamento do surto. Desta forma, fica demonstrada que a atitude do Secretario de Estado, Gilberto Berguio Martin assim como seu subalterno, Marcos Tomazetto (Chefe da 10ª Regional de Saúde) merecem a repulsa da sociedade local, por tudo que disseram, especialmente as declarações de Martin contra a cidade de Cascavel em rede nacional…

A GRIPE SUÍNA EM NÚMEROS

Segundo os dados mais atualizados que o Blog teve acesso, a gripe suína já matou ao menos 3.486 pessoas em todo o mundo desde seu surgimento em março-abril passado. A informação é da OMS (Organização Mundial da Saúde), na última quinta-feira (17) com dados totalizados com data de 16 de setembro. Isto representa um aumento de 281 mortes em relação ao saldo anterior, publicado há uma semana pela OMS.
No total, a OMS recebeu comunicado de 296.471 casos confirmados por testes (277.607 semana passada), mas este dado é muito inferior ao real, pois os países mais atingidos não fazem análises sistemáticas, disse uma porta-voz da OMS Fadela Chaib.

GRIPE SUÍNA NO PARANÁ


CIDADE/ Nº de MORTES
Paranaguá, 4
Curitiba/RM, 78
Ponta Grossa, 6
Irati,3
Guarapuava, 4
União da Vitória, 2
Pato Branco, 9
Francisco Beltrão, 6
Foz do Iguaçu, 18
Cascavel, 20
Campo Mourão, 9
Umuarama, 4
Cianorte, 8
Paranavaí, 4
Maringá, 17
Apucarana, 4
Londrina, 11
Cornélio Procópio, 2
Jacarezinho, 11
Toledo, 12
Telêmaco Borba, 2
Ivaiporã, 2

Total 236

CONTRADIÇÃO

Já o boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Cascavel apresenta uma incoerência importante, relativo ao número de mortes, se comparado ao boletim oficial da Secretaria de Estado. Lá a cidade já aparece com 20 mortes confirmadas, contra 17 registradas no boletim local e mais 3 casos de óbitos ainda considerados como suspeitos. Segundo o Boletim municipal, até agora foram confirmados 17 óbitos e 431 casos de gripe. Outras três mortes estão sob suspeita e mais 2.752 casos aguardam confirmação dos exames laboratoriais. Só na sexta-feira foram realizados 37 atendimentos, com 7 casos notificados e nos hospitais são 33 internamentos dos quais 3 em estado grave.


A GRIPE A

Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, no último dia 17 (quinta), o Paraná tem a maior taxa nacional de mortalidade pelo vírus H1N1, com 2,08% para 100 mil habitantes. Só isto já justificava todo o alarde inicial, demonstrando que o Estado registrou a incidência foi mais severa da doença. Cascavel nesta escala ficou com 8,5% de todas as mortes registradas no Paraná (236).

NO BRASIL
No mundo o Brasil já é o país com maior número de mortes, com 899 casos. No Brasil, São Paulo lidera com 327 mortes, seguido pelo Paraná (236), Rio Grande do Sul (148), Rio de Janeiro (84), Santa Catarina (48), Minas Gerais (24), Goiás (20), Mato Grosso do Sul (7) e todos os demais estados com 19 casos e não mais do que duas mortes por estado
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário