COOPAVEL ALIMENTOS

21 de maio de 2009

A MÁSCARA

ANONIMOS
Blog é algo fantástico! Um novo meio de comunicação e entretenimento que confesso, demorei à aderir. Como trabalho na imprensa há quase 30 anos, só agora comecei a vislumbrar novas tecnologias de comunicação. No inicio preferia minha coluna de mais de 10 anos, no meio impresso. Foi preciso coragem para mudar para a rede mundial de computadores. Mas depois de concluir a minha formação acadêmica na Univel, tomei coragem para trilhar novos caminhos. Era preciso inovar. Os velhos jornais de papel, dizem os estudiosos, um dia irão acabar. Defendem, que é ecologicamente incorreto e inviável. Papel, tinta, chapa. Tudo isto polui e representa milhares de árvores derrubadas anualmente. Mas independente desta discussão visionária de acaba ou não acaba, o que não pode acabar é a moral e a ética profissional. Independente do meio de comunicação em que se esteja, moral e ética é fundamental. Ser jornalista é um dom. É uma arte. É um compromisso com a sociedade. Não é coisa para qualquer um.

BAIXO NIVEL
Nos blogs, o que estamos observando é uma interação muito curiosa entre jornalistas, profissionais liberais, escritores e outros tantos que assumem suas posições e opiniões. Agora o que não dá mais para aceitar é a proliferação de “Blogs Mandrakes”, sem nome, endereço ou CPF. Que manda recadinhos e literalmente (desculpem a expressão) postam “dejetos” na rede. Por isto, já exclui da minha lista o Blogs o “Ponto a Mais” que segundo fontes, é do Miguel Dias, que jura que não é mais dono dele. No entanto, o seu texto, o jeito, a verve é inconfundível. Não assina, porque é Assessor de Imprensa do Prefeito e ai ficaria esquisito puxar o saco e ao mesmo tempo massagear o ego do patrão. Se não assina o que pensa, não merece ser ouvido, lido, ou acessado.

INTERESSES INCONFESSÁVEIS
Anônimos em blogs, não dá!
As autoridades deveriam inclusive processar esta gente. É muito fácil quebrar o IP e descobri de onde postam seus recados, calúnias e difamações. É fácil! Em empresas onde há servidor, o registro é automático. Deveriam ser desmascarados e devidamente cobrados por suas injurias diárias e sem nenhum fundamento. Por isto também estou retirando outro Blog, chamado “Política Cascavel”, que não tem endereço, nome ou CPF, (embora eu até saiba de onde vem o veneno). Não dá para esconder a forma de escrever chula e sem propósito sério! O que deixa transparecer é apenas o propósito de 'achacar" e achincalhar pessoas. Critica é critica. Toda a critica bem elaborada é construtiva. Tem a finalidade de melhorar a sociedade. O que não pode haver é calúnia com o intuito de prevalecer-se de pessoas, empresas e figuras publicas para delas tirar proveito próprio.


JUSTIÇA SEJA FEITA
Estou excluindo o Blog “Política Cascavel”, que não faz jus ao nome que adota. Nem sabe analisar com isenção os fatos políticos da cidade. Mais parece querer aproveita-se e pegar carona na opinião alheia para atingir seus intentos inconfessáveis. Hoje, lançou veneno contra o presidente do PMN, Chico Menin, a quem chamou de “Chico Mentira” e disse que este, “depois de trair meio mundo em Santa Tereza, veio dar golpe em Cascavel e quer vender gato por lebre”. Eu não tenho procuração, nem porque em defender o Menin. Mas me preocupa quando se diz mentiras sobre ser "uma mentira". Ele fez jus ao conquistar 25.515 votos do nada e acabou a eleição em terceiro lugar. Isto é fato. E realizou isto contra tudo e todos, com a pressão dos poderosos como deputado Alfredo Kaefer que o mandou "esperar no alambrado e chamou de forasteiro". Ou contra o próprio deputado federal Fernando Giaboco, do PR que chegou a ameaçar cassar a canditura. Perdeu valiosos minutos na propaganda eleitoral para explicar os motivos de sua suposta traição, apenas porque pediu voto para velhos companheiros de guerra em Santa Tereza e foi fiel. Se traiu ou enganou meio mundo em Santa Tereza, porque ele foi eleito tantas vezes. Três mandatos (12 anos) não é coisa para se menosprezar. Portanto Menin não é mais uma mentira e sim um fato comprovado.

DE FORASTEIRO A FENÔMENO
Um fenômeno que surge das urnas e tem uma carreira política a percorrer agora em Cascavel e que vai dar muito o que falar. Até onde pode chegar, não tenho bola de cristal para prever. Mas é nome forte para qualquer eleição. A mentira da história do "Chico Mentira" dita pelo ex-vereador Aderbal de Mello (PT) que lamentávelmente não se saiu bem nos debates. Perdeu para o Salazar quando foi acusado de alterar e adulterar leis municipais. Perdeu para o Menin quando quiz falar mal do Projeto "Minha Casa", que é um espetáculo em Santa Tereza. É só ir lá e constatar, vencido no pleito, lançou esta infámia do "Chico Mentira", que na verdade revelou-se que a grande mentira era o Aderbal e a sua candidatura que provou nas urnas ser apenas solidaria e estar a serviço da candidatura do prefeito vencedor Edgar Bueno. Isto são fatos e não mentiras jogadas ao vento. A realidade é que as eleições foram uma grande trama para tirar do ar os dois favoritos, Salazar Barreiros e Chico Menin. A divisão de votos nas eleições demonstrou que, só assim, seria possivel o atual prefeito ter sido eleito com 34% dos votos. Enquanto isto, a população se divida entre Salazar, Menin, Marlise, Lísias, Ivanildo e o criador do Chico Mentira que descobriu que a maior mentira eleitoral era sua própria candidatura com miseros 5 mil votos (Ou seja, só tinha votos para vereador).

DESCONFIE DE QUEM DESCONFIA MUITO
Se Menin está presidente do PMN é porque gente, a quem refuto como inteligentes e respeitáveis, como Jorge Menegathi, Cido da Grid, Soni Lorenzi, Sadi Kisiel, Robertinho Magalhães e o próprio presidente estadual Willy Tagushi, pensam que ele não é “nenhuma mentira” e sim ele “é o cara” da vez para estas eleições que se aproximam. Digo a este ex-parceiro de blog, ditado antigo e popular; “quem não confia não é confiável”. E quando desconfia, sem motivo é pior ainda, acaba se transformando na própria ‘mentira’ e daí não merece crédito algum. Este é o fim de quem se envereda neste caminho “inconfessável” de levar vantagem em tudo. E quem tudo quer, nada tem ou, acaba ficando sem”.

* A foto ilustrativa, onde aparece o Menin dando entrevista, é aquela que a imprensa não mostrou para favorecer certos candidatos e que ao fundo aparecem uma das moradias que construiu.

2 comentários:

  1. Caro Maleski:
    O ideal seria que as pessoas, por educação ou formação, somente falassem de outras para falar de voas realizações ou elogiar. Entretanto,muitas vezes, somos criticados gratuitamente por tomarmos iniciativas, contrariarmos interesses ou sugerirmos alternativas mais auspiciosas. A grandeza está em sempre somar.

    ResponderExcluir
  2. Caro Lemainski:
    Tem razão. A critica bem construida e fundamentada nunca fez mal a ninguém. Ninguém é dono da verdade ou infalivel. Por isto, por eu respeito qualquer tipo de critica bem fundada. Possso, até discordar. Posso até me irritar com ela. Mas nunca tiro o direito do outro de criticar. O que não aceito e não dou crédito é para quem critica sem assinar. Estes jogam no time dos covardes. Por isto minha indignação. Embora a critica não seja dirigida a mim, é bom a gente começar uma limpeza para distuinguir o que é "blog sério" e o que é "blog mandrake". Hoje, calunia um. Amanhã é outro e quem sabe depois da manhã não é você ou outro cidadão correto.
    Grande abraço e opine sempre. Para mim, seus comentários são valiosos.

    ResponderExcluir